Aula Magna foca direito canônico e teologia a serviço do povo

Um aprendizado a serviço do povo de Deus e o entendimento da pastoralidade do direito canônico. Esses temas nortearam a Aula Magna de abertura do ano letivo da Escola Diocesana de Teologia realizada na noite de terça-feira (11/02), no Auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo, no Centro do município andreense.

O encontro aberto ao público reuniu 80 pessoas, entre alunos da Escola Diocesana de Teologia e da Escola Diaconal, membros de pastorais, padres, diáconos, leigos e leigas, que após a oração inicial e boas-vindas do diretor da Escola Diocesana de Teologia, Pe. Paulo Afonso, assistiram a exposição do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que usou como referência o artigo ‘Conselhos a Um Jovem Teólogo’ do frei Clodovis Boff, como parte integrante da Revista Perspectiva Teológica (edição nº83, janeiro a abril de 1999), em que enumera dez pontos essenciais para cursar teologia com proveito e alegria:

1-    Antes de falar com Deus, ponha-se de joelhos e fale com Deus

2-    Nunca perca de vista o tema central da teologia: o mistério de Deus

3-    Seja a Sagrada Escritura o principal texto de referência de sua teologia

4-    Sua teologia deve permanecer vitalmente ligada à Comunidade de Fé:  Igreja

5-    Mantenha sempre viva a consciência da pobreza da linguagem humana frente ao mistério

6-    Tenha paixão pelo conhecimento de Deus e das coisas de Deus

7-    Faça uma teologia que esteja a serviço do povo de Deus

8-    Que sua teologia leve sempre em conta a realidade do povo

9-    Não esqueça de desdobrar a dimensão sócio-libertadora da fé

10   – Faça teologia com o ouvido aberto ao pobre

Com a experiência de 25 anos como professor de teologia, nas matérias de Introdução a Teologia, Mariologia e Eclesiologia, o bispo diocesano elogiou o esforço de todos na organização da escola, citou desafios diante de uma sociedade onde o secularismo – cultura do Deus é possível, mas não necessário (conforme diz o Documento de Aparecida – 2007) – avança gradativamente e recordou as principais prioridades do Sínodo Diocesano, a Acolhida e Missão, como inspirações para um bom aprendizado de teologia.

“Mas a formação ajuda a acolher e ser missionário, também. A acolhida através do estudo da teologia, do mistério de Deus que nos pediu para amá-lo de todo o coração, sentimento, mas com todo o seu entendimento. Tem que amá-lo também, não apenas com o sentimento, mas com o conhecimento, com a razão, um dom que Deus no deus. A teologia é a razão iluminada pela fé e a fé iluminada pela razão”, explica Dom Pedro.

Pastoralidade do Direito

Em seguida, o vigário judicial e presidente do Tribunal Eclesiástico da Diocese de Santo André, Pe. Jean Rafael Eugênio Barros, apresentou a palestra “Pastoralidade do Direito Canônico e Teologia”, em que numa linguagem didática e com exemplos práticos, procurou humanizar o relacionamento entre o povo e a Igreja, em relação aos direitos e deveres.

Para compreender melhor esse ponto, a pastoralidade do direito canônico prevê uma ação libertadora, e não opressora, acompanhada de palavras-chaves como eclesiologia, justiça, humanidade, vivência evangélica, pastoralidade e santidade, cuja lei suprema da Igreja é a salvação de almas.

“As dimensões pastoral e judiciária devem caminhar juntas. O direito é uma conjuntura que gera uma unidade para bem vivência de todos nós, compreendendo uma igreja organizada para estrutura de gerarmos na pastoral, o modo humano de ser, o modo cristão de viver e o modo ativo de dar o testemunho do próprio Cristo”, afirma Pe. Jean.

Avaliações

Participante da Paróquia São José Operário, em Santo André, o casal Paulo Batistin Marchesi, 47 anos, e Maria Selma Rodrigues Costa Batistin Marchesi, 52 anos, cursa o 2º ano na Escola Diocesana de Teologia e aprovaram o conteúdo apresentado na aula inaugural com duas horas de duração.

“A palestra com o Pe. Jean foi muito boa. Uma oportunidade de aprender um pouco mais, junto com a minha esposa Selma. Somos coordenadores da Pastoral Familiar na paróquia, então é um assunto importantíssimo para nós. Saber que o direito liberta, e não aprisiona. Temos na vida da comunidade, a disposição desta ferramenta que dentro da palavra podemos tirar conclusões do direito canônico para os casais”, avalia o metalúrgico.

“Fiquei feliz com a presença de Dom Pedro e o apoio que ele dá para esse curso. Gostaria de ressaltar a respeito da teologia a serviço. Temos que ter essa consciência, que possamos oferecer algo para outras pessoas, de adquirir essa responsabilidade nas pastorais e dividir um pouco do que aprendemos com muita humildade”, complementa a profissional da área de marketing.

As aulas da Escola Diocesana de Teologia são ministradas de terça a quinta, no horário das 19h20 às 22h20. O curso tem duração de três anos.

Mais informações

As inscrições prosseguem até a segunda quinzena de fevereiro. Para estudar na Escola Diocesana de Teologia, basta ligar no telefone: (11) 4469-2077, ramal 246 ou enviar e-mail escoladeteologia@diocesesa.org.br . Horário de atendimento, de segunda a sexta, das 14h30 às 19h. Ou ainda pessoalmente no Edifício Santo André Apóstolo, na Praça do Carmo, 36, no Centro de Santo André.

Os interessados devem separar os seguintes documentos: Certificado de conclusão do ensino médio; Carta de indicação do pároco de sua paróquia; Certidão de casamento ou nascimento; RG, CPF e comprovante de endereço. Após a matrícula, os candidatos deverão levar os documentos e a redação no dia da entrevista.

É uma boa oportunidade para aqueles que visam o aprofundamento nos estudos sobre a história da Igreja, da Bíblia e da vida de Cristo. Vale lembrar que a formatura da primeira turma de 23 alunos de Teologia ocorreu em dezembro de 2019.