Em mais uma ação da Pastoral Vocacional e do SAV (Serviço de Animação Vocacional), em parceria com a Comissão Diocesana de Liturgia, os subsídios da Hora Santa Vocacional estão disponíveis no site da Diocese de Santo André e no ABC Litúrgico, como forma de intensificar as iniciativas em prol do Ano Vocacional Diocesano durante o ano de 2020.
Objetivo
O objetivo é mobilizar as pastorais, movimentos e fiéis das 106 paróquias e 257 comunidades e capelas a rezarem durante uma hora pelas vocações, principalmente para despertar os jovens para o caminho do sacerdócio, mas também para a missão dos religiosos e religiosas, dos leigos e das leigas no serviço à Igreja e à sociedade. O roteiro pode ser utilizado em adorações ao Santíssimo Sacramento, dentro dos encontros mensais de pastorais nas paróquias, bem como nos grupos de rua, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Mães e Madrinhas Orantes pelos Sacerdotes, entre outros, como uma iniciativa permanente para conscientizar fiéis e paroquianos sobre a importância de uma cultura vocacional em nossa diocese.
Participação
Cada subsídio deve ser utilizado durante o período de um mês. Com a temática vocacional baseada no pensamento do Papa Francisco: “A alegria do amor que se vive nas famílias é também o júbilo da Igreja”, a Hora Santa de fevereiro já está disponibilizada para orações e pode ser realizada até o 3º domingo de março (dia 15), quando um novo subsídio chega para a continuidade do rito oracional até o 3º domingo de abril, e assim por diante, até o fim do ano. Os subsídios mensais ficarão à disposição no site até o mês de novembro, a fim de que os grupos imprimam e se organizem da melhor forma para promover os momentos de reflexão e meditação nas paróquias, capelas, casas e outros locais. O desenvolvimento do subsídio fica a cargo do SAV e a diagramação sob responsabilidade da equipe de liturgia.
Sobre o Ano Vocacional
O tema do Ano Vocacional é “Acolho o teu Chamado”, em sintonia com o Sínodo Diocesano, cujas urgências e as diretrizes falam sobre a questão da Acolhida e da Missão. De acordo com o assessor diocesano da Pastoral Vocacional, Pe. Everton Gonçalves Costa, para que haja missionários “nós precisamos corresponder, então, ao nosso chamado de Deus, a nossa vocação. Por isso na primeira pessoa do singular, acolho o teu chamado”, explica. “Que cada um de nós possa aprender a acolher o nosso chamado, acolher a nossa vocação, colocando assim os nossos dons a serviço da missão para que o Reino de Deus possa crescer sempre mais.”
Acesse aqui o ABC Litúrgico Vocacional e aguarde novidades!