Diocese de Santo André

Paróquia Nossa Senhora das Graças celebra Jubileu de Safira

A Paróquia Nossa Senhora das Graças celebra o Jubileu os 65 anos de fundação nesta quinta-feira (05/03). É uma das primeiras comunidades elevadas à paróquia após a criação da Diocese de Santo André. Para festejar a data, missa solene será realizada às 19h30, no matriz que fica localizado na Rua Guerra Junqueiro, 201, na Vila Humaitá, em Santo André.
O atual pároco é o Pe. José Aparecido Cassiano, também reitor do Seminário de Teologia.
Aos finais de semana, as missas são realizadas aos sábados, às 16h, e aos domingos, às 7h, 10h e 18h. Mais informações na secretaria paroquial: 4458-4946.

Confira um breve relato sobre a história da Paróquia Nossa Senhora das Graças:
A história da comunidade começa no ano de 1948, quando formou-se um grupo para a oração do terço na Rua Zaira, Vila Guarani, iniciativa do senhor Sebastião Dionísio da Silva. Mais tarde, os encontros passaram a acontecer na casa de José Cardoso, na Rua Marquês de Alegrete, 234, na Vila Humaitá. O grupo começou a crescer e nesse local começaram a ser desenvolvidas atividades pastorais, de catequese e de evangelização. Diante do crescimento da jovem comunidade, surgiu a necessidade de um espaço maior. Assim, em 1952 teve início a construção do atual templo em terreno de 400m², doação dos loteadores da Vila Humaitá, e as atividades que aconteciam numa pequena capela improvisada no quintal da Família Cardoso passaram, enfim, a ter um espaço definitivo. A primeira missa foi celebrada pelo padre Hugo Fentz, que iniciou as obras de construção do templo. Porém, as obras só seriam finalizadas em 1954, com a cobertura do templo pelo padre Horácio. Diante da criação da Diocese de Santo André em 1954, a comunidade foi uma das primeiras a ser elevada a paróquia, em 5 de março de 1955, tendo o padre Germano Wolf como primeiro pároco. Homem de idade avançada, aposentou-se em novembro daquele mesmo ano, sendo o padre Valdomiro Pires Martins o vigário substituto desde então. Após um período sem um administrador paroquial, Dom Jorge Marcos de Oliveira nomeou um novo vigário ecônomo, padre Victorino Picón, em 2 de fevereiro de 1956. Durante as décadas seguintes passaram pelos locais os padres Hildebrando Rodrigues de Oliveira, Hermenegildo Biscaro, Carlos Tosar, FC, Luiz Paganini até a década de 1980,  quando teve início a comunidade São Francisco de Assis, em 1981, motivada pelas pastorais sociais, Comunidades Eclesiais de Base, Catequese de Crianças, e pela população das vilas Guarani e Homero Thon.
Também colaboraram como párocos e vigários paroquiais, os padres Décio Dias Mirândola, Walfrides José Praxedes, Marival Domingos Pansarello, Angel Arroyo Gomez, Jesus Carlos Delgado Garcia e Antônio Guimarães do Couto Filho, que já atuavam na comunidade com as pastorais e movimentos sendo cada vez mais consolidadas, sempre progredindo na renovação e evangelização. No ano de 2004, padre Vanderlei Nunes assume como pároco. Em 2006, chega o vigário paroquial, padre João Ruiz Asahi. Em 2009, padre Odair Gonçalves Bezerra é nomeado vigário paroquial. Já em 2014, padre Felipe Cosme Damião Sobrinho assume como administrador paroquial. Em 2018, padre Wanderson Cintra Silva assume como pároco. Desde maio de 2019, Pe. José Aparecido Cassiano está à frente da Paróquia Nossa Senhora da Graças.

 Fonte: arquivo da Paróquia Nossa Senhora da Graças

Compartilhe:

Dom Pedro recebe vereadores para apresentação da Frente Parlamentar Católica

Padre Gonise assume a missão de pastorear o Povo de Deus no Jardim Zaíra

Pastores segundo o Coração de Cristo: clero diocesano se reúne em manhã de oração pela santificação

VANTAGENS DE CRER

Paróquia Nossa Senhora do Paraíso celebra 60 anos com fé, memória e gratidão

Carta Pastoral: uma carta escrita com coração de pai e pastor

Corpus Christi 2025: a Eucaristia toma as ruas, os corações e os gestos de amor ao próximo

Solenidade de Corpus Christi | Homilia

nomeacoes

Decretos e provisões – 18/06/2025

“Para amar, acolher e perdoar”: Pe. Joãozinho assume nova missão