Pastoral Carcerária atua na conversão de corações e mentes

Com um trabalho incansável, muitas vezes em silêncio, mas de um exemplo de dedicação em prol daqueles que necessitam conhecer Jesus Cristo e restaurar vidas, a Pastoral Carcerária da Diocese de Santo André atua há mais de quatro décadas na conversão de corações e mentes, sendo a presença de Cristo e de sua Igreja no mundo dos cárceres, caracterizado muitas vezes pela superlotação, condições insalubres e desumanas de convivência. Essa iniciativa desenvolve todos os trabalhos que essa presença em Cristo vem exigir, incentiva outros setores da comunidade de fé e da sociedade civil para o encaminhamento adequado da questão prisional.
A sua ação visa tornar presente, hoje, a prática de Jesus junto aos excluídos, pautada pelos valores evangélicos de fraternidade; defesa e promoção da vida de todos; misericórdia; solidariedade; justiça e a construção do Reino.

Primeira reunião do ano

E na tarde de terça-feira (03/03), o grupo realizou a primeira reunião de 2020 promovendo uma avaliação da caminhada e os desafios para o decorrer do ano. Além do coordenador diocesano, Francisco Nieto Segarro, também estiveram presentes os agentes pastorais Sebastião, Efigênia, Mauricio, Ana Cesário e Terezinha Leal. “O objetivo é promover os valores cristãos aos encarcerados. Um trabalho de catequese e evangelização continuada”, sintetiza Francisco, que atua desde 2011 na Pastoral Carcerária, sobre a iniciativa que consiste nas visitas aos Centros de Detenção Provisória de Santo André, São Bernardo, Mauá e Diadema e também para as famílias dos presos, principalmente aquelas que necessitam de acompanhamento espiritual e psicológico. Missas e confissões são realizadas com os padres.

Como participar

Diante dos muitos desafios para a realização dessa missão, venha conhecer o trabalho da Pastoral da Carcerária! Agentes de outras pastorais, movimentos, grupos, padres, seminaristas, diáconos, leigos e leigas e representantes de entidades da sociedade civil acima de 18 anos são convidados a comparecer aos encontros que são realizados na primeira terça-feira de cada mês, das 14h30 às 16h. A próxima reunião será realizada no dia 7 de abril.

Um pouco da história

Em entrevista concedida em fevereiro de 2019, Pe. Giuseppe Bortolatto relembrou do trabalho pioneiro na Pastoral da Carcerária, quando esteve à frente da Igreja Matriz andreense (1979 a 1983). “Assumi a missão a pedido do Dom Cláudio Hummes, bispo da Diocese Santo André, de 1975 a 1996, e foi uma experiência fantástica. A cadeia tinha virado a minha segunda casa. Os jovens vinham falar comigo, os vicentinos iam lá, também. Ensinávamos catequese. Foi um período fantástico”, relembra o sacerdote, que foi pároco da Basílica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem, entre 2006 e 2019. Outro polo de atuação foi em São Bernardo, quando o Frei Sebastião Benito Quaglio, à época pároco da Paróquia Santíssima Virgem, organizou a pastoral para visitas nas cadeias a partir da década de 1980. Atualmente pároco da Paróquia Jesus Bom Pastor de Mauá, Pe. João José de Souza, também atuou por mais de uma década na pastoral, celebrando missas e confissões nos CDPs. Também atuaram como assessores diocesanos, os padres Antônio Borges Mesquita, Joaquim de Souza e Leandro Alves de Figueredo.

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos

Semana Diocesana de Formação 2024 abordará o tema do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”

Sexta edição do Festival Vocacional bate recorde de público