Fé em tempos de Covid-19: experiências reais para superar desafios

União, fé e criatividade. Essas três palavras têm se tornado essenciais para padres e fiéis seguirem juntos na evangelização, levando a Boa Nova ao povo e superando os obstáculos do distanciamento social imposto pelo avanço da pandemia do Covid-19, em solo brasileiro.

Santíssimo presente

Pároco da Paróquia São Vicente de Paulo, em Mauá, Pe. William Mariotto Torres, une a experiência virtual com a realidade para manter a chama acesa da esperança em cada família. Uma dessas ações acontece aos domingos na peregrinação em carro aberto com o Santíssimo Sacramento por diversas ruas do bairro.

“É um evento muito positivo em que as pessoas ficam muito agradecidas. Não podem vir a igreja fisicamente, mas de seus lares possam adorar e contemplar o Santíssimo Sacramento”, constata o sacerdote, ao relembrar que Jesus fica exposto ao longo do dia para quem quiser acessar a internet e fazer o seu momento de adoração. As transmissões pelo YouTube e redes sociais da paróquia ocorrem durante três períodos: a Liturgia das Horas na parte da manhã, a Oração das Laudes; a Santa Missa, com a Oração das Vésperas, seguido do Terço, no período da tarde; e a Oração das Completas realizada na parte da noite.

Mudança de hábito

Em Ribeirão Pires, a ajudante geral Patricia Aparecida de Morais Santos, ao lado do filho Enzo, constata que o período de quarentena tem sido eficaz para fortalecer o compromisso com Deus.

“Não tinha o hábito de rezar o terço em casa. E agora com esse isolamento, eu e minha família passamos a rezar todos os dias. Além disso acompanhamos a missa, também. Está sendo uma benção para nós”, avalia.

As transmissões acontecem pelo YouTube e Facebook da Paróquia Santa Luzia acontecem todos os dias, a partir das 15h, com o Santo Terço, e no horário das 18h, com a Santa Missa.

Rosto da Igreja

A Paróquia Santa Rita de Cássia, em Diadema, por meio do pároco Leandro Alves Figueredo, encabeçou um belo projeto de murais com fotos dos fiéis e familiares nos bancos da igreja. “Essa foi uma iniciativa grandiosa porque fez com que o povo continuasse a estar e se sentir presente na igreja. Fez com que percebessem que não foram esquecidos e com que todos permanecessem unidos”, avalia o seminarista Flávio Ramos de Lima, que realiza estágio pastoral nessa paróquia, sobre a iniciativa que ocorre em templos católicos da Diocese de Santo André e em várias cidades do Brasil. Rezando o Terço da Misericórdia pelo Facebook da paróquia, Flávio relata que neste momento difícil dos paroquianos não poderem comparecer em suas respectivas paróquias, a Igreja se faz presente na vida dos fiéis por meio das redes sociais. “Isso tem contribuído para a famílias que estão em casa, de quarentena. Com esses convites fortalecer a igreja doméstica em oração familiar e, principalmente, levando essa mensagem de amor, fé e esperança aos lares”, complementa.

Comunhão espiritual

Coordenadora regional da Pastoral da Saúde de São Caetano, Maria Murari acompanha as missas transmitidas na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que são presididas pelo Pe. Alexandre Cruz da Silva, as sextas, 19h30, e aos domingos, as 19h30.” Claro que sinto falta de ir à igreja, mas como estamos passando por momento delicado, devido a quarentena do Covid-19, e não podemos ir até a igreja, ela vem até nós, encontrando Jesus e comungando espiritualmente”, afirma a agente pastoral.

Partilha da oração

Na Paróquia São Felipe Apóstolo, em Mauá, o diácono Francisco José Poloni cita os momentos de oração pelas redes sociais como uma experiência gratificante de manter viva a evangelização, a fé e esperança de toda a comunidade. São quatro momentos: Oração da Manhã, Terço da Misericórdia, Terço Mariano e uma Reflexão sobre o Evangelho.

“A partilha com os leigos de nossa comunidade é sinal de que nossa Igreja, mesmo estando com as portas fechadas devido à pandemia, está viva em cada casa. Assim estamos unidos em oração. Deus sabe o que necessitamos, mas quer ouvir de nós a partir de nossas orações”, reflete o diácono, ao recordar a passagem bíblica do povo hebreu quando caminhava pelo deserto, passando por muitas provações e Moisés pedia a Deus para que ouvisse e atendesse aquele momento de dificuldades.

“E Deus sempre os atendia. O povo hebreu venceu as provações. Nos também temos fé e esperança que venceremos”, frisa.

Companhia diária

As redes sociais e o rádio se tornaram companheiros de todas as horas para Paula, que participa do Movimento Diocesano Mães e Madrinhas que Oram pelos Sacerdotes e atua na Paróquia Sagrada Família, em São Bernardo. Atendendo a recomendação para o isolamento social, de casa acompanha toda a programação.

“Acompanho as missas as 19h30 com o Pe. Everton e a Rádio Imaculada Conceição. É uma benção muito grande. Que Deus na sua infinita bondade venha contribuir com seu amor na vida de vocês”, relata a paroquiana, que reza pelos padres e o bispo diocesano Dom Pedro Carlo Cipollini. “Para que não lhes falte força e fé para continuar evangelizando”, comenta.

Compromisso com Jesus

Em Rio Grande da Serra, o gerente de relacionamento Maurício dos Santos reúne a esposa e os dois filhos para participar das celebrações presididas pelo Pe. Rogério Duarte Irmão, na Paróquia São Sebastião. Ele acredita que é uma forma de manter o comprometimento de propagar o Reino de Deus também pelo universo da internet.

“Com as missas conseguimos nos aproximar do Cristo Ressuscitado, tendo a certeza que mesmo distantes, estamos unidos enquanto igreja. Estamos unidos como uma igreja domestica e em saída, ao mesmo tempo”, salienta.