Diocese parabeniza Rio Grande da Serra pelo aniversário de 56 anos

Rio Grande da Serra completa 56 anos da emancipação político-administrativa neste dia 3 de maio de 2020. A caçula, entre as sete cidades do Grande ABC, registra aproximadamente 51 mil habitantes

O município conta com a Igreja Matriz – Paróquia São Sebastião e 14 capelas – comunidades em toda a sua extensão territorial de 36.671 km². Porém, a história recorda que antigo povoado de Rio Grande, situado no planalto da Serra do Mar, começou a se instalar na região, quando da construção do Oratório de Santa Cruz, em 1611, no século XVII. Padroeiro da cidade, São Sebastião é considerado protetor contra a peste, a fome e a guerra. A imagem fica exposta junto à Capela de São Sebastião.

A cidade também apresenta o Roteiro da Memória,cujo objetivo é preservar a memória da município, exibir patrimônios históricos tombados além de promover o turismo. Criado a partir de pesquisa bibliográfica e de campo, e por meio de relatos de antigos moradores, o roteiro começa pela história do Bondinho da Pedreira da década de 1930. Depois, o visitante caminhará até a capela São Sebastião, edificada em 1611, e a Estação Ferroviária, construída em 1867 (a 2ª do estado de São Paulo). Em seguida, o visitante conhecerá a Casa do Artesão e a Casa Castelluci. Através de transporte coletivo segue aos britadores da Pedreira, até sua base histórica, para finalizar a história iniciada no Bondinho.

Por estar localizada num território em 100% em áreas mananciais, respeitando a legislação de estabelecimentos industriais não poluentes, a cidade conta com empresas, indústrias, comércio local e explora o potencial turístico por meio de trilha e festas como Festival Gastronômico e Cultural do Cambuci e Festa de São Sebastião.

No ano passado, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini foi homenageado no Dia do Trabalho, 1º de maio, com o título de cidadão honorário da cidade, durante a sessão solene de comemoração aos 55 anos de emancipação político-administrativa do município do ABC Paulista, ocorrida no Teatro do Complexo Educacional ‘Primeira Dama Zulmira Jardim Teixeira.

A Diocese de Santo André parabeniza Rio Grande da Serra pelos 56 anos de sua emancipação político-administrativa.