Diocese de Santo André

A figura do Bom Pastor

No último domingo, dia 3 de maio, quarto Domingo da Páscoa, a Igreja celebrou o chamado Domingo do Bom Pastor, em virtude do Evangelho proclamado, em que Jesus se designa como o Bom Pastor, aquele que dá a vida pelas suas ovelhas. Porém, essa referência, esse título de Jesus, que é um dos mais antigos pelos quais Ele é conhecido, remonta há muito antes do novo testamento.

É muito conhecido o Salmo 23, no qual o Senhor é comparado como um bom anfitrião que recebe o seu hóspede à mesa com todas as honras e também como um pastor que guia a sua ovelha em meio aos caminhos tenebrosos, em direção às águas repousantes. Também o profeta Ezequiel faz uma alusão a figura do pastoreio, bastante presente na cultura de Israel, inclusive até mesmo no tempo de Jesus – talvez por isso ele se valha dessa linguagem para atingir o coração dos seus contemporâneos -, o profeta Ezequiel outrora falara contra os maus pastores que apascentavam apenas para si, prometendo, em nome do Senhor, que seria enviado um bom pastor para pastorear segundo o coração de Deus.

Nós vemos em Jesus a realização plena dessa imagem, Jesus é o bom pastor:  “εγω ειμι ό ποιμην ó καλος”, se dizem em grego, “Eu sou o bom pastor” (cf. Jo 10, 11). Kalos, em grego, não significa especificamente bom, como aparece frequentemente na nossa tradução bíblica. Kalos está mais próximo de Belo. Acontece que na linguagem filosófica bom, belo, verdadeiro, os transcendentais, eles são características aplicadas a Deus e eles têm uma estreita relação entre si. Faz todo o sentido Jesus se intitular como o Belo pastor, uma vez que a bondade é uma característica muito prática, ao passo que a beleza agrega valor estético aquele adjetivo. Portanto, Jesus é o pastor por excelência, Jesus é o pastor que dispõe da sua vida de uma forma como sequer houve na face da Terra. Ele é reconhecido e adorado como aquele que nos conduz aos prados eternos do céu e da bem aventurança.

Coincidentemente, no Domingo do Bom Pastor, a Igreja celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, o que assume uma relevância particular na nossa diocese, tendo em vista que estamos vivenciando o Ano Vocacional Diocesano. A figura do Bom Pastor também tem tudo a ver com a figura da vocação, especialmente a vocação do pastoreio propriamente dito: os ministérios ordenados, sobretudo o Ministério episcopal e o Ministério sacerdotal, no qual os ministros sagrados são configurados ao Cristo, Bom Pastor, para dar a vida e cuidar das ovelhas que lhes foram confiadas.

Porém, de certo modo, todos os batizados recebem uma responsabilidade da Igreja. Por exemplo, um pai de família recebe a cura, o cuidado dos seus filhos, da sua esposa, e vice-versa, a esposa recebe o cuidado do seu marido, de seus filhos; um professor, dos seus alunos; um profissional, dos seus subordinados, até mesmo das pessoas com quem estabelece relações profissionais, comerciais. Todos nós somos chamados a cuidar; aliás, temos repetido frequentemente, por ocasião da quarentena que estamos vivenciando: é tempo de cuidar.

Que possamos olhar para a figura do Bom Pastor, aquele que desempenha com a máxima diligência a função de pastorear as nossas almas, de cuidá-las, de preservá-las em vista da eternidade para que também nós assumamos esta missão, de, em maior ou menor medida, cuidarmos também da salvação, da evangelização dos nossos irmãos e irmãs.

* Artigo por Pe. Vinicius Ferreira Afonso, Administrador Paroquial da Paróquia Jesus Bom Pastor (Região Santo André – Centro)

Compartilhe:

“Eu vos amo”: Pe. Joel Machado toma posse da São José Operário, em Mauá

Na Catedral do Carmo, Diocese de Santo André encerra o Jubileu da Esperança e acolhe os frutos de um ano de graça

“Que alegria é ser Santa Luzia”: comunidade recebe Pe. Thiago como administrador paroquial

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Natal na Cristo Operário: Pe. Bruno assume a missão de administrador paroquial

Natal do Senhor: Dom Pedro celebra a Missa do Dia e recorda que a Palavra se fez carne

Véspera de Natal na Catedral Diocesana: Noite Santa reúne a Diocese e acolhe o Menino Jesus

Pe. Romário inicia missão no Riacho Grande como administrador paroquial

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini