Diocese de Santo André

Campanha da Mãe Peregrina realiza peregrinação virtual pelo fim da pandemia

Em maio, mês dedicado a Nossa Senhora, para comemorar o Jubileu de Ouro do Santuário de Schoenstatt da Vila Mariana, na capital paulista, a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt realiza desde o dia 11 de maio, uma peregrinação espiritual e virtual ao santuário para recitação do Santo Terço. Missionários, coordenadores e famílias da Diocese de Santo André participam nos dias 16 e 26 de maio. No dia 30, último dia da caminhada online, todas as dioceses e regiões da Arquidiocese de São Paulo, do Regional SP, estarão reunidas num momento de comunhão e oração.

A transmissão ocorrerá sempre às 17h, pelo Facebook do Santuário.  

“A cada dia será colocada a intenção de uma diocese. Então, serão apresentados os nomes de cada diocese e as intenções de todos os missionários, coordenadores e famílias, que são chamados a peregrinar e orar à Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt pelo fim desta pandemia”, explica a coordenadora diocesana da Campanha da Mãe Peregrina, Elma Zoboli.

Orientações às famílias

A ação evangelizadora mais popular do Movimento Apostólico de Schoenstatt, informa que durante a quarentena a imagem da Mãe Rainha não está visitando presencialmente as famílias, mas os missionários a levam virtualmente até as casas no dia correspondente à visita de cada família. “A orientação é para que o missionário envie fotos da imagem da Mãe Peregrina e reze com a família pelas redes sociais. Quando isso não é possível, a missionária telefona e segue acompanhando como as famílias estão convivendo com a pandemia, se há necessidades, alguma ocorrência, sempre orando a Mãe Rainha pela família”, sintetiza Elma.

Célia Barreto é coordenadora do Movimento Mãe Rainha da Paróquia Nossa Senhora das Dores (Vila Palmares – Santo André), que completou 20 anos de atuação no dia 5 de outubro de 2019. “Comecei a receber a Mãe Rainha em minha casa no ano de 2001. Passei a ser zeladora em outubro de 2003, assim que era chamada à época. No dia 24 de outubro de 2014 passei a ser coordenadora”, recorda.

“Servir Nossa Senhora é poder conseguir organizar o movimento no meu bairro para que as pessoas tenham a visita da Mãe Rainha em suas casas. Essa peregrinação virtual será diferente para muitos, pois estaremos unidos com pessoas queridas pelas redes sociais”, atesta.

História na Diocese

A Campanha existe na Diocese de Santo André há pelo menos 35 anos. As imagens partem do Santuário da Vila Mariana e visitam milhares de lares nas 10 Regiões Pastorais, abrindo espaço para que as famílias, muitas vezes afastadas da igreja, sejam evangelizadas pela atuação de Nossa Senhora como Mãe, Educadora e Missionária. Os missionários desempenham uma ação social e evangelizadora junto as suas 30 famílias, com escuta, aconselhamentos, ajuda material, orações, encaminhamento aos sacramentos, novenas, encontros, estudos, celebrações eucarísticas. Acontece todos os dias, se pensarmos que a cada dia uma família recebe em seu lar a visita da Mãe Peregrina. Mas, merece destaque a celebração mensal da Aliança de Amor, em gratidão a todas as graças que jorram do Santuário da Mãe Rainha para as famílias. Usualmente, esta celebração acontece nas missas do dia 18 de todo mês, mas cada paróquia, respeitando a realidade e as necessidades locais, se organiza da maneira mais adequada na matriz e nas capelas, sempre em comunhão com o pároco.

A Campanha da Mãe Peregrina acaba por realizar vários dos itinerários pastorais, mas, pelas visitas mensais a milhares de lares da Diocese, merece destaque o objetivo de: “dinamizar a ação evangelizadora para levar a todos o evangelho de Jesus Cristo” (Itinerário 7 – Visitas Missionárias).

Como participar

As pessoas podem participar, primeiramente, recebendo a visita da Mãe Peregrina em sua casa. Com o tempo, podem assumir outras funções no Movimento. Para receber a visita da Mãe Peregrina, basta pedir ao coordenador da Campanha em sua paróquia. Para saber quem é o coordenador na sua paróquia, entre em contato com Elma e Rodolfo, pelo WhatsApp (11) 99187-8044.

Sobre a missão

O Movimento Mãe Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt tem como missão a evangelização nas famílias, através das visitas das missionárias nos lares, sempre acompanhadas da capelinha com a imagem da Mãe Rainha. Desenvolvem um trabalho a partir da oração, da palavra e da presença de Maria como amparo e apoio para muitas pessoas.

Pe. José Kentenich foi o fundador da Obra Internacional de Schoenstatt, no ano de 1914, na Alemanha. O movimento teve início no Brasil em 1950, quando João Luiz Pozzobon, membro do Movimento Apostólico de Schoenstatt, a partir do Santuário de Tabor, em Santa Maria (RS), recebeu a espiritualidade de Schoenstatt. Na Diocese de Santo André está presente há mais de três décadas. Essa iniciativa existe atualmente em mais de 90 países.

 

Compartilhe:

nomeacoes

Provisões e Decretos

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja

Catedral Diocesana acolhe Missa de Envio dos Dirigentes do Encontro de Casais com Cristo