Pastoral Afro-Brasileira projeta ato ecumênico online e prega solidariedade

Oficialmente, a quarentena prossegue em todo o estado de São Paulo até o dia 31 de maio, em razão da pandemia da Covid-19. Na Diocese de Santo André, algumas pastorais tem se adaptado aos tempos atuais, como transmissões online, mas sobretudo no espírito fraterno e de solidariedade ao próximo.

Solidariedade

A coordenadora diocesana da Pastoral Afro-Brasileira, Terezinha de Jesus, avisa que os agentes pastorais das paróquias das sete cidades do ABC participam de ações de solidariedade vinculadas ao Vicariato Episcopal para a Caridade Social, através das campanhas de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza, itens de higiene e roupas para distribuição nas comunidades carentes. “É um momento de pensarmos no próximo e exercitar o cuidado aos mais carentes”, reitera. Ela avisa que os membros da Pastoral Afro têm conversado por telefone e WhatsApp visando a organização de um ato ecumênico online, em uma data a ser definida entre os meses de junho e julho, no calendário de lives da Diocese de Santo André.

Prevenção

Assessor diocesano da Pastoral Afro, Pe. Edmar Antônio de Jesus, tem procurado compartilhar esse momento com os membros da pastoral, a fim de projetar o retorno gradual das atividades presenciais em breve, seguindo a orientação recomendadas pelas autoridades da área da Saúde, da OMS – Organização Mundial da Saúde -, em sintonia com o decreto da Diocese de Santo André, por meio do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, em vigência desde o dia 20 de março de 2020. “O desafio é superar este isolamento que nos impede no momento daquele encontro presencial para que possamos traçar os objetivos, as metas da Pastoral Afro. Penso que esse é o grande desafio. Não perder o ânimo daquilo que tínhamos programado para esse ano”, avalia.

Mensagem

Por fim, o sacerdote deixa uma esperança de fé e esperança para todos os agentes pastorais e comunidades negras da Diocese de Santo André. “É um momento que exige de nós o exercício da fé e esperança como creio que a maioria de nós nunca tinha exercitado em nossas vidas. Que Deus Pai de amor e de bondade, através dos santos e santas, aquele que em comum tem as suas devoções. No caso das comunidades negras, São Benedito, Santa Bakhita, nossa mãe negra Aparecida. Que todos eles e elas intercedam por nós para não desanimarmos”, enfatiza.

Para mais informações sobre como participar da Pastoral Afro-Brasileira envie mensagens de WhatsApp para 99187-0277 (coordenadora diocesana Terezinha de Jesus) ou para o e-mail: pastoralafrobrasileira@diocesesa.org.br .