“A imensa maioria do povo de Deus é constituída por leigos.” (EG 102)

Creio que a vocação pastoral nasce do encontro pessoal que fazemos com Deus, da experiência, do experimentar o amor de Deus e a sua misericórdia.
Atentei-me primeiro ao chamado à vocação familiar, na qual sou muito feliz. Eu não tinha uma vivência de Igreja, de comunidade, mas quando eu ia à missa, de vez em quando, achava tudo muito lindo, torcia para que alguém me convidasse para “ler” uma das
leituras, não sabia como era organizado e preparado.
Foi a partir do desejo de buscar o Sacramento da Reconciliação, mesmo ainda não tendo feito catequese, que pude dedicar parte do meu tempo aos trabalhos pastorais. Nessa confissão que fiz, fui tão bem acolhida pelo sacerdote que senti profundamente
o amor de Deus.

Ali eu fiz o meu encontro pessoal com Jesus Cristo. Este sacerdote, que veio a ser o meu pároco, me encaminhou à catequese de adultos. Depois disso, nunca mais me afastei da comunidade: fui convidada para ser leitora, catequista, ministra da Comunhão e da Palavra, Pascom, SAV-PV.

Sempre servi com muito amor, dedicação e responsabilidade. Nós, leigos, temos um compromisso com a Igreja de Jesus ao assumirmos o nosso batismo, com nossas fraquezas e limitações. Assumimos, também, uma grande missão: evangelizar, anunciar Jesus Cristo através de nossos trabalhos pastorais, especialmente os que lidam mais diretamente com as famílias carentes, os pobres e excluídos.
“Evangelizadores com espírito quer dizer evangelizadores que se abrem sem medo à ação do Espírito Santo” (EG 259). Toda ação pastoral deve ser conduzida pelo Espírito Santo! É ele quem nos guia, nos mostra o caminho a seguir, nos ajuda a discernir em qual pastoral podemos melhor servir.
Posso dizer com toda a certeza, apesar das dificuldades, perseguições e medos, que sou muito mais feliz depois que ouvi e atendi o chamado do Senhor, e muito grata pela vocação pastoral que Ele me concedeu.

Risocleide Matos
(Paróquia Senhor Bom Jesus – Diadema / Coord. da Comissão Diocesana de Liturgia / Membro da equipe de redação do ABC Litúrgico)