Diocese de Santo André

Participação expressiva e palestras produtivas marcam Semana de Liturgia

Com média diária de mais de 500 pessoas simultaneamente e palestras com conteúdo de qualidade norteadas pelos ritos das celebrações, a Semana Diocesana de Liturgia 2020 aconteceu entre os dias 13 e 17 de julho, alcançando grande êxito, ao ser transmitida pela primeira vez nas mídias sociais da Diocese de Santo André.

Os cinco dias de formação mobilizaram coordenadores e integrantes de equipes de liturgia, agentes de pastoral e membros de movimentos, bem como leigos das 106 paróquias de todas as regiões pastorais. O evento realizado no modelo virtual fez com que pessoas de outras cidades, dioceses e arquidioceses de outros estados tivessem acesso e participassem da iniciativa.

Assista as palestras aqui: https://bit.ly/32wiPmp

“Foi diferente. Estávamos acostumados com os encontros presenciais, com a convivência, com o café solidário, com as perguntas ao final da palestra. Creio que para os palestrantes também foi algo novo, porque estavam falando para muitas pessoas, mas não as viam na transmissão”, avalia a coordenadora da Comissão Diocesana de Liturgia, Risocleide Matos.

O formato online privilegiou o aprofundamento do conteúdo por parte dos palestrantes e recebeu muitas mensagens de agradecimento, elogios e sugestões.

“Os temas e palestrantes já haviam sido pensados e convidados desde o início do ano. Foram muito bem aceitos e aproveitados. Foi uma semana iluminada que, com a graça de Deus renderá muitos frutos. Aproveito a oportunidade para, em nome de toda a Comissão Diocesana de Liturgia, agradecer a todos que participaram”, destaca Risocleide, que coordena a comissão ao lado do Pe. Guilherme Franco Octaviano.

Perguntas e dúvidas sobre as palestras podem ser enviadas para o e-mail: liturgia@diocesesa.org.br .

Formação de Líderes

A palestra inaugural apresentada na segunda-feira (13/7) pela secretária do Centro Diocesano de Pastoral, Mércia Ferreira, teve como foco a formação de lideranças pastorais. O tema foi desenvolvido por meio das seguintes abordagens:

  • Pastoral litúrgica e Pastoral de Conjunto: diversas equipes, campos específicos, mas elementos em comum. As partes que formam o corpo
  • A importância do plano de trabalho participativo
  • Perfil de um líder cristão
  • Como elaborar um Plano de Trabalho
  • A articulação dos itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral, com a Pastoral Litúrgica
  • Acompanhamento do Plano, por meio de reuniões bem planejadas e executadas

“Parabenizo a equipe que organizou e decidiu, mesmo diante da pandemia, realizar a “Semana de Liturgia”. Os temas abordados trouxeram conteúdos significativos para nossa prática cotidiana pastoral. Permitiu, por ser online, a participação de um número maior de agentes de pastoral, que com certeza, a partir desse novo olhar, vão aprimorar seu trabalho pastoral”, sintetiza Mércia.

Celebração da Palavra

A palestra proferida pelo diácono Nilton de Santana, que aconteceu na terça-feira (14/7), tem um valor próprio e responde a uma necessidade pastoral da Igreja, ao enfatizar que “há um grande equívoco em se utilizar de momentos que são próprios da Celebração Eucarística, a começar que após a oração dos fiéis, o que temos na Celebração da Palavra chamamos de Coleta Fraterna, onde a comunidade demonstra o seu zelo pela manutenção do Templo e ajuda aos irmãos necessitados.”

Segundo o diácono, apesar de termos uma certa liberdade nas diversas formas do rito, não podemos cometer erros.

“Portanto, devemos ter cuidado no comentário inicial e no canto, pois as Palavras Pão e Vinho não devem aparecer. Ressaltamos também que em nenhum momento deve haver Adoração Eucarística, e sim um Momento de Louvor ou Ação de Graças com um canto ou orações próprias para o momento. Sendo assim, não se deve de modo algum haver o canto do Cordeiro, que é reservado para Celebrações Eucarísticas”, revela.

 

Proclamação da Palavra

A palestra “Técnicas de Proclamação da Palavra” aconteceu na quarta-feira (15/7), apresentada por Sandra Pinho, que atua na Rádio Imaculada Conceição e no Programa A Voz da Diocese, certamente atingiu muitos corações evangelizadores (foco em leitores e animadores), no tocante à Liturgia que é a Comunicação do Mistério.

Contou com a participação de muitas pessoas das mais diversas paróquias do todo ABC, bem como de outros Estados, ressaltando positivamente o interesse do povo de Deus em aprimorar seus conhecimentos na Mesa da Palavra, tocando os corações da assembleia para transformá-los em missão.

“Um dos grandes desafios, se não o maior para a Liturgia, continua sendo o modo de comunicar-se. Esse desafio depende da capacidade do ser humano, não só de absorver o conteúdo e vivenciá-lo, mas também, sobretudo, de traduzir teorias em práticas, processos, trabalhos em equipe e preparação contínua. Quem comunica, evangeliza e se torna verdadeiramente imagem e semelhança do Cristo Jesus”, explica Sandra.

Dias de aprendizado

Coordenadoras e integrantes de equipes de liturgia de paróquias da Diocese aprovaram e destacaram o sucesso dessa experiência online.

“Foi sensacional! Sem falar que depois podíamos assistir novamente e sanar dúvidas. Gostei da experiência e o mais importante é que demonstra que a igreja não parou com as atividades”, frisa Denise Donizete de Freitas Honorato, 50 anos, coordenadora da Liturgia na Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Diadema, com destaque para a palestra “Liturgia da Palavra” proferida pelo diretor espiritual do Apostolado da Oração, Pe. Vinícius Ferreira Afonso.

“Esse ano foi diferente, mas não deixou de ser especial e de muita aprendizagem. Foi de suma importância essa formação e pude aprender e compreender da mesma forma como se estivesse presencialmente”, cita Manoelli Wisnievski Mello Biscouto, 32 anos, coordenadora de Liturgia na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em São Caetano, ao também recomendar a palestra “Liturgia da Palavra” e parabenizar os palestrantes pelo conteúdo apresentado.

“Estando online me fez refletir mais profundamente a importância de cada momento na liturgia. Mesmo distantes, estamos todos juntos conectados evoluindo a cada nova experiência”, afirma Elizabeth Domingues, 58 anos, leitora na Paróquia São Benedito, na Região São Bernardo – Anchieta, ao dizer que cada tema foi relevante para o conhecimento.

O encerramento da Semana de Liturgia teve como tema “Salmo Responsorial” apresentado pelo assessor diocesano do Setor Inclusão, Pe. Cláudio Pereira Santos.

Compartilhe:

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”

O trabalho invisível que revela o rosto de Cristo no irmão: a missão da Pastoral do Povo de Rua

Fiéis lotam Matriz Rosa para celebrar o padroeiro diocesano

Assembleia Diocesana de Catequese traça diretrizes o ano de 2025

Ordenação Diaconal: Seis Novos Servos para a Igreja

Catedral Diocesana acolhe Missa de Envio dos Dirigentes do Encontro de Casais com Cristo

Jornada Diocesana da Juventude convida os jovens a propagar o Reino de Deus

Missa pelo Dia Nacional da Consciência Negra acontece na Paróquia São Benedito