Diocese de Santo André

São João Paulo II e o Escapulário do Carmo

Uma das práticas marianas mais divulgadas é a do escapulário  do Carmo, também  conhecido como “bentinho”. É freqüente ver jovens que o usam ao pescoço. Muitos tem somente vaga noção de que Maria protege de forma especial aqueles que o portam. Mas conhecem o profundo e belo significado do escapulário do Carmo?

Numa carta aos Superiores da Ordem do Carmo, São João Paulo II, que também usava o escapulário, explicou admiravelmente o simbolismo desta importante devoção Mariana: “No símbolo do Escapulário – afirmou –  se evidencia uma síntese eficaz de espiritualidade mariana, que aumenta a devoção dos fiéis, tornando-lhes sensível a presença amorosa da Virgem Mãe em suas vidas. O escapulário é essencialmente um “hábito” uma veste. Quem o recebe fica agregado ou associado, num grau mais ou menos íntimo à Ordem o Carmo, dedicada ao serviço da Virgem para o bem de toda a Igreja. Quem veste o Escapulário é portanto introduzido na terra do Carmelo, para que “coma de seus frutos e bens” (cf. Jr 2,7), e  experimente a presença doce e materna de Maria, no compromisso cotidiano de se revestir interiormente de Jesus Cristo e de o manifestar vivo, em si próprio, para o bem da Igreja e de toda a humanidade”.

Duas são as verdades evocadas no símbolo do Escapulário: primeiro a proteção continua da Santíssima Virgem, não só ao longo do caminho da vida, mas também no momento da passagem para a plenitude da glória eterna. Em segundo lugar, consciência de que a devoção a Ela não pode se limitar a orações e louvores em sua honra em algumas circunstâncias, mas deve constituir um “hábito”. Quer dizer uma textura permanente da própria conduta cristã, tecida de oração e de vida interior, mediante a prática frequente dos sacramentos e o exercício concreto das obras de misericórdia espirituais e corporais. Deste modo, o Escapulário se converte em símbolo de “aliança” e de comunhão recíproca entre Maria e os fiéis.

Neste mês de julho, celebramos a padroeira de nossa Catedral diocesana dedicada a Deus sob a invocação de Nossa Senhora do Monte Carmelo, que invocamos como Nossa Senhora do Carmo. Rogamos a nossa padroeira que alcance para nós o fim desta pandemia. Que ela interceda por todos nós agora e na hora de nossa morte. É nossa prece confiante!

* Artigo para o Jornal A Boa Notícia de Julho 2020

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO