Diocese de Santo André

O mundo precisa se unir para apoiar as vítimas do terrorismo

O Dia Internacional de Lembrança e Tributo às Vítimas do Terrorismo é celebrado em 21 de agosto de cada ano. Instituída em 2018 na Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), por meio da Resolução 72/165, a data recorda a memória e homenageia vidas inocentes atingidas por atentados terroristas, bem como apoia as vítimas sobreviventes de guerras.

Por sua vez, a iniciativa também visa a defesa dos direitos humanos, a proteção integral e liberdade dos povos e o estado de direito como essenciais para prevenir e combater o terrorismo.

Segundo o secretário-geral da Organização da Nações Unidas, António Guterres, “lembrar as vítimas do terrorismo e fazer mais para apoiá-las é essencial para ajudá-las a reconstruir suas vidas e a se curar. Isso inclui nossos esforços para trabalhar com parlamentares e governos para redigir e adotar legislação e estratégias nacionais para ajudar as vítimas. Devemos continuar a apoiar as associações de vítimas em seu trabalho inestimável. Devemos garantir que aqueles que sofreram sejam sempre ouvidos e nunca esquecidos. As Nações Unidas se solidarizam com todas as vítimas do terrorismo – hoje e todos os dias”, explica.

Não bastasse a pandemia da Covid-19 que aprofundou a desigualdade e gerou sequelas sociais em todo o mundo, o terrorismo também é um mal a ser combatido. O agravamento da crise humanitária na Província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, na África, tem manifestado atenção especial e preocupação do Papa Francisco com a violência armada na região.

Tanto que o sumo pontífice ligou para o bispo da Diocese de Pemba, Dom Luiz Fernando Lisboa, na última quarta-feira, dia 19 de agosto, a fim de saber a situação na localidade. Cabo Delgado tem sofrido nos últimos dois anos e meio com ataques terroristas por parte de grupos armados jihadistas.

Em sua sabedoria, o Santo Padre sabe que as orações têm força para construir os caminhos na busca da paz e também nos ensina que as divisões e violências vitimam principalmente vidas inocentes e não colaboram para uma sociedade pautada pelo diálogo e respeito.

Rezemos pelas famílias cristãs que perderam entes queridos em ataques terroristas e atentados. Que elas encontrem o conforto em Deus. Que o mundo seja mais pacificado daqui em diante.

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”