Diocese de Santo André

Retiros regionais fortalecem padres no serviço a Deus e aos irmãos

Em formato inédito, o Retiro Anual do Clero Diocesano aconteceu entre os dias 22 e 25 de setembro de 2020 (terça a sexta) nas regiões pastorais da Diocese de Santo André, com o objetivo de promover momentos de espiritualidade e fortalecimento da fé dos presbíteros distribuídos em nove locais do Grande ABC, mantendo o distanciamento social e menor número de padres num mesmo espaço em razão da pandemia da Covid-19.

Cerca de cem sacerdotes acompanharam a mensagem de boas-vindas do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e a reflexão proposta pelo bispo emérito da Diocese de Parnaíba (PI), Dom Alfredo Schäffler, ambas por meio de vídeos, e também participaram de instantes de oração e partilha, confraternização durante o almoço, e da Santa Missa.

Primeiro dia

A abertura na terça-feira (22/09) contou com a realização de quatro retiros nas regiões

São Bernardo – Centro, São Bernardo – Rudge Ramos, Santo André – Leste e São Caetano. “Foi um tempo bem aproveitado por todos, no silêncio e na oração. As colocações de Dom Alfredo foram profundas e provocadoras, de modo que nos ajudou a re (ver) o nosso ser “Homens de Deus”, chamados como discípulos, para formar discípulos, enviados como pastores, para entregar a vida pelo povo”, analisa o coordenador da Região SBC – Centro, Pe. Alexandre Mosqueli Almeida.
“Foi um momento oportuno de repensarmos no discipulado, no sacerdócio e em ser homens de Deus, como nos apontava Dom Alfredo em suas colocações. Nós padres tivemos a alegria de nos reencontrar após esse tempo de reclusão, devido a pandemia”, reforça o coordenador da Região SA – Leste, Pe. Renato Fernandez, ao destacar que o retiro realizado na Paróquia Nossa Senhora das Graças indica que nenhuma mídia social substitui o encontro presencial e fraterno entre os padres.

Na atividade realizada na sede da Milícia da Imaculada, os sacerdotes da Região SBC – Rudge Ramos, os sacerdotes se encontraram para um tempo de fortalecimento do sacerdócio e partilha de experiências neste período.

“Tivemos a participação de nove padres num momento de reflexão, meditação e orações. Resumindo um dia de convivência fraterna”, acrescenta o coordenador regional Pe. Guimarães.

Segundo dia
Na quarta-feira (23/09) foi a vez da Região São Bernardo – Anchieta reunir os presbíteros para o momento de espiritualidade na Casa de Retiros Santa Maria. “Foi momento especial e diferente, em razão da pandemia, mas muito forte e de encontro com o Senhor. As palavras do pregador unida à Palavra de Deus foram restauradoras, motivadoras e de muita esperança para nosso ministério presbiteral”, indica o coordenador regional Pe. Gonise Portugal.

Terceiro dia
Os sacerdotes das regiões Diadema e Santo André – Utinga realizaram os encontros durante a quinta-feira (24/09).
Segundo o reitor do Seminário Propedêutico, Pe. Vagner Franzini, o dia de espiritualidade, ocorrido na Paróquia Santa Maria Goretti, foi marcado por um clima de fraternidade e comunhão entre os presbíteros durante a reflexão da palavra e a Santa Missa.

“Foram momentos onde Deus falou ao nosso coração, no qual tivemos a oportunidade, através da oração, de visitar a nossa história vocacional (chamado), a essência do ser padre (ser homem de Deus) e confirmar a nossa missão (construir o Reino)”, salienta.

Quarto dia
No encerramento dos encontros regionais, a Região Santo André – Centro promoveu o retiro ao longo da manhã e tarde de sexta-feira (25/09); já as regiões Mauá – Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra se uniram num único retiro.
Coordenador da Região Mauá, Pe. Cláudio Tafarelo fez a seguinte avaliação: “No silêncio de nossos corações, contemplamos nossa missão de sermos bons pastores, fortalecendo-nos para fazer de nossas vidas, um dom a Deus e aos irmãos”, resume.
“Viver a favor dos outros, para que os outros encontrem o caminho para Deus, encontrem o caminho para a felicidade”, conclui Pe. Cláudio, sobre o retiro organizado em chácara da cidade de Rio Grande da Serra.

Legado dos retiros
Coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. Romeu Leite Izidório resumiu a importância dos retiros regionais para os presbíteros. “Estar num tempo de retiro, é também cuidar do seu rebanho, o rebanho de Jesus Cristo que precisa encontrar no seu pastor, alguém que fale como Jesus Cristo, que seja alguém “In persona Christi”. Então, cuidar de si mesmo é cuidar do rebanho”, sintetiza.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO