Você Sabia? Conheça os conselhos e organismos diocesanos de pastoral

Você sabia que a Diocese de Santo André conta com organismos diocesanos de pastoral que auxiliam diretamente no desenvolvimento das ações de evangelização e atividades nas paróquias das dez regiões pastorais? Nesta matéria conheceremos o funcionamento, objetivos e composição dos conselhos paroquiais, regionais e diocesanos que promovem a pastoral de conjunto e são essenciais para a unidade diocesana.

Vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery, destaca que o grande objetivo dos conselhos é ser a expressão de comunhão da Igreja, a força de reflexão de olhar para a realidade e de encaminhamento das ações evangelizadoras e pastorais. “A grande força dos conselhos está nesta linha de participação, de olhar em conjunto, que observando a realidade se dispõe a ajudar, a organizar estratégias, caminhos e meios para que a evangelização cumpra a sua tarefa, de levar e tornar conhecido Jesus Cristo e a Boa Nova a todos e a todas”, salienta. Nestes tempos de pandemia, assim como todas as outras atividades pastorais, os conselhos também deixaram de fazer as suas reuniões presenciais. Porém, normalmente em todas as comunidades paroquiais, esse grupo de pessoas ao lado dos padres, fizeram as devidas adaptações para que os encontros prosseguissem de forma virtual. “Na forma com que a retomada parcial começou a ser feita, normalmente essas pessoas engajadas, lideranças nas comunidades é que refletiram e ajudaram na organização, levando em conta e ajudando para que os protocolos fossem seguidos em todas as paróquias”, ressalta Pe. Joel.

Vale recordar que a articulação dos conselhos são fundamentais para se colocar em prática os oito itinerários previstos no 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022).

Conheça-os!

Coordenação Diocesana de Pastoral
Este organismo está a serviço do CDP (Conselho Diocesano de Pastoral) e tem como objetivo facilitar e dinamizar a coordenação diocesana de pastoral. Composto por representantes do CDP, visa ser um auxílio mais direto ao vigário episcopal para a pastoral, na tarefa de motivar e mobilizar o CDP para fazer acontecer as propostas de ações evangelizadoras/pastorais do Plano Diocesano de Pastoral.

Conselho Diocesano de Pastoral (CDP)
Tendo em vista a Pastoral de Conjunto, este é um organismo avaliativo, consultivo e executivo composto pelo bispo e seus vigários geral-pastoral e pelos representantes das Regiões Pastorais. Tem como objetivo e responsabilidade viabilizar o bom andamento das orientações do Plano Diocesano de Pastoral, bem como as demais ações evangelizadoras que se fizerem necessárias à Diocese.

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado (CDPA)
Tendo em vista a Pastoral de Conjunto, este é um organismo avaliativo, consultivo e executivo, composto pelos membros do CDP, bem como todos os padres, diáconos e leigos assessores e/ou coordenadores diocesanos de pastorais, movimentos e associações. Tem como objetivo e responsabilidade avaliar o bom andamento das orientações do Plano Diocesano de Pastoral, bem como as demais ações evangelizadoras que se fizerem necessárias. Assim, prestará serviço ao CDP na execução das ações evangelizadoras, sendo uma “mini” Assembleia Diocesana de Pastoral, reunindo todas as forças vivas da Diocese.

Conselho Regional de Pastoral (CRP)
Tendo em vista a Pastoral de Conjunto e Orgânica, este é um organismo avaliativo, consultivo e executivo, composto por representantes das Paróquias da Região Pastoral e representantes de movimentos/pastorais (se houver coordenação regional). Tem como objetivo e responsabilidade articular a comunhão entre as paróquias da região, e desta com todo o conjunto da Diocese; viabilizar o bom andamento das orientações vindas do CDP, bem como das demais ações evangelizadoras necessárias à Região Pastoral. Além disso deverá levar para o CDP as sugestões que surgirem na Região Pastoral. É organismo de união interna na Região e desta com toda a Diocese.

Conselho Paroquial de Pastoral (CPP)
Tendo em vista a Pastoral de Conjunto, este é um organismo avaliativo, consultivo e executivo, composto pelos representantes das Comunidades, Pastorais, Movimentos e Associações presentes na Paróquia. Tem como objetivo e responsabilidade viabilizar o bom andamento das orientações vindas do CRP, bem como das demais ações evangelizadoras necessárias à Paróquia. Além disso deverá levar para o CRP as sugestões que surgirem nas paróquias da Região Pastoral.