IV Dia Mundial dos Pobres: confira a programação das regiões

Instituído pelo Papa Francisco, o Dia Mundial dos Pobres será realizado em sua quarta edição na Diocese de Santo André, ao longo de três finais de semana de novembro de 2020. Com o tema “Estende a tua mão ao pobre” (Eclo 7, 32), a reflexão deste ano foca num dos livros do Antigo Testamento. Desde as primeiras páginas, Ben-Sirá propõe os seus conselhos sobre muitas situações concretas da vida, sendo a pobreza uma delas. Leia a mensagem do Santo Padre, na íntegra.

Segundo texto da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), os materiais disponibilizados para a mobilização, reflexão, oração e memória daIV Jornada Mundial dos Pobres serão: o tríduo (roda de conversas e debates), programas para emissoras de rádio e conteúdos para as redes sociais, construídos a partir de histórias das pessoas que vivem a situação do empobrecimento. Também serão realizados no dia 11 de novembro, das 9h às 12h, um seminário nacional para escuta das pessoas em situação de empobrecimento, suas lutas e gritos de reivindicação e, às 19h, uma live da Esperança e da Solidariedade.

Clique aqui e acesse a cartilha da IV Jornada Mundial dos Pobres

Em tempos de pandemia, as atividades como a acolhida às pessoas em situação de rua e “drive-thru” para arrecadação de alimentos, produtos de higiene e roupas nas regiões pastorais seguirão todos os cuidados de higiene, como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento social. As doações tem como objetivo atender as famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social apoiadas pelo Vicariato Episcopal para a Caridade Social em todo o ABC.

Confira a programação:

Mauá
Evento: Equipe de voluntários oferecerá para as pessoas em situação de rua: almoço, corte de cabelo e barba, e um contêiner para banho.
Data: 8 de novembro (domingo)
Horário: das 11h às 16h30 (Missa às 15h30)
Local: Praça das Paineiras – Centro (próximo ao Banco Bradesco)

Região São Caetano
Evento: Arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e de limpeza, roupas e calçados.
Data: 14 de novembro (sábado)
Horário: das 9h às 15h
Locais: Paróquia Santo Antônio (Avenida Líbero Badaró, 335 – Jardim São Caetano); Paróquia Nossa Senhora da Candelária (Rua Castro Alves, 781 – Bairro Osvaldo Cruz); Paróquia Nossa Senhora das Graças, 436 – Vila Nova Gerty); Igreja Matriz – Paróquia Sagrada Família (Rua Niterói, 55 – Centro); Paróquia São Francisco de Assis (Rua São Francisco de Assis, 84 – Bairro Santa Maria); Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Flórida, 975 – Bairro Barcelona); Paróquia Nossa Senhora da Prosperidade (Praça da Riqueza, 11 – Bairro Prosperidade); Paróquia São João Batista (Rua Piauí, 774 – Bairro Santa Paula); Paróquia São Bento (Rua Bom Pastor, 1248 – Bairro Olímpico); Paróquia São Caetano (Praça Comendador Ermelino Matarazzo, s/nº – Bairro Fundação) e Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Rua Padre Mororó, 425 – Bairro São José).

Região São Bernardo – Anchieta
Evento: Drive-thru solidário (arrecadação de alimentos não-perecíveis, roupas e itens de higiene.
Data: 14 de novembro (sábado)
Horário: das 9h às 16h
Locais: Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (excepcionalmente das 9h às 12h) (Rua Nossa Senhora de Guadalupe, 398 – Jardim das Orquídeas)
Paróquia Santa Luzia (Rua Sérgio Cardoso, 318 – Jardim Beatriz); Paróquia Sagrada Família (Estrada dos Casa, 3800 – Jardim do Lago), Santa Luzia Virgem e Mártir (Rua Josefina Feltrin, 110 – Jardim Thelma) e Paróquia Santo Antônio (Estrada Galvão Bueno, 4.945-Batistini).
As demais paróquias realizarão a arrecadação em dias diferentes, entre em contato com sua paróquia para saber mais!

Evento: Evangelização e Escuta; Entrega de 150 marmitex pelas ruas da cidade.
Data: 15 de novembro (domingo)
Horário: das 11h às 13h
Local: Concentração da Preparação – Paróquia Sagrada Família (Estrada dos Casa, 3800 – Jardim do Lago).

Região São Bernardo – Rudge Ramos
Evento: Drive-thru solidário (arrecadação de alimentos não-perecíveis, roupas e itens de higiene)
Data: 14 e 15 de novembro (sábado e domingo)
Horário: das 10h às 16h (dia 14) e das 10h às 14h (dia 15)
Local: Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Rua Flávio Fongaro, 126 – Vila Marlene).

Região São Bernardo – Centro
Horário: das 9h às 16h
Local: Paróquia Santa Teresinha (R. Antônio Simionato, s/n-Santa Teresinha)

Região Ribeirão Pires – Rio Grande da Serra
Data: 21/11/2020
Horário: das 9h às 17h
Excepcionalmente na paróquia São Judas Tadeu a arrecadação será em 22/11 das 9h às 13h.

Região Diadema
Data: a confirmar
Local: todas as 9 paróquias e na quase-paróquia da cidade

Região Santo André – Utinga
Data: 14 e 15 de novembro (sábado e domingo)
Horário: entregar a doação nas celebrações de cada paróquia
Locais: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Madagascar, 195 – Parque Novo Oratório); Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Rua Málaga, 380 – Parque Capuava); Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto (Rua Campos do Jordão, 232 – Vila Clarice); Paróquia Nossa Senhora de Fátima (Praça do Cruzeiro, 420 – Vila Curuçá); Paróquia Santa Gemma Galgani (Rua Paulino de Lima, 40 – Jardim Ana Maria); Paróquia Santa Maria Goretti (Avenida Nova Iorque, 20 –  Utinga); Paróquia Santa Teresinha (Praça Rui Barbosa, s/nº – Bairro Santa Teresinha); Paróquia Maria Imaculada (Rua Fenícia, 772 – Parque Novo Oratório); Paróquia Santo Antônio (Praça Santo Antônio, s/n° – Jardim Santo Antônio); Paróquia São Camilo de Léllis (Praça São Camilo, 53 – Bairro Camilópolis); Paróquia São João Batista (Rua Piracanjuba, 542 – Parque João Ramalho) e Santuário Senhor do Bonfim (Rua Oratório, 1458 – Parque das Nações).

Região Santo André – Centro
Evento: a confirmar