Diocese de Santo André

Padre Rudnei Sertorio assume missão como reitor do Seminário de Teologia

Na vivência do Ano Vocacional diocesano, a Diocese de Santo André anuncia o seu novo reitor da Casa de Formação Teológica: trata-se do Pe. Rudnei Sertorio, que assumirá a função oficialmente em 2021, após decreto assinado pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, divulgado nesta quarta-feira (30/12).

Rezemos a Nossa Senhora das Divinas Vocações pedindo a intercessão sobre o nosso sacerdote, para que realize um excelente trabalho na formação de nossos seminaristas nos próximos seis anos, bem como pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças (Região Santo André – Leste). Leia a matéria especial e conheça um pouco mais sobre Pe. Rudnei (as fotos foram registradas antes da pandemia da Covid-19):

ACOLHER A NOVIDADE DE DEUS QUE SE APRESENTA EM NOSSA CAMINHADA

Padre Rudnei Sertorio, filho de João Sertorio e Elza Antonini Sertorio, nasceu em São Bernardo do Campo, no dia 24 de maio de 1982. Foi batizado com onze meses de idade. Aprendeu as primeiras orações dentro de casa, pois seus pais sempre o levaram à missa nos domingos, assim como também o encaminharam para a catequese na idade mínima requerida pela Igreja. Participou ainda de grupos, nos quais rezava terço e as novenas nas casas.

No âmbito vocacional, não pensava em ser padre desde criança. No processo de discernimento de estado de vida, ocorrido naturalmente em sua trajetória, chegou a ser noivo; contudo, aos 21 anos, aproximando-se de forma mais intensa da Igreja, à vida de fé, sentiu-se chamado por Deus e se abriu a discernir à vontade d’Ele em sua vida.

Após um longo período de discernimento vocacional, nas esferas pessoal e paroquial (Paróquia Senhor Bom Jesus – Piraporinha, em Diadema) e com a Pastoral Vocacional Diocesana, adentrou no Seminário Propedêutico da Diocese de Santo André no ano de 2010.

No decorrer do seminário, atuou pastoralmente nas paróquias: Nossa Senhora da Salete – Santo André Leste (2011 e 2012), Nossa Senhora de Fátima – Santo André Centro (2013), Santa Luzia – Ribeirão Pires (2014 2015) e Santa Maria – São Bernardo Anchieta (2016 e 2017).

Foi ordenado diácono em 23 de dezembro de 2017, sendo designado como diácono para a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe – São Bernardo Anchieta (2018). Após um breve período nesta comunidade paroquial, com a criação da Quase-Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir – da mesma região pastoral, foi atuar como diácono nesta igreja.

Foi ordenado presbítero em 4 de agosto de 2018 e assumiu como administrador paroquial da Paróquia Santa Luzia, Virgem e Mártir (erigida como paróquia em 8 de julho de 2018, durante seu diaconado na então quase-paróquia), onde permanecia até então. Também exerce a função de assessor diocesano da Pastoral da Criança.

Agora, Pe. Rudnei assume uma dupla nova missão: uma como reitor do Seminário de Teologia da Diocese de Santo André e a de pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Região Santo André Leste, pois, para ajudar no cumprimento da norma, de uma maior presença dos reitores nos seminários, dado que estes são párocos devido à escassez de padres que temos, por meio de um Decreto, Dom Pedro estabeleceu que: as Paróquias Santa Maria Goretti (Vila Metalúrgica, Santo André Utinga), Cristo Rei (Parque Real, em Diadema) e Nossa Senhora das Graças (Vila Humaitá, Santo André Leste), cujos territórios estão respectivamente as Casas de Formação do Propedêutico, de Filosofia e de Teologia, fiquem aos cuidados pastorais dos padres reitores (formadores) das Casas em questão, a fim de facilitar o exercício da missão a eles confiada junto à formação dos seminaristas.

Indagado sobre esta nova missão, padre Rudnei disse o seguinte:

“Senti-me surpreso e desafiado. Já estava ajudando na formação com os encontros sobre o Catecismo da Igreja junto aos propedeutas e também com a Orientação espiritual junto aos teólogos. Mas não pensava na função de reitor, devido a sua complexidade e a minha pequena experiência como padre. Mas sei que os desafios que a vida nos apresenta, fazem-nos crescer, amadurecer e evitar os comodismos. Além disso, estou a serviço da Igreja, para servir o Senhor da maneira que ela achar melhor.”

“Espero acolher a novidade de Deus que se apresenta em nossa caminhada. Será algo exigente, certamente. Mas conto com a graça de Deus, a oração e o trabalho do povo de Deus. Espero continuar o que de bom já existe, tanto no Seminário quanto na Paróquia Nossa Senhora das Graças, e estar atento ao novo de Deus que se apresenta a nós. Acho que é desse modo que o Senhor quer me salvar. Vamos em frente!”

Padre Rudnei é tido por seus amigos padres que conviveram com ele no seminário, como um homem humilde, bondoso, extremamente íntegro e de muita oração; para o povo de Deus, um bom-pastor.

O novo reitor do Seminário de Teologia se inspira na vida de três grandes santos da nossa Igreja: Santo Agostinho de Hipona, São Francisco de Assis e Santo Inácio de Loyola. Oremos por este servo de Deus, que disse seu SIM ao Senhor para este árduo trabalho que é de contribuir na formação de novos e santos padres, segundo o coração do Bom Pastor, Jesus Cristo.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco