No Programa Igreja em Pauta, Dom Pedro explica os dogmas marianos

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participou nesta terça-feira (08/12), do Programa Igreja em Pauta da Rádio Imaculada Conceição 1490 AM, para falar sobre os dogmas marianos no Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, padroeira das matrizes de Mauá e Diadema no Grande ABC.

“Existem na Igreja, quatro dogmas marianos. Eles nos ajudam a compreender o papel de Maria na história da salvação e no relacionamento com o seu filho, Jesus. Os dogmas sobre Maria não estão escritos diretamente na bíblia, mas todos são fundamentados na palavra de Deus”, salienta o bispo.

Dom Pedro recordou o primeiro dogma proclamado sobre Maria ocorrido no Concílio de Éfeso, no ano 431, a Maternidade Divina sobre Nossa Senhora. “Diz que Maria é Mãe de Deus. E isso está lá no evangelho”. Sobre o segundo dogma diz que Maria é Virgem, a Virgindade Perpétua de Maria, proclamado no Concílio de Latrão, no ano 649. “O que quer dizer isto? Quer dizer que a iniciativa de fazer nascer o Salvador vem diretamente de Deus, e não da vontade do homem. Deus agiu na pobreza de Maria, sendo Virgem, não podia conceber, a não ser pelo alto da força do Espírito Santo”, explica Dom Pedro.

Confira aqui toda a reflexão de Dom Pedro para este dia

O terceiro é o dogma da Imaculada Conceição de Maria, proclamado pelo Papa Pio IX, no dia 8 de dezembro de 1854: “diz que ela não participou do pecado, porque Deus a preservou do pecado em vista de sua missão: ser mãe daquele que tira o pecado do mundo. A redenção que Jesus nos alcançou foi aplicada a Maria, sua mãe, de forma antecipada. Coisas que só Deus pode fazer, porque para Ele nada é impossível. E Deus não é escravo do relógio, nem do tempo”, salienta.

E por fim, o dogma da Assunção de Maria, o último a ser proclamado pelo Papa Pio XII, no dia 1º de novembro de 1950. “Maria é elevada ao céu de corpo e alma. Todos esses dogmas marianos são retomados e confirmados pelo Concílio Vaticano II (1962-1965), no capítulo VIII da Lumen Gentium, o documento que trata da Igreja e termina falando de Maria, modelo de discípula fiel de Jesus, como deve ser toda a Igreja”, revela.

De acordo com Dom Pedro, os dogmas ajudam a compreender e a viver a fé. “São guias que nos dão segurança, a fim de praticar a fé. Os dogmas nos ajudam a compreender o papel de Maria na história da salvação e venerá-la como aquela que foi concebida sem pecado”, complementa.

Durante o programa, o bispo de Coroatá, no Maranhão, Dom Sebastião Bandeira Coelho, também participou comentando sobre a importância da realização da Novena de Natal. Ouça aqui.

O programa Igreja em Pauta vai ao ar todos os dias às 2h e às 23h na Rádio Imaculada.

*Com informações da Diocese de Santo André e do site da Milícia da Imaculada