Padre Márcio Damião é o novo Administrador Paroquial da Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito em SBC

“Para mim, uma alegria imensa toma conta do meu coração em receber uma comunidade tão alegre, tão feliz, de oração, de trabalho e de muita fé. A vocês, o meu carinho e meu amor. Contem comigo! Aqui vim para trabalhar e para continuar essa missão com muito amor.” Saudando os fiéis e reforçando a parceria pela evangelização na chegada à nova casa, Pe. Márcio Damião Pontes Alves, 42 anos, foi acolhido na tarde de sábado (30/01), como administrador paroquial da Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito (Região São Bernardo – Centro), no Jardim Atlântico, durante a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. Ele sucede o Pe. Marcelo Moura, que após dois anos de pastoreio nesta igreja recebeu o chamado para assumir a Paróquia São Geraldo Magella, na mesma região.

Religioso presbítero da Ordem das Mercês, Pe. Márcio realiza experiência na Diocese de Santo André, após passagens pelas arquidioceses de Brasília e do Rio de Janeiro. Em seu discurso, o sacerdote fez questão de agradecer a acolhida de Dom Pedro, dos padres (com uma menção especial ao Pe. Francisco das Chagas, seu diretor espiritual, que não pôde comparecer por compromisso inadiável) e de todo o povo da paróquia que lhe foi confiada (e suas três comunidades: São Paulo Apóstolo e Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos; Nossa Senhora das Graças e São Sebastião; Santa Clara e São Francisco de Assis). Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração respeitou todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel.

Fé para acolher o sacerdote e amar os irmãos
Em sua homilia, Dom Pedro comentou sobre o papel dos profetas na história, entre eles, Jesus que vem para anunciar definitivamente qual a vontade de Deus para o ser humano, sendo reconhecido como Nosso Pai, quando todos vivemos como irmãos. Neste sentido, a Oração do Pai Nosso indica tudo aquilo que devemos cumprir aqui na terra. “Jesus é aquele missionário que anuncia com palavras e ações, o Reino de Deus”, cita o bispo, ao dizer que é Nele que devemos acreditar em detrimento das tentações do mal e da alienação.

“Devemos nos alimentar da Palavra de Deus, que se faz pão, para que nós concretizemos ao mundo que a verdade está em Jesus. Ele é a verdade, o caminho e a vida”, ressalta Dom Pedro, ao falar da importância do profetismo das comunidades, destacando a sintonia com as prioridades do Sínodo Diocesano: Acolhida e Missão. E como acolher Jesus? Na palavra, na eucaristia e na caridade. Sobre o “sim” do Pe. Márcio para atuar na Diocese de Santo André, Dom Pedro exaltou Deus que nunca desampara a Igreja Católica no Grande ABC, sempre enviando muitos presentes para a continuidade da ação missionária e evangelizadora.

“Vocês (paroquianos da Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito) receberam o Pe. Marcelo de uma forma tão acolhedora e trabalharam juntos numa caminhada tão bonita. Tenho a certeza que também realizarão um ótimo trabalho com o Pe. Márcio”, comenta. Para o bispo diocesano, a fé é um elemento essencial para o êxito de uma comunidade paroquial. “Precisamos ter fé para acolher Jesus na Eucaristia, na Palavra, para amar os irmãos e fé para acolher o sacerdote que Ele nos manda. É tudo uma questão de fé, como nós rezamos: ‘Eu creio, Senhor! Mas aumente a minha fé'”, conclui.

Planejamento de acompanhamento dos trabalhos
Pe. Márcio adianta que a primeira ação ao assumir como administrador paroquial da Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito é se reunir com os coordenadores de pastorais e movimentos para escutá-los e conhecer a realidade da igreja. “Ouvir as necessidades das comunidades e matriz e traçar um planejamento de acompanhamento. Trazer a eles um olhar de esperança e continuação dos trabalhos já iniciados. Gosto de formação e acompanhamento das pastorais e famílias. Vamos nesta direção”, prevê.

Resgate da esperança para retomada da missão
Em relação aos desafios de ser sacerdote em tempos de pandemia, Pe. Márcio considera que os principais são o acompanhamento das famílias e pastorais, por conta das restrições de visitas e aglomerações; e o resgate da motivação, confiança e esperança das comunidades para retomada da missão.

Rito da posse
A leitura de provisão de posse foi realizada pelo Pe. Alexandre, Coordenador Regional da Região SBC-Centro. O novo administrador paroquial recebeu o Livro das Sagradas Escrituras, antes da homilia de Dom Pedro, e logo após os símbolos que evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa. Dom Pedro explicou a importância deste ato, apresentando a necessidade do padre-pastor na Paróquia, tanto no quesito pastoral como no administrativo. Após este momento, o bispo declara oficialmente Pe. Márcio como novo Administrador Paroquial da Paróquia Santa Luzia e Santo Expedito, sendo aclamado pelos paroquianos locais que participaram da Santa Missa.

Sobre o novo administrador paroquial:

Nome completo: Pe. Márcio Damião Pontes Alves
Data de Nascimento: 14/08/1978 (42 anos)
Cidade natal: Guarabira – PB
Entrada no Seminário: 13/02/1997 – Seminário São Pedro Nolasco (Ordem das Mercês) Pavuna – Rio de Janeiro (RJ)
Ordenação Diaconal: 07/05/2007
Ordenação Sacerdotal: 08/12/2007
Atuação nas paróquias: vigário e pároco na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Brasília (DF); e na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, no Rio de Janeiro (RJ).
Atuação em comissões e assessorias diocesanas: atuou na função de Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração, na Arquidiocese de Brasília; na congregação religiosa, exerceu as funções de Superior de Comunidade, Pároco, Ecônomo Provincial, Diretor Presidente e Gestor da Filantropia da Congregação e Rede de colégios e creches.