Dom Pedro aos religiosos: “Sejamos luz e memória de Jesus para a Igreja”

“Vamos nos unir a todos os religiosos da diocese e do mundo todo para agradecer a Deus, o dom do Alto, a vocação deles para viver a mística da consagração total a Deus. Nada deve impedir a vida religiosa de realizar isso. Os religiosos e as religiosas quando vivem a sua vocação são a memória de Jesus para a Igreja.”

Presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, a Santa Missa em Ação de Graças pelo 25º Dia Mundial da Vida Consagrada na Diocese de Santo André aconteceu na noite de terça-feira (02/02), na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André. Dom Pedro explica como os religiosos e as religiosas devem viver plenamente a sua vocação para ser a luz de Jesus para a Igreja. “Vivendo de forma intensa, as bem-aventuranças, através do seu carisma próprio. Mas isso deve ser de verdade, na prática do dia a dia. Mesmo que seja de forma escondida, Deus que vê o oculto te premiará e fará com que brilhe a sua luz diante dos homens, na hora que Ele achar que deve”, salienta.

Confira aqui a homilia completa de Dom Pedro

Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração atendeu a todos os protocolos sanitários de segurança com as normas de distanciamento social de 2 metros, capacidade limitada a 30% do espaço da igreja, bem como cuidados de higiene, como o uso de máscara e álcool em gel.

Programa Verbum
Durante a celebração, o bispo diocesano também rezou pelas intenções de todos os diocesanos que recebem o Programa Verbum (reflexão diária do Evangelho) por áudio, pelo aplicativo WhatsApp, e que escutam na rádio ou assistem os vídeos nas mídias sociais, site e tv.
Para receber o Programa Verbum, basta enviar o seu número de WhatsApp para (11) 99981-1233.

Festa da Apresentação do Senhor

Com as velas acesas (que tem origem nas palavras de Simeão referindo-se ao Menino Jesus, “Luz que brilhará sobre todas as nações, e glória do teu povo, Israel”) no início da celebração, Dom Pedro recordou os 40 anos do dia do nascimento do Menino Jesus e sua apresentação no templo para ser consagrado a Deus.

“Jesus se oferece ao fogo como a vela, para que este fogo possa iluminar, purificar através Dele toda a humanidade, Simeão profetiza e vê no Menino, uma luz para iluminar as nações. Ao consumir-se, iluminando, Jesus possibilita o encontro: Ele, crucificado, vai reunir a todos, fazendo de uma multidão dispersa, um só povo, porque Ele é a nossa paz. E na profecia de Simeão fala da espada que atravessa o coração de Maria, está pré-anunciado aí a Paixão de Jesus, que Maria vai presenciar”, comenta. “A vela que acendemos e sustentamos em nossas mãos simboliza essa fé na luz que vem de Deus, que é Jesus, e nos compromete também a sermos luz. Pertencemos ao país da luz, a eternidade com Deus. Somos cidadãos do céu, como diz a Carta de Filipenses (Cap. 3). “Céu que é um local da luz que não tem fim. Dai-lhe Senhor, a luz eterna, nós rezamos pelos falecidos”. Jesus diz: “Vós sois a luz do mundo”. Nós trazemos em nós, a luz da eternidade, para iluminar esse mundo que não somos daqui. Nossa pátria está no céu. Esta luz possibilita caminhar e encontrar-se com Deus e com todos os outros, no âmbito do amor”, elucida o bispo diocesano.

No coração da Igreja: testemunhas de uma certeza
Em 2021, a Igreja no Brasil celebra o 25º Dia da Vida Consagrada a partir do tema: “Vida Consagrada no coração da Igreja: testemunhas de uma certeza” e traz como referência bíblica a passagem da segunda carta a Timóteo: “Eu sei em quem acreditei, eu sei em quem pus minha confiança!” (2 Tm 1,12).  O Dia Mundial da Vida Consagrada foi instituído por São João Paulo II, em 1997, na data em que a Igreja festeja a Apresentação do Senhor ao Templo, no dia 2 de fevereiro, com o objetivo de implementar um projeto de Deus para celebrar os consagrados e consagradas em todo o mundo, num dia de oração pela vocações e meditação pelas missões.

Dom Pedro agradeceu pelos trabalhos de todos os religiosos e de todas as religiosas antes e durante a existência da diocese, bem como a capacidade de continuar as obras de Deus ao longo de décadas. “Queremos assim, pedir que Deus nos ilumine com sua luz e nos ajude a todos colocando sobre o altar de Deus, a grande gratidão pelos dons da vida religiosa, pelas maravilhas operadas, pelos testemunhos destes escolhidos. Para viver a mística da consagração total num mundo tão materialista como o nosso, maravilhoso pela técnica, mas que precisa desta seiva vital da consagração total a Deus, esse testemunho que vai iluminar como Cristo consagrado hoje (2 de fevereiro) ao Senhor no templo”, enaltece.

Pandemia da Covid-19
No contexto desta Festa da luz, do encontro e da oferta, a Igreja no Brasil nos convida a orar diante desta situação desoladora causada pela pandemia da Covid-19, que já registrou mais de 226 mil vítimas somente no país, com a iniciativa “Manter a Luz da Esperança”. “Essa situação exige de nós, cristãos, um belo testemunho de coragem. Como nos ensina o Papa Francisco, na Fratelli Tutti (cap.2). “Testemunho de coragem cristã. Somos todos convidados a manter a luz da esperança. “Está escuro, mas eu canto”, diz o poeta. Nós podemos cantar a partir de nossa fé nesta luz divina, mesmo na escuridão. E este canto anuncia a aurora, o sol nascente que nos veio visitar: Jesus”, conclama Dom Pedro.

Ano Vocacional
Essa edição é especial na Diocese de Santo André, pois vigora desde o dia 1º de dezembro de 2019 até o dia 1º de abril de 2021 o Ano Vocacional Diocesano, cujo objetivo é despertar novas vocações para a Igreja, ao promover diversas atividades como momentos de oração e espiritualidade, peregrinação dos ícones do Bom Pastor, visitas aos seminários, formações e encontros vocacionais que contribuam no discernimento de cada pessoa.