O bispo emérito da Diocese de Santo André, Dom Nelson Westrupp, 81 anos, recebeu a primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 no dia 27 de fevereiro, durante a campanha de vacinação realizada no drive-thru do estacionamento do Paço Municipal de Santo André, no Grande ABC.
“A vida é o dom maior que Deus nos concede”, enfatiza Dom Nelson, sobre a importância da vacinação para todos e o consequente controle da pandemia. “É um privilégio poder ser vacinado”, complementa o bispo emérito.
A imunização com a segunda dose acontece num intervalo recomendado de três meses da aplicação da primeira dose.
Dados do consórcio de veículos da imprensa (levantamento diário realizado junto às secretarias de saúde) divulgados nesta segunda-feira (22/03) registraram que o Brasil aplicou ao menos uma dose da vacina em mais de 12.279.559 milhões de pessoas, o que corresponde a 5,80% da população total; no entanto, o número de pessoas que receberam a segunda dose é de 4.213.858 milhões (1,99% da população).
Portanto, a urgência para a compra e a produção de mais vacinas no país é prioridade para evitar mais vidas perdidas (mais de 295 mil confirmadas até o dia 22 de março) e conter o agravamento da pandemia. A média móvel de mortes no país chegou a 2.298, em relação aos últimos sete dias, um triste recorde..
Contudo, é necessário relembrar que todas as medidas sanitárias de distanciamento e isolamento social, uso de máscaras, lavagem das mãos com água e sabão rotineiramente ou utilização de álcool em gel permanecem mesmo após a vacinação.