Diocese de Santo André

Pe. Francesco Tolve: legado de simplicidade, talento musical e disponibilidade apostólica

Dom Pedro telefonou ao Provincial dos padres Somascos, Pe. Almir,  para apresentar as condolências pelo falecimento de Pe. Francisco Tolve em nome da Diocese de Santo André. Pe. Tolve trabalhou em Campinas á época em que Dom Pedro lá estava.

Padre Francisco, era sacerdote da Ordem dos Clérigos Regulares de Somasca. Nascido na Itália, Francesco Tolve (conhecido como padre Francisco), que faleceu aos 75 anos na noite da última quarta-feira (03/03), em decorrência de complicações da Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus), deixou um legado de simplicidade, talento musical e disponibilidade apostólica ao longo de 43 anos de vida presbiteral com duas passagens pela Diocese de Santo André: na segunda metade dos anos 2000, como vigário paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Rosário  e, mais tarde, como pároco da Paróquia Mãe de Deus e dos Órfãos (2009 a 2011), ambas igrejas localizadas na Região Santo André – Leste.

Filho de Antonio Tolve e Grazia Padovan, Pe. Francesco Tolve nasceu no dia 15 de novembro de 1945, na cidade de Tricarico, na Itália. A ordenação sacerdotal ocorreu no dia 13 de agosto de 1977 foi ordenado padre. Chegou ao Brasil em 1991. Três anos mais tarde que o sacerdote foi enviado em missão para atuar  pela primeira vez na Diocese de Presidente Prudente – local que seria acolhido por diversas vezes e se tornaria muito querido – , onde atuou como vigário paroquial, na Paróquia São Pedro, à época conduzida pelos Religiosos Somascos.

Após passagem pela cidade de Santo André na segunda metade dos anos 2000 e início dos anos 2010, Pe. Francesco para lá retorna em 2011, a fim de assumir uma obra social e uma Área Pastoral que em breve se tornaria paróquia, da qual seria o primeiro pároco e em seguida vigário paroquial da Paróquia São Jerônimo Emiliani, em Presidente Epitácio. 

Fonte: Arquivo necrológico da Diocese de Santo André e informações da Diocese de Presidente Prudente

Compartilhe:

Dom Pedro Cipollini, um dos delegados do Brasil ao Sínodo, aponta o trabalho dos 10 Grupos de Estudo temático como novidade desta etapa

Dom Pedro envia mensagem sobre participação no Sínodo dos Bispos

A origem das Fake News

IAM: com a força do Espírito, testemunhas de Cristo!

Assembleia Eclesial do Regional Sul 1: Reflexões Pastorais e Desafios Atuais

Mês da Bíblia é marcado pelo Festival Bíblico-Catequético nas dez foranias da Diocese de Santo André

nomeacoes

Provisões – 25/09/2024

Encontro Diocesano de Professores reflete sobre missão e acolhida no contexto educacional

Diocese de Santo André encerra a peregrinação das relíquias de São Vicente de Paulo na catedral diocesana

Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado discute ações pastorais e prepara o 9º Plano Diocesano de Pastoral