Diocese de Santo André

“Sementeira de vocações”: Diocese de Santo André celebra Jubileu de Prata das Casas de Teologia e Filosofia

Naquele 22 de março de 1996, as duas casas de formação compondo o Seminário Maior da Diocese de Santo André eram solenemente inauguradas pelo Núncio Apostólico no Brasil à época, Dom Alfio Rapisarda, ao lado do bispo diocesano Dom Cláudio Hummes. Duas décadas e meia depois, as Casas de Formação de Teologia, em Santo André, e de Filosofia, em Diadema, celebram o Jubileu de Prata nesta segunda-feira (22/03). Uma data simbólica para valorizarmos a importância desses locais fundamentais na trajetória de vida de padres e dos futuros presbíteros.

Pupila dos olhos

“O Seminário é a pupila dos olhos não apenas do bispo, como dizia o Papa São João Paulo II, mas de todo o clero e de todos os fiéis”. Essa frase foi dita pelo  bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, durante a entrega das obras da reforma do Seminário de Teologia da Diocese de Santo André, que foi reinaugurado no dia 21 de março de 2019.  Presença constante nos seminários, Dom Pedro destacou a relevância das Casas de Teologia e Filosofia para a convivência e aprendizado daqueles que aprofundam o discernimento e a vocação para o ministério presbiteral. “O Seminário é um local onde acolhemos os escolhidos por Deus, os vocacionados para o sacerdócio, chamados pelo coração e pela graça divina neste lugar muito bonito”, elucida.

Uma Igreja viva e dinâmica
Reitor da Casa de Filosofia desde agosto de 2019, Pe. Hamilton Gomes do Nascimento agradeceu a perseverança do povo que construiu com suas doações estes seminários permitindo que nossa igreja diocesana se mantenha viva e dinâmica.  “Celebrar esta data é tempo de pedir ao Senhor Deus que envie muitos operários, pois o povo tem sede de ser melhor atendido, especialmente nas periferias, mas sobretudo, tempo de agradecer. Rezemos, neste Ano Vocacional, ano jubilar das casas de formação do Seminário Maior, que nossos jovens tenham a coragem de dizer “sim” e a coragem ainda maior de deixar que Deus os transforme cada vez mais para o bem, pelo processo formativo”, conclama.
*

Acolher o chamado para a missão
No dia 19 de fevereiro de 2021, Pe. Rudnei Sertório tomou posse oficialmente como reitor do Seminário de Teologia, durante a Missa Votiva em louvor a São José. O sacerdote sabe da responsabilidade na condução dos trabalhos nesta casa e destaca os momentos que contribuíram sempre na aceitação ao chamado de Deus para uma nova missão. “Voltar à uma casa de formação (agora, como reitor) é sempre recordar da experiência de superação. É relembrar de momentos difíceis. Muitas vezes pensando que não iria suportar, mas na paciência, na amizade, chegando ao final do processo percebemos a ação da graça de Deus em nossas vidas. Fica a mensagem de perseverança e de que Deus é fiel e sempre nos acompanha”, conta.
*

Preciosidades de nossa diocese
Com 21 anos de sacerdócio, Pe. Alexandre Cruz da Silva passou sete anos produtivos nas duas casas (entre 1993 a 1999). “São preciosidades de nossa diocese. Têm os espaços de convivência para troca de experiências, têm capelas para orações. Só posso agradecer pelos padres e seminaristas que contribuíram e muito para meu crescimento e amadurecimento nos momentos mais difíceis”, relata.  “Rezemos para que muitos jovens possam sentir o chamado de servir a Deus na Diocese de Santo André”, complementa.
*

Sobre as Casas de Teologia e Filosofia
O embrião para as futuras construções das Casas de Teologia e Filosofia na Diocese de Santo André começam em 1987, quando os seminaristas que estudavam filosofia começaram a residir na Paróquia Imaculada Conceição, em Diadema, até o final de 1988. Assim, passaram a residir em uma construção própria para este fim na rua Júlio Prestes, Parque Sete de Setembro, em Diadema, sob a formação do Pe. Airton José dos Santos (hoje, Arcebispo de Mariana, em Minas Gerais).  Já os seminaristas da teologia residiam na Paróquia Santa Terezinha, em Santo André, até 1988, sob a orientação do Pe. Luiz Girotti, SSS. Em 1989, foram transferidos para a Paróquia São Bento, em São Caetano do Sul, sob a orientação do Pe. Manuel Parrado Carral (hoje, bispo de São Miguel Paulista).

Ali permaneceram até o final de 1994, quando foi entregue a construção própria para este fim na avenida Tibiriçá, bairro Homero Thon, em Santo André. As duas casas de formação compondo o Seminário Maior da Diocese de Santo André foram solenemente inauguradas no dia 22 de março de 1996 pelo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Alfio Rapisarda, na presença de Dom Cláudio Hummes, então bispo diocesano, vários bispos do regional, o clero, seminaristas, funcionários da Mitra e representantes das paróquias da Diocese.  Desde a inauguração, os padres reitores da Casa de Filosofia foram: Pe. Airton José dos Santos (1986 a 1997), Pe. Décio Rocco Gruppi (1998 a 2001), Pe. Sérgio Siqueira Campos (2001 a 2004), Pe. Ademir Santos de Oliveira (2004 a 2008), Pe. Rogério Duarte Irmão (2008 a 2011), Pe. Antônio Becker Ferreira (2012), Pe. Dayvid da Silva (2013 a 2019) e Pe. Hamilton Gomes do Nascimento (atual).  Já os padres reitores da Casa de Teologia foram: Pe. Manuel Parrado Carral (1989 a 1998), Pe. Roberto Alves Marangon (1999 a 2004), Pe. Vanderlei Nunes (2004 a 2008), Pe. Ademir Santos de Oliveira (2008 a 2011), Pe. Rogério Duarte Irmão (2012 a 2015), Pe. José Aparecido Cassiano (2016 a 2020) e Pe. Rudnei Setorio (atual).

Desde o seu início, o Seminário da Diocese de Santo André se esforça para que os candidatos ao sacerdócio tenham uma boa formação cristã, mesmo aqueles que não serão ordenados. Que esta simples abordagem histórica possa levar a uma reflexão a respeito da importância do sacerdócio dentro da vida da Igreja. Assim, nunca se deve esquecer nas orações particulares, uma prece para que o Senhor da Messe envie mais operários para a causa do anúncio do Reino de Deus no mundo. Vale lembrar que a Casa de Formação Propedêutica seria inaugurada no dia 19 de março de 2000, em Santo André.

Recorde aqui os outros capítulos desta história!

 

25 anos das Casas de Teologia e Filosofia: testemunhos vocacionais de quem faz parte dessa história

25 anos das Casas de Teologia e Filosofia: a importância da formação dos futuros presbíteros

25 anos das Casas de Teologia e Filosofia: o legado de dois reitores que se tornaram bispos da Igreja

 

Fontes:
Bibliografia CARRAL, Manuel Parrado. Levantamento de dados referentes à formação dos presbíteros na Diocese de Santo André de 1954 a 1997. Santo André: [s.n.], 1997.
VICENTE, José Herculano. Diocese de Santo André: panorama da estruturação do processo formativo. 2008. 66f. Monografia (Trabalho de conclusão de curso). Especialização em Formadores de Presbíteros Diocesanos. Instituto Santo Tomás de Aquino, Belo Horizonte, 2008

Compartilhe:

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade

23º Encontro Diocesano de Formação com Catequistas do Batismo reflete a Iniciação da Vida Cristã e o Caminho do Espírito

Documento final da XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo é publicado

“Amou-nos”, a Encíclica do Papa sobre o Sagrado Coração de Jesus