Diocese de Santo André

Amoris Laetitia e São José: Terço Diocesano para as Famílias acontece no dia 19 de abril

Como uma das principais iniciativas do Ano “Família Amoris Laetitia” em sintonia com o Ano de São José, o Terço Diocesano para as Famílias acontece na próxima segunda (19/04), às 15h, com transmissão pelas mídias da Diocese de Santo André.

Uma programação online acontecerá no dia 19 de cada mês, como forma de expressar a devoção a São José e valorizar as famílias na Igreja Particular de Santo André:

  • Veiculação da oração diária à Sagrada Família (inclusive, no ABC Litúrgico para Celebração em Casa);

  • Terço de São José, às 15h;

  • Vídeos curtos com testemunhos organizados pelas coordenações diocesanas resgatando Amoris Laetitia e o 8º Plano Diocesano de Pastoral;

  • Oração à Sagrada Família no Programa Verbum;

A Diocese de Santo André também realizará a transmissão das ações previstas pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e pelo Vaticano dedicadas aos anos de São José e da Família, bem como aprofundar a formação do documento Amoris Laetitia e motivar a participação das paróquias das dez regiões pastorais.

As atividades são articuladas pela Pastoral Familiar (sob a coordenação do casal diocesano Claudenice Gomes Caliari e Aparecido Donizete Caliari) , em conjunto com todo Setor Família (Equipes de Nossa Senhora, Comissão em Defesa da Vida, Comunidade Famílias Nova, Encontro de Casais com Cristo, Movimento Familiar Cristão e Movimento das Famílias – RCC) e apoiada pelo Vicariato para a Pastoral,  Centro de Pastoral e Departamento de Comunicação.

Toda a programação poderá ser acompanhada pelo site: diocesesa.org.br e pelas mídias diocesanas: Facebook , YouTube, Instagram e Twitter.

Sobre os Anos de São José e Amoris Laetitia

O ano de 2021 é especial para devotos de São José e da Sagrada Família. Convocado pelo Papa Francisco por meio da Carta Apostólica “Patris Corde”, o Ano de São José será celebrado por toda a Igreja no mundo, de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021, para comemorar os 150 anos da promulgação do decreto da Sagrada Congregação dos Ritos do Quaemadmodum Deus, com o qual o Beato Pio IX, em 1870, declarou São José como santo padroeiro da Igreja universal.

E numa perfeita sintonia, o Ano de São José é vivenciado juntamente com o Ano da Família Amoris Laetitia, que teve início no aniversário de 5 anos da Exortação Apostólica do Papa Francisco, ou seja, no dia 19 de março de 2021 e vai até o dia 26 de junho de 2022.

Ações conjuntas

As ações para o Ano da Família e o Ano de São José serão articuladas com os mesmos objetivos na Diocese de Santo André.

No dia 19 de março, data em que a Igreja celebra a Solenidade de São José, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu a Missa de São José com transmissão pelas mídias sociais. Como ação diocesana para abertura do Ano Amoris Laetitia, meia hora antes da celebração, o Setor Família promoveu a oração do Terço em Louvor a São José, protetor da Sagrada Família.

“São José nos inspira a superarmos as dificuldades para sermos vencedores”, ressalta Dom Pedro, ao falar dos desafios da caminhada do esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, exemplo de fidelidade e compromisso ao acolher o chamado de Deus.

Neste dia também foi lançado o podcast do Programa Verbum, “A Palavra de Deus”, reflexão diária do evangelho. Saiba mais: https://bit.ly/38Ty4bv .

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 20/11/2024

Diocese de Santo André se prepara para o Dia Mundial dos Pobres

Missa Diocesana dos Agentes do Dízimo celebra a força da comunidade na partilha

Dom Pedro sobre o Dia dos Fiéis Defuntos: “A morte não tem última palavra”

Pastoral da Pessoa Idosa comemora duas décadas de cuidado e esperança

Missas de Finados: veja a programação das missas nos cemitérios das Sete Cidades do Grande ABC

Ouvir com ouvidos do coração

nomeacoes

Decretos e Provisões – 01/11/2024

Missões Diocesanas reforçam o compromisso de ser uma Igreja em saída: “A missão é nossa resposta ao amor de Deus”

Encontro Diocesano da Pastoral da Acolhida fortalece a missão de serviço e espiritualidade