Diocese de Santo André

Amoris Laetitia e São José: Terço Diocesano para as Famílias acontece no dia 19 de abril

Como uma das principais iniciativas do Ano “Família Amoris Laetitia” em sintonia com o Ano de São José, o Terço Diocesano para as Famílias acontece na próxima segunda (19/04), às 15h, com transmissão pelas mídias da Diocese de Santo André.

Uma programação online acontecerá no dia 19 de cada mês, como forma de expressar a devoção a São José e valorizar as famílias na Igreja Particular de Santo André:

  • Veiculação da oração diária à Sagrada Família (inclusive, no ABC Litúrgico para Celebração em Casa);

  • Terço de São José, às 15h;

  • Vídeos curtos com testemunhos organizados pelas coordenações diocesanas resgatando Amoris Laetitia e o 8º Plano Diocesano de Pastoral;

  • Oração à Sagrada Família no Programa Verbum;

A Diocese de Santo André também realizará a transmissão das ações previstas pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e pelo Vaticano dedicadas aos anos de São José e da Família, bem como aprofundar a formação do documento Amoris Laetitia e motivar a participação das paróquias das dez regiões pastorais.

As atividades são articuladas pela Pastoral Familiar (sob a coordenação do casal diocesano Claudenice Gomes Caliari e Aparecido Donizete Caliari) , em conjunto com todo Setor Família (Equipes de Nossa Senhora, Comissão em Defesa da Vida, Comunidade Famílias Nova, Encontro de Casais com Cristo, Movimento Familiar Cristão e Movimento das Famílias – RCC) e apoiada pelo Vicariato para a Pastoral,  Centro de Pastoral e Departamento de Comunicação.

Toda a programação poderá ser acompanhada pelo site: diocesesa.org.br e pelas mídias diocesanas: Facebook , YouTube, Instagram e Twitter.

Sobre os Anos de São José e Amoris Laetitia

O ano de 2021 é especial para devotos de São José e da Sagrada Família. Convocado pelo Papa Francisco por meio da Carta Apostólica “Patris Corde”, o Ano de São José será celebrado por toda a Igreja no mundo, de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021, para comemorar os 150 anos da promulgação do decreto da Sagrada Congregação dos Ritos do Quaemadmodum Deus, com o qual o Beato Pio IX, em 1870, declarou São José como santo padroeiro da Igreja universal.

E numa perfeita sintonia, o Ano de São José é vivenciado juntamente com o Ano da Família Amoris Laetitia, que teve início no aniversário de 5 anos da Exortação Apostólica do Papa Francisco, ou seja, no dia 19 de março de 2021 e vai até o dia 26 de junho de 2022.

Ações conjuntas

As ações para o Ano da Família e o Ano de São José serão articuladas com os mesmos objetivos na Diocese de Santo André.

No dia 19 de março, data em que a Igreja celebra a Solenidade de São José, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini presidiu a Missa de São José com transmissão pelas mídias sociais. Como ação diocesana para abertura do Ano Amoris Laetitia, meia hora antes da celebração, o Setor Família promoveu a oração do Terço em Louvor a São José, protetor da Sagrada Família.

“São José nos inspira a superarmos as dificuldades para sermos vencedores”, ressalta Dom Pedro, ao falar dos desafios da caminhada do esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, exemplo de fidelidade e compromisso ao acolher o chamado de Deus.

Neste dia também foi lançado o podcast do Programa Verbum, “A Palavra de Deus”, reflexão diária do evangelho. Saiba mais: https://bit.ly/38Ty4bv .

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 26/12/2025

Homilia Missa de Posse Pe. Vagner Franzini

Santíssima Virgem inicia nova etapa pastoral com a posse do Pe. Vagner Franzini

Servos da Misericórdia promovem manhã de Natal com Missa, cuidado e mesa partilhada na Praça do Carmo

“Vamos caminhar juntos”: Pe. Romeu inicia missão como administrador paroquial na São João Batista

Homilia da Missa de posse do Pe. João Aroldo Campanha

Pe. João Aroldo Campanha toma posse como pároco da Paróquia São José Operário

Paróquia Santa Teresinha acolhe Pe. Antônio Becker como novo pároco

Conselho Feminino Diocesano aprofunda o compromisso com a vida diante do avanço do feminicídio

JORNAL DO GRANDE ABC