Em tempos de pandemia da Covid-19, o Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André disponibiliza neste mês de abril mais uma modalidade de doação na campanha de arrecadação de alimentos promovida pela organização caritativa desde o primeiro semestre do ano passado: trata-se do Pix, meio de pagamento eletrônico e instantâneo criado pelo Banco Central.
Também foram atualizados os dias e horários nas paróquias polos de arrecadação nas sete cidades do Grande ABC, que receberão as doações direcionadas às famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social, bem como à população de rua, famílias desempregadas, trabalhadores informais, enfermos, idosos, entre outros.
A ação diocesana está em sintonia com a iniciativa da Igreja no Brasil “É Tempo de Cuidar”, cuja segunda fase da Ação Solidária Emergencial para enfrentar a pandemia do coronavírus será lançada neste domingo (11/04), com o badalar dos sinos nas igrejas do país. Saiba mais aqui
Conheça as formas de doação:
Pix
Para doar pelo Pix é muito fácil: abra o aplicativo do seu banco ou o app de pagamentos digitais que você usa e selecione a opção/ícone PIX no menu. Depois selecione a opção e-mail e digite a chave Pix do Vicariato Episcopal para a Caridade Social: vicariatodacaridade@diocesesa.org.br .
Clique em avançar/seguir. Digite o valor da sua doação e clique em pagar/seguir. Pronto! Você deu um exemplo de solidariedade e de amor ao próximo.
Pontos de arrecadação
SANTO ANDRÉ
Cúria Diocesana de Santo André
Praça do Carmo, 36 – Centro
Segunda a sábado, das 8h às 17h
Paróquia Nossa Senhora da Salete
Rua das Hortências, 405 – Vila Helena
Terça a sexta, das 8h30 às 11h30
Santuário Senhor do Bonfim
Rua Suíça, 1050 – Parque das Nações
Segunda a sexta, das 14h às 17h
Paróquia São José Operário
Rua Kowarick, 465 – Jardim Bela Vista
Segunda, terça, quinta, sexta e sábado, das 9h às 12h, e das 13h às 17h,
SÃO BERNARDO
Paróquia Santíssima Virgem
Avenida Lucas Nogueira Garcez, s/nº – Jardim do Mar
Segunda a sexta, das 8h às 12h, e das 14h às 16h/ Sábado, das 8h às 12h
Paróquia Sagrada Família
Estrada dos Casa, 3800 – Jardim do Lago
Terça a sábado das 8h às 12h, e das 13h às 18h
Paróquia Santa Teresinha
Rua Antônio Simionato, s/n – Santa Terezinha
Segunda a sábado,, das 9h às 12h e das 13h às 18h/ Domingo nos horários das missas
MAUÁ
Paróquia Matriz Imaculada Conceição
Praça Monsenhor Alexandre V.Arminas, 01 – Bairro Matriz
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 16h
DIADEMA
Paróquia Bom Jesus de Piraporinha
Praça Bom Jesus de Piraporinha, 118 – Piraporinha
Segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 16h
SÃO CAETANO
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Rua Oriente, 455 – Bairro Barcelona
Terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 16h
RIBEIRÃO PIRES
Paróquia Matriz São José
Avenida Santo André, 110 – Centro Alto
Segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h
RIO GRANDE DA SERRA
Paróquia Matriz São Sebastião
Avenida Francisco Morais Ramos, 40 – Centro
Segunda a sexta, das 14h às 17h/ Sábado, das 8h às 11h
Depósito em conta
As doações também podem ser realizadas em dinheiro para a conta do Vicariato Episcopal para a Caridade Social da Diocese de Santo André:
Banco Itaú – Agência: 3392 – C/C: 26537-1
Mitra Diocesana de Santo André – CNPJ: 57.591.349/0001-62
Mais informações pelo WhatsApp do Centro de Pastoral: (11) 99981-1233.
QR Code
Também é possível realizar doações pelo PicPay e PayPal escaneando o QR Code abaixo:
Faça parte do Vicariato!
Para fazer parte desta rede de solidariedade, o Vicariato para a Caridade Social está com as inscrições abertas para cadastramento de voluntários que queiram ajudar neste momento de dificuldades para muitas famílias. Essa ação é denominada “Anjos da Caridade” e o cadastro pode ser realizado pelo link.
Para grupos paroquiais, pastorais, associações, movimentos, entidades e demais iniciativas caritativas, basta acessar o link e efetuar o preenchimento de dados.
Neste segundo caso, o cadastro pode ser feito pelos coordenadores das pastorais paroquiais que realizam trabalhos sociais; pessoas, na paróquia, que realizam esse trabalho individualmente; coordenadores diocesanos de pastorais sociais de articulação regional e nacional; além de instituições e associações ligadas às congregações religiosas, paróquias ou de fundação católica.
O que é o Vicariato?
A iniciativa é fruto do Sínodo Diocesano, que originou os itinerários do 8º Plano Diocesano de Pastoral. O Vicariato da Caridade Social foi criado no dia 30 de novembro de 2019, durante a Solenidade de Santo André Apóstolo, pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini. A palavra vicariato vem de vigário, aquele que representa e expressa uma dimensão do pastoreio do bispo diocesano, para o qual ele conta com mais mãos. O Vicariato é uma rede de comunhão e articulação de todas as pessoas e grupos católicos nas sete cidades da Diocese, que expressam o ministério de pastoreio a serviço dos pobres, marginalizados e excluídos.
“O objetivo é reunir as diversas expressões do serviço de caridade nas sete cidades da região (paróquias, pastorais sociais, movimentos, leigos, congregações e instituições), numa instância de comunhão e articulação com rosto verdadeiramente eclesial para uma contínua requalificação evangélica e técnica do trabalho a serviço da vida plena para todos”, destaca o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke.
Leia mais:
Vicariato para a Caridade Social apresenta Plano de Trabalho com prioridades e iniciativas para 2021
Pe. Ryan inicia visitas para conhecer realidades paroquiais nas regiões mais vulneráveis