Na Capela do Pilar, Dom Pedro clama pelo fim da pandemia e leva esperança ao povo de Ribeirão Pires

Trazendo consigo uma palavra de fé e esperança ao povo e rezando pelo fim da pandemia da Covid-19, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, presidiu na manhã de domingo (02/05), a celebração eucarística da Festa de Nossa Senhora do Pilar, na tricentenária capela dedicada e batizada com o nome de um dos títulos da Mãe de Deus, em Ribeirão Pires.

“Vamos pedir a intercessão de Nossa Senhora para que cesse essa pandemia. Que essa cidade tão querida de Ribeirão Pires esteja livre dessa pandemia e em todo nosso Brasil. A oração da fé tem muita força. Fiz questão de vir aqui para pedir a Nossa Senhora, que há tantos anos é venerada com amor por esse povo, que interceda a Deus pelo fim da pandemia”, conclama Dom Pedro.

Participaram da missa matutina na Capela Nossa Senhora do Pilar, o pároco da Paróquia Santa Luzia, Pe. Clemilson Pereira Teodoro, que concelebrou a missa. Ainda estiveram presentes, o secretário episcopal Pe. Camilo Gonçalves Lima e o diácono Luciano José Dias. O prefeito de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi, acompanhado da esposa e primeira-dama, Lígia Volpi, e o presidente da Câmara Municipal, Guto Volpi, também prestigiaram a celebração, bem como fiéis que ocuparam os lugares na capela, que contou com a liberação de 25% de sua capacidade, assim como nas cadeiras distribuídas no ambiente externo.

História

Construída em 1714, por escravos em taipa de pilão a pedido do Capitão-Mor Antônio Correia de Lemos, em devoção à Nossa Senhora do Pilar, a tricentenária Capela foi tombada em 1975 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). O local é um dos mais belos pontos turísticos da Estância e recebe moradores e visitantes durante todo o ano. A edificação conserva-se praticamente inalterada após restaurações.

Fotos: Paróquia Santa Luzia (Ribeirão Pires)

Decreto e Provisão – 30/08/2024

Os Dez Mandamentos

Semana Diocesana de Formação 2024 abordará o tema do Jubileu 2025: “Peregrinos da Esperança”