Padre Jacob Bordin: um legado de 40 anos de atuação nas igrejas matrizes de Santo André e São Bernardo no ABC

A Diocese de Santo André comunica que, na manhã desta quinta-feira (27/05), o sacerdote da Congregação dos Missionários Scalabrinianos, Padre Jacob Bordin, de 92 anos, partiu para a Casa do Pai, na Casa São José, em Passo Fundo (RS). Seu funeral acontecerá na sua localidade de origem, em Silva Jardim, no Rio Grande do Sul. A missa em sufrágio será celebrada nesta sexta (28/05), às 19h, na Igreja Matriz de Santo André.

Com 63 anos de sacerdócio, o missionário scalabriniano viveu boa parte do seu ministério sacerdotal na Diocese de Santo André. Foram 40 anos de atuação com passagens marcantes pela Igreja Matriz de Santo André (onde atuou praticamente durante 30 anos, ao longo de suas três passagens), e na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Basílica Menor, a conhecida Matriz de São Bernardo. “Os anos se passaram com lutas vencidas e derrotas sofridas. Hoje aguardo o que me reserva a vontade divina, na esperança que tudo ocorra para a maior glória de Deus e para um maior aumento e merecimento do tesouro da morada eterna”, disse recentemente, Pe. Jacob, antes de retornar ao seu estado natal, no Rio Grande do Sul, no final do segundo semestre de 2020, com o objetivo de ficar mais perto da família e residir na casa dos padres idosos da congregação.

Atual pároco da Igreja Matriz de Santo André, Pe. Jean Dickson Saint-Claire também deixou sua mensagem de pesar pelo falecimento de Pe. Jacob e de solidariedade aos paroquianos e familiares do sacerdote. “O Senhor é quem tira a vida e a dá, faz descer ao Sheol, à sepultura, e da morte resgata. O Senhor faz empobrecer e faz enriquecer, Ele humilha e exalta” (1Samuel 2, 6-7).”Queridos paroquianos da Igreja Matriz de Santo André, é com esta passagem da Sagrada Escritura que anunciamos com dor e tristeza a morte do nosso co-irmão Pe. Jacob Bordin nesta manhã. Rezaremos pelo descanso eterno dele. Dai-lhe Senhor o repouso eterno, e a luz eterna brilhe para ele. Descanse em paz. Amém!”

A biografia
Natural do Distrito de Silva Jardim, município de Serafina Corrêa (RS), Padre Jacob Bordin nasceu no dia 25 de outubro de 1928, porém, foi registrado em Casca (RS). Fez a profissão religiosa dos votos em 1950, e a profissão perpétua, em 1953, ambas na Congregação dos Missionários de São Carlos, Ordenação Presbiteral foi realizada na cidade de Dois Lajeados, no Rio Grande do Sul, no dia 7 de dezembro de 1957.

A trajetória do padre começou lá na década de 1950 quando ingressou no seminário. Realizou a primeira missa um dia depois de se tornar sacerdote, em 8 de dezembro de 1957, no município gaúcho de Serafina Corrêa. Veio para Santo André no ano seguinte, mais precisamente na Igreja Matriz, e ficou até 1964, finalizando a sua primeira passagem pela paróquia andreense. “Viveu seu ministério com seriedade e alegria. A Matriz de Santo André leva a marca indelével de sua presença. Está tranquilo nos braços do Pai”, recorda a coordenadora diocesana das Oficinas de Oração e Vida e paroquiana da Igreja Matriz de Santo André, Maria Evani Souza.
Passou pelas paróquias Nossa Senhora das Graças, em Vicente Carvalho (distrito do município de Guarujá, em São Paulo), entre os anos de 1965 e 1971; Nossa Senhora do Rocio, no Grajaú (bairro da zona sul da capital paulista), entre 1971 e 1980; e São Pedro de Umbará, em Curitiba, entre os anos de 1981 e 1985. “O padre Jacob era uma pessoa de fácil convivência! Sempre muito respeitoso, cuidadoso e carinhoso com o seu rebanho”, sintetiza o casal da Pastoral Familiar, Rita e Richard, que participam da Igreja Matriz de Santo André há várias décadas.

O retorno à diocese
Depois de mais de 20 anos, o sacerdote retorna à Igreja Matriz de Santo André como vigário paroquial. Entre os anos de 1985 e 1994, permanece na paróquia, e em seguida, atua pouco menos de dois anos no Instituto Cristóvão Colombo (Ipiranga – São Paulo), antes de ser nomeado para missão na Igreja Matriz de São Bernardo do Campo (Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – Basílica Menor). Lá atuou como vigário paroquial entre 1996 e 2004. “Foi um bom pastor, sua homília era objetiva, não estendia, também um grande confessor e conselheiro, prezava muito as famílias. Deixou sua marca ao construir a atual Casa Paroquial e deu utilidade à Torre, instalando salas para a catequese”, confidencia Renato Bechelli, que participa da Pastoral do Batismo e integra a Equipe da Quermesse da Matriz São Bernardo.

No ano de 2005, pela terceira vez, volta para a Matriz andreense. Em 2007, Pe. Jacob celebra seu Jubileu de Ouro (50 anos de sacerdócio) e posteriormente em 2017, 60 anos de ordenação presbiteral, já como sacerdote emérito, no local onde permaneceu mais tempo de sua vida (mais de três décadas). No final de 2020 retorna ao Rio Grande do Sul, onde faleceu no dia 27 de maio de 2021. O casal coordenador diocesano da Catequese com Pais e Padrinhos do Batismo, José Carlos Serrano Martinez e Eliane Castilho Cunha Martinez, considera que Pe. Jacob Bordin sempre foi muito verdadeiro, forte e bondoso. Se preocupava muito com os mais pobres e gostava de visitar os paroquianos doentes, quando ele ainda gozava de boa saúde.

“Já em seus últimos anos, mesmo com suas limitações físicas, não deixava de cumprir suas atribuições.  Pe. Jacob foi um guerreiro, lutou e sofreu muito, mas nunca se entregou. Rezaremos pelo descanso eterno dele.”

*

Fonte: Departamento de Comunicação e Arquivo necrológico da Diocese de Santo André