Diocese de Santo André

Dom Pedro volta a presidir Solenidade de Corpus Christi com presença de fiéis nesta quinta (3)

Após dois anos, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, volta a presidir a Solenidade Corpus Christi com a presença de fiéis, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade de Santo André. A missa acontecerá na próxima quinta-feira (03/06), às 15h, seguindo todas as medidas sanitárias: capacidade de até 25% da ocupação do templo; uso de máscaras e álcool em gel; distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas, a fim de evitar aglomerações; e igreja com portas e janelas abertas. Em razão da pandemia da Covid-19, as celebrações de Corpus Christi no ano passado ocorreram apenas virtualmente, uma vez que o decreto diocesano divulgado no dia 30 de maio de 2020 ainda não autorizava a reabertura gradual das igrejas para missas presenciais (a retomada aconteceu a partir do dia 13 de junho).

A transmissão acontecerá pelas mídias diocesanas: Facebook e YouTube

Tapete Solidário
Nesta data, a Diocese de Santo André, por meio do Vicariato Episcopal para a Caridade Social, também promoverá a iniciativa chamada “Tapete Solidário”, que consiste na arrecadação de alimentos, roupas, cobertores e fraldas para ajudar centenas de famílias carentes das sete cidades do Grande ABC.

Para realizar esse gesto concreto de generosidade, que formará grandes tapetes de solidariedade, basta-se dirigir a uma das 106 paróquias e 257 comunidades/ capelas presentes no território diocesano. Acesse aqui e consulte a igreja mais próxima de sua casa para ajudar o próximo!

Há dois anos, a última missa de Corpus Christi com presença de fiéis
Há praticamente dois anos, no dia 20 de junho de 2019, o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini celebrava a última missa campal de Corpus Christi, de forma presencial, antes do início da pandemia (em março de 2020), reunindo as doze paróquias da Região Santo André – Centro, em frente a Catedral Nossa Senhora do Carmo para um público de cerca de 1,5 mil pessoas.

“A Eucaristia nos convida a uma conversão profunda para termos uma vida eucarística, uma vida doada como a de Jesus para os irmãos. Por isso celebramos a Eucaristia, por isso comungamos para partilhamos o pão. Essa multiplicação dos pães que Jesus faz é um símbolo, um sinal da eucaristia e da vida do Reino de Deus, que é vivida por aqueles que comem deste pão”, enfatizou Dom Pedro, durante a homilia realizada em 2019, em que também relembrou para os fiéis rezarem pelas vocações sacerdotais e por aqueles que presidem a eucaristia e consagram o pão e o vinho. “Como é bonita a nossa igreja. Como devemos amar a nossa igreja. Porque só em nossa igreja existe a Eucaristia. A segunda leitura nos mostra São Paulo escrevendo esse texto, o mais antigo testemunho sobre a instituição da Eucaristia. Jesus disse: ‘Fazei isto em memória de mim. Pão e o vinho que é o seu corpo doado, seu sangue derramado. Mistério de fé, que faz a igreja e que é fonte de vida solidaria”, refletiu o bispo, sobre a importância do sacramento central da Igreja.

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO