Diocese de Santo André

Santo Efrém: patrono da Escola Diaconal e inspiração para a missão dos diáconos

Você sabia que ele é o patrono da Escola Diaconal Diocesana? No dia 7 de dezembro de 2019, durante reunião realizada com o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, os diáconos permanentes sugeriram alguns títulos de santos para nomear a Escola Diaconal Diocesana e após votação, o escolhido foi Santo Efrém. Assim, após a aprovação do bispo, juntamente com os diáconos, o decreto assinado por Dom Pedro promoveu a mudança de nome para Escola Diaconal Diocesana “Santo Efrém Diácono”.

O objetivo era intitular o local com a referência de alguém que inspirasse a missão dos diáconos. Vamos conhecer a história deste santo que teve grande adesão dos diáconos e nomeia o espaço de formação dos futuros servos de Deus e do povo?

Inspiração para a Escola Diaconal
Efrém da Síria ou simplesmente Efrém foi um diácono nascido no século IV, mais precisamente no ano 306, na Turquia. Venerado como doutor da Igreja e por cristãos do mundo inteiro, uma de suas principais características é a de um profundo pensador cristão, teólogo e compositor de hinos. Deixou um grande legado para as gerações posteriores e de como um diácono deve praticar a caridade, o olhar atento para com o próximo, além dos cuidados com a palavra e liturgia.

Vice-diretor da Escola Diaconal, diácono Wagner Innarelli recorda a importância da escolha de Santo Efrém como patrono da Escola Diaconal. “Santo Efrém, Efrém da Síria, pensador e teólogo, além de poeta, por seus sermões e poemas, como hinos, inspiram a nossa Escola Diaconal”, medita.

“As árvores do Éden / foram dadas como alimento ao primeiro Adão. / Para nós, o jardineiro do Jardim / tornou-se pessoalmente comida / para as nossas almas”. Estes versos foram escritos por Santo Efrém, no século IV.

Saiba mais sobre a história de Santo Efrém clicando aqui

O processo para o diaconato permanente
Segundo o diácono Wagner, atualmente, 16 candidatos ao diaconato permanente estudam na Escola Diaconal e mais 31 interessados que estão se preparando para ingressar na turma do Propedêutico, em 2022, caso a pandemia esteja controlada no próximo ano.  Já a programação dos encontros vocacionais deve ser alterada para quatro edições. Dois ocorreram presencialmente neste primeiro semestre e o próximo deverá acontecer em agosto.


Quer ser diácono? Conheça as orientações para estudar na Escola Diaconal! clique aqui

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e provisões – 21/12/2024

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos