Você sabia que ele é o patrono da Escola Diaconal Diocesana? No dia 7 de dezembro de 2019, durante reunião realizada com o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, os diáconos permanentes sugeriram alguns títulos de santos para nomear a Escola Diaconal Diocesana e após votação, o escolhido foi Santo Efrém. Assim, após a aprovação do bispo, juntamente com os diáconos, o decreto assinado por Dom Pedro promoveu a mudança de nome para Escola Diaconal Diocesana “Santo Efrém Diácono”.
O objetivo era intitular o local com a referência de alguém que inspirasse a missão dos diáconos. Vamos conhecer a história deste santo que teve grande adesão dos diáconos e nomeia o espaço de formação dos futuros servos de Deus e do povo?
Inspiração para a Escola Diaconal
Efrém da Síria ou simplesmente Efrém foi um diácono nascido no século IV, mais precisamente no ano 306, na Turquia. Venerado como doutor da Igreja e por cristãos do mundo inteiro, uma de suas principais características é a de um profundo pensador cristão, teólogo e compositor de hinos. Deixou um grande legado para as gerações posteriores e de como um diácono deve praticar a caridade, o olhar atento para com o próximo, além dos cuidados com a palavra e liturgia.
Vice-diretor da Escola Diaconal, diácono Wagner Innarelli recorda a importância da escolha de Santo Efrém como patrono da Escola Diaconal. “Santo Efrém, Efrém da Síria, pensador e teólogo, além de poeta, por seus sermões e poemas, como hinos, inspiram a nossa Escola Diaconal”, medita.
“As árvores do Éden / foram dadas como alimento ao primeiro Adão. / Para nós, o jardineiro do Jardim / tornou-se pessoalmente comida / para as nossas almas”. Estes versos foram escritos por Santo Efrém, no século IV.
Saiba mais sobre a história de Santo Efrém clicando aqui
O processo para o diaconato permanente
Segundo o diácono Wagner, atualmente, 16 candidatos ao diaconato permanente estudam na Escola Diaconal e mais 31 interessados que estão se preparando para ingressar na turma do Propedêutico, em 2022, caso a pandemia esteja controlada no próximo ano. Já a programação dos encontros vocacionais deve ser alterada para quatro edições. Dois ocorreram presencialmente neste primeiro semestre e o próximo deverá acontecer em agosto.
Quer ser diácono? Conheça as orientações para estudar na Escola Diaconal! clique aqui