Diocese de Santo André

Diocese de Santo André celebra Missa Crismal e encerramento do Ano Vocacional no dia 4 de agosto

Em razão da pandemia da Covid-19, a celebração da Missa Crismal na Diocese de Santo André, também conhecida como a Missa dos Santos Óleos, que seria realizada em abril deste ano, durante a Semana Santa, ocorrerá no dia 4 de agosto de 2021 (quarta-feira), às 9h. A data também recorda o Dia do Padre e de São João Maria Vianney (Cura D’Ars), o padroeiro dos sacerdotes. Na ocasião também acontecerá o encerramento do Ano Vocacional Diocesano.

A celebração será presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini e contará apenas com a participação dos sacerdotes e diáconos da Diocese de Santo André, sendo celebrada sem a presença de fiéis e transmitida pelas mídias diocesanas: (Facebook e YouTube).

“A todos que trabalham na Vinha do Senhor, saudações, paz e bençãos de Deus.Nossa caminhada, como pastores desta querida Igreja Particular de Santo André, prossegue em meio às “consolações de Deus e as perseguições do mundo” (Santo Agostinho). “Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Sm 7,12), a mantermos a união e a colaboração para superarmos o momento difícil que atravessamos. Por tudo, louvado seja Deus”, diz o comunicado assinado por Dom Pedro e enviado ao Clero Diocesano.

A missa contará com dois momentos fundamentais como a bênção dos Santos Óleos do Crisma, dos Enfermos e do Batismo; e a renovação das promessas sacerdotais. Dom Pedro reitera que as presenças dos padres e diáconos são importantes para reforçar os laços que unem o presbitério da Igreja Diocesana.

“Convido-o (padre/diácono) a se preparar espiritualmente para este momento, permanecendo em ação de graças pelo seu valioso ministério sacerdotal/diaconal”, salienta Dom Pedro.

 

Sínodo Diocesano
Em sua mensagem ao Clero Diocesano, o bispo ainda faz menção ao primeiro Sínodo realizado na Diocese de Santo André (2016-2017), ao recordar a Constituição Sinodal (nº 23), lançada e publicada em abril de 2018. “A partir de nosso Sínodo, percebemos que é exigido de nós um olhar sempre renovado, com atenção misericordiosa ao povo, à cidade e à Igreja. Iluminados pela fé e pela esperança, somos convocados a renovar-nos na caridade que nos impulsiona à acolhida e à missão.”

 

Ano Vocacional
Com a tema “Acolho o teu Chamado”, a abertura do Ano Vocacional Diocesano ocorreu no dia 1º de dezembro de 2019, com a missa presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro da cidade andreense. O encerramento acontecerá na Missa Crismal do dia 4 de agosto de 2021. A iniciativa inédita surgiu pela questão da ausência das vocações e o objetivo principal foi conscientizar as pessoas sobre a importância de uma cultura vocacional, bem como principalmente incentivar e despertar as vocações sacerdotais, sem deixar de valorizar os trabalhos dos religiosos, das religiosas, dos leigos e das leigas em nossa diocese. O Ano Vocacional Diocesano contou com diversas atividades como a peregrinação do ícone do Bom Pastor por todas as paróquias das dez regiões pastorais; Hora Santa em níveis diocesano, regional e paroquial, através dos subsídios do ABC Litúrgico; formações sobre o Serviço de Animação Vocacional nas paróquias; lives e séries vocacionais nas mídias sociais; matérias especiais no Mês Vocacional; visitas aos seminários; entre outras. Em razão da pandemia, os encontros foram realizados no formato online.

Leia a mensagem de Dom Pedro, na íntegra

 

Leia mais:

Missa Crismal renova amizade profunda de todo o clero com Jesus

Missa dos Santos Óleos celebra unidade da Igreja e 8º Plano Diocesano de Pastoral

Compartilhe:

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração

“Cuidar da fonte”: bispo reflete sobre a vocação consagrada durante Vigília Eucarística da Sexta-feira Santa

Na noite em que o amor se ajoelha, Dom Pedro recorda: “Quem comunga, não pode viver para si”

JUVENTUDE E ESPERANÇA

Missa Crismal 2025 reúne clero e fiéis na Catedral e renova a esperança da Igreja diocesana