Diocese de Santo André

Aniversário de 63 anos da Dedicação da Catedral do Carmo é destaque em reportagem da Rede Vida

A Solenidade de Ação de Graças pelo 63º aniversário da Dedicação da Catedral Nossa Senhora do Carmo ocorrida na manhã de domingo (22/08), na igreja localizada na cidade andreense, foi destaque de reportagem veiculada na noite de segunda (23/08), no JCTV da Rede Vida de Televisão.

Assista a reportagem, na íntegra:

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, que presidiu a celebração, destacou a importância desta data para todo o povo das sete cidades do Grande ABC. “Celebrar os 63 anos da Dedicação da Catedral Nossa Senhora do Carmo é uma alegria para todos nós, para todo o povo. A catedral é a casa de Deus, assim como a diocese, a parcela do povo de Deus é a Casa de Deus, família de Jesus. Por isso, a dedicação da catedral é uma solenidade em cada diocese. Queremos com essa celebração dedicar novamente todo o nosso povo fiel a Deus para o louvor de sua glória e para que seja cada vez mais, acolhedor missionário do Reino de Deus neste mundo.”

 

História da Dedicação da Catedral

A Catedral Nossa Senhora do Carmo foi solenemente dedicada pelo arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Jaime de Barros Cardeal Câmara, no dia 22 de agosto de 1958, quatro anos após a instalação da Diocese de Santo André, como lugar sagrado para o culto divino e celebração dos sacramentos na Diocese. No altar, como pede o rito, foram depositadas relíquias de São Sebastião e Santa Maria Goretti. Por isso, a Diocese de Santo André comemora no dia 22 de agosto o aniversário da dedicação de sua Igreja Mãe, não obstante a Catedral ter como padroeira Nossa Senhora do Carmo, e neste dia o calendário litúrgico da Igreja dedicá-lo à memória de Nossa Senhora Rainha.

É importante lembrar que “a igreja Catedral é a primeira entre os templos de uma diocese e também o centro de sua vida litúrgica” (CB, 44). Nela está a cátedra (cadeira), símbolo da função magisterial e pastoral do epíscopo no exercício de seu múnus de ensinar, santificar e governar. Por sua vez, este edifício sagrado é “sinal de unidade dos crentes naquela fé que o Bispo anuncia e zela como pastor do rebanho (CB, 42).”

O significado teológico torna relevante a celebração anual do aniversário de dedicação da catedral diocesana, que na sede assume caráter de solenidade, ao passo que nas demais paróquias e comunidades da Diocese, é celebrada no grau de festa” (Diretório Diocesano de Liturgia, pág. 204).

 

Compartilhe:

nomeacoes

Decretos e Provisões – 13/09/2024

Um convite à caridade: o novo livro de Dom Pedro sobre São Vicente de Paulo

nomeacoes

Provisões – 11/09/2024

MENSAGEM À CONCENTRAÇÃO DIOCESANA DO APOSTOLADO DA ORAÇÃO

Dom Nelson, Bispo Emérito comemora 85 anos no próximo dia 11 de setembro

Mensagem para a Missa do Grito dos Excluídos

Diocese de Santo André se despede do seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Nota de Pesar de Dom Pedro pelo falecimento do seminarista Eduardo

Nota de Pesar Seminarista Eduardo Barbosa Pereira

Apostolado da Oração reforça compromisso com a oração em Paranapiacaba