Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Região SBC – Anchieta) celebra 65 anos de história

A Paróquia Nossa Senhora da Assunção (Região Pastoral São Bernardo – Anchieta) completa 65 anos de história neste sábado (14/08). O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, celebra neste domingo (15/08), às 9h, o jubileu de safira paroquial durante a missa da Festa da Assunção de Nossa Senhora, que tem como tema neste ano de 2021: Maria, modelo de unidade e Mãe da esperança.

A igreja fica localizada na Rua Cristiano Angeli, nº 300 – Bairro Assunção, em São Bernardo. O atual pároco é o Pe. Paulo Bezerra de Carvalho, que está à frente da paróquia desde fevereiro de 2017.

As missas são realizadas aos fins de semana nos seguintes horários nestes tempos de pandemia: sábado (16h) e domingo (7h, 9h e 19h). Mais informações sobre como participar das celebrações, entre em contato com a secretaria paroquial: 4351-2245 (telefone e WhatsApp).

Conheça a história da Paróquia Nossa Senhora da Assunção:
“Havemos por bem criar e canonicamente erigir, pelo presente Decreto, a paróquia amovível de Nossa Senhora da Assunção, no Município de São Bernardo do Campo…” (trecho do Decreto de Criação, 14/08/1956, D. Jorge Marcos de Oliveira, bispo).
No ano de 1952, o sr. Cristiano Angeli, fervoroso católico, manifestou à Cúria Diocesana, o seu desejo de doar um terreno para construção de uma igreja, em área comprada da família Stangorlini. Em 15 de agosto de 1954, foi lançada a pedra fundamental, com a presença do Mons. Vicente Rao. A planta da igreja foi graciosamente desenhada pelo engenheiro Conrado Bruno Corazza.

Enquanto se construía a igreja de Nossa Senhora da Assunção, sacerdotes como o Pe. Fiorente Elena e Pe. Pedro Celottto, celebravam a Eucaristia para os fiéis do bairro, nas casas dos mesmos.

O título da excelsa padroeira, como também o nome do bairro, circunda em torno de uma antiga história, concretizada em uma tela que um mascate (mercador ambulante), pintou em agradecimento pela a hospedagem que a família Angeli lhe oferecera em determinada ocasião, tela esta, que figura a imagem da Virgem Maria sendo levada aos céus pelos os anjos, com a seguinte descrição: “Nossa Senhora da Assunção, Rogae por Nós”.

Nestes 65 anos de história, a igreja de Nossa Senhora da Assunção acompanhou o crescimento do bairro, da cidade e da fé de seu povo. Celebrando o seu Jubileu de Safira, contempla-se a vida e missão de tantos fiéis que colaboraram para o crescimento do Reino de Deus, como também os sacerdotes que deixaram seu legado nesta comunidade paroquial.

Mons. Jerônimo Noviello (1956-1988), Pe. Pedro Raimundo Dias (1988-2017), Pe. Paulo Bezerra de Carvalho (atual pároco). Com o tema: Maria, modelo de unidade e Mãe da esperança, a Paróquia de Nossa Senhora da Assunção celebra a Festa da Padroeira 2021, tendo como programação, um tríduo preparatório entre os dias 12 e 14 de agosto, com a presença de padres da nossa Diocese de Santo André. E no dia 15/08, Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, com Missas Festivas em honra a Virgem Maria.

Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!

*Com informações e fotos da Paróquia Nossa Senhora da Assunção (São Bernardo)