Setembro Amarelo: como a escuta e a acolhida podem ajudar a vencer a depressão

Na live semanal do Vicariato Episcopal para a Caridade Social realizada sobre o Setembro Amarelo na última segunda-feira (13/09), profissionais da área da psicologia, Daniel Fernandes e Gisele Paiola, apresentaram algumas ações de como a escuta e a acolhida podem ser os primeiros passos para a superação da depressão e prevenção ao suicídio.

Para Daniel Fernandes, na maioria das vezes, o suporte inicial de escuta é sempre realizado pelas pessoas que estão por perto de quem tem os sintomas de depressão e depois encaminhado para iniciativas, terapias e tratamentos que possam reverter esse quadro. “As famílias e os amigos podem ouvir e conversar com essa pessoa e, a partir daí, ter uma boa escuta, buscar orientações e também que possa passar informações indicando essa pessoa ao psicólogo. Conhecemos pessoas que se formaram conosco, que podem dar suporte. Não vamos esquecer, por exemplo, o CVV (Centro de Valorização da Vida), no telefone 188. Em situações críticas, quando a pessoa está pensando em tirar a própria vida e não tem a quem recorrer naquele momento, não tem familiar ou amigo por perto, liga para esse número. São pessoas com capacitação para abordar diversos tipos de situações e trazer uma escuta, um conforto para tentar mudar um pouco a visão da pessoa”, explica.

Giselle Paiola complementa: “o primeiro passo (para reverter o quadro de depressão) acontece com as pessoas próximas. Esse acolhimento inicial é fundamental. A pessoa (com depressão ou pensamentos suicidas) precisa sentir-se acolhida”, afirma, ao destacar exatamente uma das duas prioridades surgidas a partir do primeiro Sínodo Diocesano (2016-2017): fortalecer a espiritualidade do acolhimento. Veja aqui um pequeno resumo da live.

Sobre o CVV
O CVV (Centro de Valorização da Vida) foi fundado em São Paulo, em 1962, sendo uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal, desde 1973. Realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. O telefone de atendimento é 188.

Conheça outras iniciativas de escuta e diálogo

Pode Falar
O primeiro Sínodo Diocesano (2016-2017) mobilizou toda a Diocese de Santo André num processo de escuta e diálogo para identificar as prioridades visando uma exitosa ação pastoral evangelizadora no quinquênio (2018-2023): “Ser uma Igreja que fortaleça a Cultura e a Espiritualidade do Acolhimento em permanente Ação Missionária”. A participação efetiva de todos e todas foi fundamental para que a implementação do 8º Plano Diocesano de Pastoral, por meio de seus oito itinerários, se tornasse uma referência de atuação, tanto na teoria com formações, como na prática com ações.

No contexto da pandemia, a acolhida e a missão são essenciais em todos os setores de nossa sociedade. E uma bela e exemplar iniciativa da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) lançada neste ano de 2021 é o Pode Falar, canal de ajuda virtual em saúde mental e bem-estar voltado para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos.

Saiba mais: Conheça o Pode Falar: UNICEF oferece canal de ajuda virtual em saúde mental para adolescentes e jovens

Serviços de Escuta nas paróquias
“Você não está sozinho neste momento de distanciamento social. Queremos te escutar. Podemos te ajudar!”. “Se você acha que não escuta a voz de Deus, não se deixe abalar, Ele ouve a sua!”. “Atender e amar o próximo é a nossa missão. Acredite e confie. Você vencerá!”. As frases motivacionais convidam as pessoas a participarem dos Serviços de Escuta das paróquias da Diocese de Santo André, iniciativas voluntárias que se intensificaram em tempos da pandemia da Covid-19.

Os objetivos dos atendimentos presenciais, telefônicos e online são ouvir os anseios, preocupações e muitas vezes tribulações do dia a dia e orientar soluções para que a vida seja transformada e retomada com tranquilidade e paz nos corações e mentes. O serviço é confidencial e sigiloso.

Saiba mais:

Serviços de Escuta transformam vidas em tempos de pandemia