Com o tema “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, a abertura solene do Sínodo dos Bispos será realizada pelo Papa Francisco neste dia 10 de outubro (domingo), às 10h, na Basílica São Pedro, no Vaticano. As Igrejas particulares começarão o seu caminho no dia 17 de outubro (domingo). E na Diocese de Santo André, o ponto de partida acontecerá no próximo dia 19 de outubro (terça), às 19h, com a celebração da Santa Missa, que será presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, com transmissão nacional pela TV Evangelizar e compartilhada nas redes sociais diocesanas YouTube e Facebook.
Essa é a primeira vez que o Papa convoca a Igreja inteira a participar da preparação de uma assembleia do Sínodo, que ao longo de dois anos ocorrerá de forma descentralizada e com um itinerário composto de três fases (diocesana, continental e universal), por meio de consultas e discernimento do povo de Deus, que culminará com a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em outubro de 2023, em Roma, na Itália.
A Diocese de Santo André organizou um calendário para que todos possam acompanhar as formações e o andamento do processo de diálogo e escuta em todas as dez regiões pastorais das sete cidades do Grande ABC, de outubro de 2021 a março de 2022. Confira:
*
Oficialização da equipe sinodal diocesana
No dia 2 de outubro de 2021, o CDP (Conselho Diocesano de Pastoral) foi oficializado como a equipe sinodal que cuidará da preparação, organização e motivação das atividades propostas envolvendo a fase de escuta e consulta ao povo de Deus, em cada uma das dez regiões pastorais da Diocese de Santo André.
O Conselho Diocesano de Pastoral é composto pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o vigário geral Pe. Ademir Santos de Oliveira; o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke; membros leigos e leigas, bem como os sacerdotes coordenadores das dez regiões pastorais, e pela Coordenação Diocesana de Pastoral: vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery; secretária do Centro Diocesano de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira; e subsecretária do Centro Diocesano de Pastoral, Mariana Silva Galhazi Oliveira.
*
Encontros formativos com o CDPA
Os encontros formativos que aprofundarão o Documento Preparatório “Para uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão” e o Vade-Mécum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas Igrejas Locais, serão realizados nos dias 15 e 16 de outubro, (sexta) às 20h, e (sábado) às 9h, com os membros leigos do CDPA (Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado), pastorais, movimentos, padres e diáconos. Os momentos de formação serão realizados no formato online. Antes, a CNBB promoverá uma Live de Formação com a Equipe Nacional do Sínodo no dia 14 de outubro (quinta), às 19h30, pelo YouTube e Facebook. Todos estão convidados!
*
Missa diocesana de abertura
Em comunhão com a Igreja no Brasil e no mundo, a Diocese de Santo André promoverá a abertura da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos no próximo dia 19 de outubro (terça), às 19h, com a celebração da Santa Missa, que será presidida pelo bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, em unidade com todo o povo de Deus, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, com transmissão nacional pela TV Evangelizar e compartilhada nas redes sociais diocesanas YouTube e Facebook.
*
Programa “Apóstolos: Acolhida e Missão”
O novo programa de evangelização na Diocese de Santo André “Apóstolos: Acolhida e Missão” estreará no dia 27 de outubro (quarta), às 17h, com transmissão ao vivo pelas mídias diocesanas YouTube e Facebook. O tema de abertura será o Sínodo dos Bispos “Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão”, com apresentação do coordenador do Departamento Diocesano de Comunicação e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Pe. Tiago Sibula, e participação do bispo da Diocese de Santo André e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB, Dom Pedro Carlos Cipollini. O programa acontecerá na última quarta-feira de cada mês, sempre com um tema diferente, que envolva a realidade diocesana, em comunhão com o Papa Francisco, e com toda a Igreja no Brasil e no mundo.
Formações nas regiões pastorais
Com todos os subsídios em mãos do Documento Preparatório “Para uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão” e do Vade-Mécum do Sínodo: manual oficial para ouvir e discernir nas Igrejas Locais , através dos encontros realizados em outubro, os membros leigos e padres do CDP/ CDPA promoverão as formações regionais durante o mês de novembro com os membros do CPP (Conselho de Pastoral Paroquial) de cada paróquia, de forma presencial, observando a quantidade delimitada de cada local e seguindo todos os protocolos sanitários e normas do último decreto diocesano. Um questionário será elaborado, a partir dos temas sugeridos pelo vade-mécum. As datas serão informadas em breve.
Processo de escuta nas paróquias
A partir dos encontros formativos realizados nas regiões pastorais, em novembro, e do questionário elaborado com as questões e devidas orientações, os membros dos CPPs motivarão o processo de escuta nas paróquias, onde todos são convidados a participar da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos.
Encontros para respostas dos questionários
Em fevereiro de 2022, párocos e coordenadores dos CPPs (Conselhos de Pastoral Paroquial) se reunirão com os membros leigos em suas regiões pastorais, assim como os assessores e coordenadores diocesanos de pastorais também realizarão um encontro com as equipes diocesanas das pastorais, movimentos e associações para acolher as respostas dos questionários.
Encerramento da fase diocesana
A equipe sinodal diocesana, representada pelo Conselho Diocesano de Pastoral, receberá todas as respostas dos questionários e realizará uma síntese para ser enviada à Equipe Sinodal da CNBB até o dia 22 de março de 2022.
Leia mais:
Santa Missa marca início da etapa diocesana do Sínodo dos Bispos no dia 19 de outubro