Diocese de Santo André

Ano Scalabriniano reforça orações e iniciativas para que o beato João Batista Scalabrini seja proclamado santo

Com o tema “Fazer do mundo a pátria do homem”, o Ano Jubilar Scalabriniano começará neste domingo (07/11) recordando a figura do beato João Batista Scalabrini – fundador da Congregação dos Missionários de São Carlos – , cuja beatificação completará 25 anos no dia 9 de novembro de 2022, data do encerramento do Ano Scalabriniano. Esse período também visa intensificar as orações e as iniciativas, a fim de que o bem aventurado Scalabrini seja proclamado santo.

“Neste período, intensifiquemos nossas orações e atividades para que o nosso Fundador seja proclamado Santo. É um momento oportuno para falar da sua obra, do seu carisma e torná-lo ainda mais conhecido em nossas missões”, conclama o Superior Regional Provincial dos padres carlistas na Região Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, P. Algacir Munhak, CS.

“Faço votos de que a animação vocacional, a catequese e a pastoral da juventude, em nossas missões, sejam enriquecidas com o entusiasmo e a alegria deste momento especial da história da nossa Congregação”, complementa.

“O vigésimo quinto aniversário da beatificação de Giovanni Battista Scalabrini ocorrerá em 2022 . De fato, foi no dia 9 de novembro de 1997, festa da dedicação da Basílica de Latrão, quando o Papa João Paulo II proclamou beato o bispo e fundador da congregação scalabriniana , marcando a memória litúrgica para o dia 1º de junho, data de sua morte. Para que resplandeça o seu testemunho de bispo missionário , inspiração para quem se sente entregue a Cristo ao lado dos migrantes, refugiados e marinheiros, os superiores dos três Institutos da Família Scalabriniana anunciaram um Ano Scalabriniano que terá início no domingo, 7 de novembro de 2021 e terminará na quarta-feira, 9 de novembro de 2022”, diz o comunicado oficial dos missionários scalabrinianos.


Na Diocese de Santo André
“A família scalabriniana: os missionários, as irmãs e as missionárias seculares espalhadas pelo mundo vão viver esse ano scalabriniano, bem como os leigos scalabrinianos,lembrando os 25 anos da beatificação de Scalabrini e o pedido da graça da canonização. Todas as missões estarão em sintonia, vivendo de forma específica a abertura do ano”, sintetiza o pároco da Basílica Menor – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, Pe. Alejandro Cifuentes Flores.

Na Diocese de Santo André, a Basílica Menor, a Igreja Matriz de São Bernardo (Praça da Matriz, s/nº – Centro), realizará a abertura do Ano Scalabriniano com uma programação que iniciará com a Santa Missa, ao meio-dia, celebrada em várias línguas, e logo depois, uma série de apresentações culturais, com as presenças de representantes da Bolívia, Paraguai, Brasil, Itália e Rússia. Barracas com comidas típicas de diferentes países também estarão à disposição do público durante a tarde até às 17h, na Praça da Matriz.

“A importância do evento se encaixa na nova realidade que vive São Bernardo do Campo marcada por novas migrações e um uma maior divulgação da figura de Scalabrini, Pai dos migrantes. A nossa diocese, marcada pela história das migrações e pela presença dos scalabrinianos, vai viver de forma festiva, nas três paróquias, a abertura do Ano Scalabriniano”, afirma Pe. Alejandro.

Na Igreja Matriz de Santo André (Praça Pres.Vargas, nº1 – Vila Assunção), a abertura do Ano Scalabriniano será realizada em todas as missas: 8h30, 10h30 e 18h.

Em Ribeirão Pires, a Capela João Batista Scalabrini (Rua Inglaterra, nº 41 – Jardim Dois Melros) sediará missa na próxima terça-feira (09/11), às 19h.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco