Dom Pedro se reúne com seminaristas da Casa de Teologia para balanço da caminhada formativa

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, visitou na tarde de quinta (11/11), a Casa de Formação Teológica, na Vila Homero Thon, em Santo André. Nesta ocasião, Dom Pedro teve a oportunidade de conversar com os 16 seminaristas desta etapa, aproveitando para fazer um balanço da caminhada formativa ao longo do ano.

A seguir, o bispo partilhou sobre um livro chamado “Cartas de um diabo a seu aprendiz”, do escritor irlandês C. S. Lewis. Nesta obra, o autor escolheu a figura do diabo para, didaticamente, mostrar aquilo que os cristãos não devem fazer. Os conselhos não servem para serem seguidos, mas para que, através da leitura, possa ser feita uma revisão de vida, para que a vivência do Evangelho seja mais autêntica, transformando o mundo em favor dos outros, não colocando os interesses pessoais à frente do bem comum.

Santa Missa
Encerrando este encontro, Dom Pedro presidiu a Eucaristia, na companhia dos formandos, do Pe. Rudnei Sertorio, reitor da Casa de Formação Teológica e pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, e do Pe. Camilo Gonçalves de Lima, secretário episcopal, na memória litúrgica de São Martinho de Tours, bispo francês do quarto século.

Inspirado pelas palavras do Evangelho, Dom Pedro recordou que o Reino de Deus não é uma dimensão somente futura, mas já deve se fazer presente no meio de nós e que os ministros ordenados devem facilitar que as comunidades adentrem na lógica e no modo de vida próprios do Reino, através da caridade, da justiça, da fraternidade.

Sobre a Casa de Formação Teológica
A Casa de Formação Teológica foi inaugurada em 1996 e completou 25 anos no último dia 22 de março. Já passaram centenas de jovens pelo espaço, muitos deles tendo sido ordenados sacerdotes para nossa diocese. Foram reitores da mesma Pe. Manuel Parrado Carral, Pe. Roberto Alves Marangon, Pe. Vanderlei Nunes, Pe. Ademir Santos de Oliveira, Pe. Rogério Duarte Irmão, Pe. José Aparecido Cassiano e desde o começo de 2021, Pe. Rudnei Sertorio.

Texto e fotos: seminarista Gustavo Laureano Pinto

25 anos das Casas de Teologia e Filosofia: a importância da formação dos futuros presbíteros