Coordenação Diocesana de Pastoral destaca etapa do Sínodo dos Bispos e atividades até o fim do ano

A equipe de Coordenação de Pastoral da Diocese de Santo André realizou na manhã de sexta-feira (12/11), a última reunião de 2021 com foco nas atividades previstas até o fim de ano e o andamento da fase diocesana do Sínodo dos Bispos. O encontro aconteceu no Edifício Santo André Apóstolo (prédio da Cúria Diocesana), no Centro de Santo André.

Participaram o bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; o vigário episcopal para a Pastoral, Pe. Joel Nery; o vigário geral e moderador da Cúria, Pe. Ademir Santos de Oliveira; a secretária do Centro de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira; a secretária assistente do Centro de Pastoral, Mariana Galhazi; o vigário episcopal para a Caridade Social, Pe. Ryan Holke; o coordenador da Região Pastoral São Caetano, Pe. Luís Carlos Francisco, e o coordenador da Região Pastoral São Bernardo – Anchieta, Pe. Gonise Portugal da Rocha, ambos representando os padres regionais, além do diácono Edson Aparecido Zaia, representando os diáconos permanentes.

Após a oração inicial e uma breve palavra de Dom Pedro, o grupo deliberou num primeiro momento, a partilha sobre alguns assuntos com destaque para o novo calendário da fase diocesana do Sínodo dos Bispos.

“Essa reunião teve como objetivo aprofundar o andamento de vários assuntos de nossa vida pastoral, entre eles, a etapa diocesana do Sínodo dos Bispos”, analisa Pe. Joel. Outro tema em pauta foi a proposta de formação do Setor Inclusão “Como acolher as pessoas com deficiência”.

Vale recordar que o 8º Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022) segue em sua “segunda fase” de atuação. A iniciativa conta com oito itinerários baseados nas prioridades por uma Igreja que fortaleça a cultura e a espiritualidade do acolhimento em permanente ação missionária.

Próximas atividades
A Coordenação Diocesana de Pastoral também reforçou a mobilização para as próximas agendas até o fim do ano de 2021 (clique em cada agenda e saiba mais):

*Assembleia Diocesana da Catequese (20/11)

*Festa de Cristo Rei (21/11)

*Missa pelo Dia da Consciência Negra (21/11)

*Última reunião do CDPA (Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado) em 2021 (27/11)

*Novena (21 a 29/11) e Solenidade de Santo André Apóstolo (30/11)

*Encerramento do Ano de São José – Missa (05/12)

*Novena de Natal (13 a 17/12 e 20 a 23/12)

*Natal dos Padres (27/12)

Coordenação de Pastoral projeta 2ª fase do 8º Plano e ações em 2021