Diocese de Santo André

O legado do Mês Missionário e um olhar sobre a Igreja em saída

Com o tema “Jesus Cristo é Missão!” e a inspiração bíblica no lema que nos provoca para a missão: “Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos (At 4,20)”, paróquias, pastorais e movimentos da Diocese realizaram diversas atividades durante o Mês Missionário, como celebrações eucarísticas, visitas às casas das famílias, ao CDP (Centro de Detenção Provisória), missões nas ruas, terço missionário e iniciativas de solidariedade como a entrega de alimentos e marmitas às famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Assista ao vídeo sobre o Mês Missionário!

“Tivemos algo bastante animador durante o Mês Missionário. Houve um respirar missionário em nossa diocese, com a mobilização e participação das paróquias que nos anima a continuarmos firmes na missão”, avalia o coordenador diocesano do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), Marcos Júlio Aguiar.


Visitas Missionárias
As visitas missionárias aconteceram em algumas regiões da Diocese no caminhar pelas ruas, nas casas de famílias, nas reuniões com crianças para a reza do terço e na ida ao CDP (Centro de Detenção Provisória), levando esperança, a espiritualidade do acolhimento e a Igreja em estado permanente de missão, por meio da Palavra de Deus e da escuta dos irmãos em Cristo, como afirma o próprio 8º Plano Diocesano de Pastoral. “Percebi que todas as paróquias se movimentaram de alguma forma, dentro de suas possibilidades, entendendo o papel dos conselhos missionários e de estar em estado permanente de missão, nesse chamado que começa pelo batismo, passa pela parte mistagógica, que é a Catequese e a Crisma, preparando para a ação missionária, através da formação e animação a ser trabalhada em todas as paróquias”, reforça Marcos.

Segundo o coordenador do COMIDI, a experiência vivenciada nas reuniões do processo de escuta para a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que acontecerá entre os dias 21 e 28 de novembro de 2021, e o Sínodo dos Bispos, que iniciou a primeira das três fases rumo à  XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a ser realizada em outubro de 2023, em Roma, na Itália, contribuiu para um Mês Missionário mais ativo nas comunidades.

Confira um balanço de outras ações realizadas no Mês Missionário:

Lives
Duas lives do Vicariato Episcopal para a Caridade Social também abordaram a temática do Mês Missionário: a primeira, no dia 4 de outubro, Caridade e Missão, e no dia 18 de outubro, a Missão Além Fronteiras, com participação de missionários de Pemba, em Moçambique (África).


Novena Missionária
Pelo segundo ano consecutivo no formato online, a Novena Missionária Diocesana 2021 ocorreu entre os dias 20 e 28 de outubro e reuniu padres e fiéis refletindo cada ponto da espiritualidade missionária nas famílias, na saúde, na educação, das pessoas em situação de rua e abandono dos migrantes indígenas, no mundo do trabalho, nos gestos de compaixão, na missão além fronteiras.

Abertura da Semana Missionária
O bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini celebrou no dia 17 de outubro, a Missa de Abertura da Semana Missionária, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, que a missão de todo batizado é imitar Jesus Cristo, no serviço e no amor aos irmãos. A celebração contou com a presença de fiéis e membros do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano), da IAM (Infância e Adolescência Missionária – que faz parte das Pontifícias Obras Missionárias), CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) e a JM (Juventude Missionária – que faz parte das Pontifícias Obras de Propagação da Fé).

Coleta Missionária e Dia Mundial das Missões
A Coleta Missionária foi nos dias 23 e 24 de outubro (sábado e domingo) como uma expressão fraterna de todo o povo, através da oração e da colaboração ao Fundo Universal de Caridade. As celebrações do Dia Mundial das Missões, no dia 24 de outubro, aconteceram em várias paróquias da Diocese de Santo André.

Destaques também para a série de dez encontros para formação de novos assessores da IAM na Diocese de Santo André, que teve início antes do Mês Missionário (2 de setembro a 6 de novembro); pelo Terço Missionário e os vídeos formativos divulgados na página do COMIDI.

Próximos passos
De acordo com o coordenador do COMIDI, após o Mês Missionário, a meta será implantar um COMIPA (Conselho Missionário Paroquial), uma IAM (Infância e Adolescência Missionária), uma Juventude Missionária nas paróquias que ainda não contam com os grupos e animar as ações missionárias de cada paróquia e forças missionárias que vem outros grupos. “O objetivo é que com esses grupos implementados sejam trabalhados questões além da comunidade, aproximando-se das pessoas, e levando afeto, carinho e acolhida”, projeta Marcos.

Compartilhe:

Trinta anos do Grito dos Excluídos

Posição da CNBB sobre os jogos de azar

A Palavra do Senhor é a verdade, sua lei liberdade

Relíquias de São Vicente de Paulo visitarão a Diocese de Santo André

Romaria Diocesana reúne fiéis em Santuário da Mãe Rainha

Catequistas da Diocese de Santo André participam de Romaria Nacional de Catequistas

Grupo Esperança Viva (GEV) completa 15 anos em Santo André

Paróquia São Judas Tadeu de Ribeirão Pires, toma posse do seu novo pároco

Padre Eliano Bispo dos Santos é empossado como pároco da Paróquia São José