Pastoral Afro-Brasileira participa da 25ª Romaria e prepara Missa pelo Dia da Consciência Negra

A Pastoral Afro-Brasileira da Diocese de Santo André participou no último sábado (06/11) da 25ª edição da Romaria das Comunidades Negras, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), que reuniu representantes de várias dioceses do país, marcando o início das celebrações do Mês da Consciência Negra.

De acordo com a coordenadora diocesana da Pastoral Afro-Brasileira, Terezinha de Jesus, “celebrar o jubileu de prata de caminhada ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida foi muito gratificante, após quase dois anos (em razão da pandemia) sem ir à casa da Mãe Aparecida”. A caravana da Diocese de Santo André contou com cerca de 70 pessoas, entre elas, representantes diocesanos e agentes pastorais das paróquias  São Geraldo Magella (São Bernardo), São Sebastião (Rio Grande da Serra), Imaculada Conceição – Igreja Matriz (Diadema), Imaculada Conceição – Igreja Matriz (Mauá), Santa Maria (São Bernardo), Santa Teresinha (Santo André) e Nossa Senhora de Fátima (Santo André).

A missa foi celebrada ao meio-dia pelo arcebispo de Feira de Santana (BA) e bispo referencial da Pastoral Afro-Brasileira da CNBB, Dom Zanoni Demettino Castro. O tema deste ano refletiu sobre a “A Pastoral Afro-Brasileira nos 25 anos de romaria, junto com a Mãe Negra”.

Celebração Diocesana
A Celebração Diocesana pelo Dia da Consciência Negra acontecerá excepcionalmente no dia 21 de novembro (domingo), às 15h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, na Praça do Carmo, no Centro de Santo André. A missa será presidida pelo assessor diocesano da Pastoral Afro-Brasileira e vigário paroquial da Igreja Matriz de Diadema, Pe. Edmar Antônio de Jesus.

Nas regiões pastorais, duas paróquias realizarão as celebrações no dia 20 de novembro (sábado): a Paróquia São Sebastião (Rio Grande da Serra), às 16h; e a Paróquia Santo Arnaldo Janssen/ Comunidade Nossa Senhora do Campanário (Diadema), às 18h.

Reflexão
O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em vários estados e municípios do país. A data homenageia Zumbi, um pernambucano que nasceu livre, mas foi escravizado aos seis anos de idade. Mais tarde ele voltaria para sua terra natal e seria líder do Quilombo dos Palmares. Zumbi morreu em 20 de novembro de 1695.

O objetivo do Dia da Consciência Negra é promover uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana no Brasil. Também serve para analisarmos o impacto que tiveram no desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

Sobre a Pastoral Afro-Brasileira
A Pastoral Afro-Brasileira valoriza as raízes e fortalece a autoestima, despertando vocações e celebrando o Deus da vida com cantos e danças, trazendo consciência de direitos e deveres de cidadãos iguais. Resgata a história do povo negro, esclarecendo principalmente que a África não é um país, mas sim um continente com famílias e pessoas que são doutores, camponeses, trabalhadores em geral, e não uma produção de escravos.

Busca animar as comunidades, proporcionando vivência eclesial a partir da Palavra de Deus e da tradição da Igreja, reafirmando os valores de suas culturas; sensibilizar a Igreja para o conhecimento das questões afro-brasileiras; animar os grupos negros católicos existentes; incentivar o surgimento de novos grupos que buscam sua identidade numa sociedade e igreja plurais.

Para mais informações sobre a Pastoral Afro-Brasileira e como participar das atividades envie mensagem para o WhatsApp: (11) 99187-0277 (coordenadora diocesana Terezinha de Jesus) ou para o e-mail: pastoralafrobrasileira@diocesesa.org.br .