Em SBC, Paróquia São Geraldo Magella acolhe administrador paroquial Padre Paulo Henrique

“Quero agradecer a acolhida de todos da diocese, de modo particular, desta paróquia, dos seus paroquianos, dos seus fiéis. Assumo essa nova missão que a Igreja confia a mim e, juntos como comunidade, vamos evangelizar e caminhar em estado permanente de missão, tendo como referência Nosso Senhor.”

Fruto do convênio das dioceses irmãs Santo André e São Carlos, Pe. Paulo Henrique Borges, 34 anos, foi acolhido na noite de sábado (04/12), pelos fiéis da Paróquia São Geraldo Magella, no Jardim Petroni, na Região São Bernardo – Centro, e suas nove comunidades, ao assumir como o novo administrador paroquial, na posse canônica realizada durante a celebração eucarística presidida pelo bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

Missionário da Diocese de São Carlos (SP), Pe. Paulo Henrique nasceu na cidade de Nova Europa (SP) e celebrará 7 anos de sacerdócio no próximo dia 12 de dezembro. O presbítero afirma que já está conhecendo a realidade e a história de quatro décadas da paróquia.

“Essa paróquia tem uma expressão muito clara da missão e isso tem sido muito pedido pelo Papa Francisco, essa questão da sinodalidade muito importante na Igreja de hoje. E na Diocese de Santo André, de modo particular, uma característica ao longo de sua trajetória”, cita o sacerdote, numa referência à Igreja diocesana, acolhedora e missionária.

Por fim, Pe. Paulo Henrique pede orações pelo seu ministério e recorda uma frase do patrono São Geraldo Magella: “Aqui se faz a vontade de Deus, como Ele quiser e até quando Ele quiser.”
Ele sucede o Pe. Marcelo Moura, da Diocese de São João da Boa Vista, que encerrou o período de missão de três anos na Diocese de Santo André.

Presente de Natal antecipado

Em sua homilia, Dom Pedro falou sobre o tempo do Advento, tempo de renovar a esperança e também de conversão. Para isso, se faz necessário um gesto concreto para voltar aos braços do Senhor, tomando a atitude de se confessar, perdoar e ser perdoado, “deixando o orgulho de lado, sair da preguiça espiritual , do comodismo, para entrar na dinâmica do projeto de Deus”. Segundo o bispo, “a primeira ação é uma conversão pessoal, porém, como vivemos em sociedade, temos que buscar sempre a conversão comunitária.”
“Se vos amardes uns aos outros, todos saberão que são meus discípulos” (Jo 13, 35). Para Dom Pedro, a prioridade de toda a comunidade é testemunhar Jesus, “o testemunho do amor fraterno, da caridade, da oração, de uma vida em Deus” e a chegada do Pe. Paulo Henrique “é um momento especial para toda a comunidade, recebendo o novo padre como um dom de Deus e presente de Natal antecipado.”

Rito da posse

A leitura da nomeação de posse do administrador paroquial foi realizada pelo coordenador regional da Região São Bernardo – Centro, Pe. Alexandre Mosquelli de Almeida. Após o Ato Penitencial e as primeiras leituras, Pe. Paulo Henrique recebeu o Evangeliário para proclamar o Evangelho. Logo após a homilia ocorreu a Renovação das Promessas Sacerdotais e a entrega dos símbolos que caracterizam a missão paroquial e evidenciam o serviço do padre junto ao povo que lhe é confiado: as chaves da igreja e do sacrário, a jarra batismal e a estola roxa.

Após esse momento, o presbítero fez o juramento de fidelidade e Dom Pedro declarou oficialmente Pe. Paulo Henrique como administrador paroquial, sendo aclamado por toda a assembleia. No final da missa, o sacerdote assinou a ata, que também foi assinada pelo bispo Dom Pedro e demais testemunhas.

Participaram da posse, cerca de 200 pessoas, entre elas, membros da matriz paroquial e das nove comunidades: Sant’Ana, São João Batista, Santa Rita, Santo Afonso, São José Operário, Santa Rosa, Santa Luzia, Mãe dos Pobres e Nossa Senhora Aparecida; os padres José Alexandre Mosquelli de Almeida (coordenador da Região SBC – Centro, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e administrador paroquial da Paróquia Santa Teresinha), Luiz Carlos Toffanelli (uso de ordem na Paróquia São Geraldo Magella), Márcio Pekin (Diocese de São Carlos – SP) e Camilo Gonçalves de Lima (secretário episcopal); além do futuro diácono permanente Haroldo Bezerra, que será ordenado no dia 12 de dezembro deste mês.

Sobre a paróquia

A Paróquia São Geraldo Magella foi criada no dia 25 de março de 1979 pelo segundo bispo diocesano Dom Cláudio Hummes. A igreja está localizada na Rua Itamarati, nº 158 – Jardim Petroni, em São Bernardo. Em 2019, a paróquia completou 40 anos de história. Recorde aqui

Aos finais de semana, as missas são realizadas aos domingos, às 10h e 18h30. Mais informações sobre como participar das celebrações e das atividades da paróquia, entre em contato com a secretaria paroquial: 4337-6102.

A matriz paroquial conta com nove comunidades: Sant’Ana, São João Batista, Santa Rita, Santo Afonso, São José Operário, Santa Rosa, Santa Luzia, Mãe dos Pobres e Nossa Senhora Aparecida.
Mais de 25 pastorais, movimentos, associações e grupos são atuantes na paróquia.

Saiba mais sobre o Pe. Paulo Henrique Borges: Leia aqui

Crédito das fotos: Pascom São Geraldo Magella/ Região SBC – Centro