“Não existe construção da casa sobre a rocha sem a fé em Jesus. Não existe fé em Jesus, sem a fé no que Ele ensinou, o mandamento do amor. E não existe amor que não seja serviço. Nós podemos saber se amamos ou se alguém está no caminho do amor, quando a sua vida se torna um serviço. Amar é servir!”
As palavras do bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, ressoaram como inspiração para a nova coordenação diocesana do ECC (Encontro de Casais com Cristo), os novos casais de ligação setorial e os dirigentes de paróquias enviados para missão durante a celebração eucarística realizada na noite de quinta-feira (02/12), no Santuário Senhor do Bonfim, no Parque Novo Oratório, em Santo André. O contabilista Wilian dos Santos Pontes, 52 anos, e a secretária Janete Socorro de Lima Pontes, 49 anos, assumirão a coordenação do Encontro de Casais com Cristo na Diocese de Santo André pelo próximo triênio 2022-2024.
O casal Wilian e Jane, que participa há 20 anos do ECC na Paróquia São Pedro Apóstolo (Taboão, na Região São Bernardo – Rudge Ramos), recebeu o Documento Nacional do Encontro de Casaiscom Cristo (criado em 1985, uma espécie de constituição do ECC, reunindo os conteúdos produzidos pelo Pe. Alfonso Pastore, fundador do ECC no ano de 1970, pelo casal Kleber e Laureci, de Porto Alegre, com a contribuição das coordenações regionais) e foi abençoado pelo bispo diocesano. Em seguida, se comprometeram diante do sacrário de Jesus em cumprir as determinações deste documento, nas realizações dos encontros das três etapas na Diocese de Santo André.
Caminho sinodal
“Com muita alegria recebemos esse chamado para servir. É um momento desafiador, mas com a ação do Espírito Santo vamos conseguir passar por esse período da pandemia”, afirma o casal, que atuava neste mandato (2020-2021) como assessor diocesano de finanças do ECC e celebrará as bodas de prata do matrimônio, em abril de 2022.
O novo casal coordenador do ECC destaca que o próximo ano será muito especial, pois a Igreja está vivenciando a caminhada sinodal de escuta de todo povo de Deus, na fase diocesana do Sínodo dos Bispos e nos desafios apresentados pela Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, em sintonia com a vigência do 8º Plano Diocesano de Pastoral.
“É um momento de estarmos mais próximos. Muitos casais ainda não retornaram às atividades da Igreja. O maior desafio é esse: resgatá-los! E um grande objetivo do ECC é fazer com que as famílias permaneçam engajadas e sejam atuantes na Igreja, seja nas pastorais,
movimentos ou algum trabalho. Que estejam inseridas na comunidade e vamos trabalhar para fazer isso da melhor maneira possível, com a ajuda de Deus e apoio dos casais de nossa diocese”, projeta.
Cuidar dos casais
Após cumprir o mandato de dois anos (2020-2021) na coordenação diocesana do ECC, o casal Fábio e Simone Santana promoveram um balanço da missão realizada durante o período da pandemia da Covid-19, em que muitos desafios tiveram que ser superados.
“A pandemia impediu de realizar algumas atividades previstas, como a festividades pelos 50 anos do Encontro (de Casais com Cristo). Porém, nestes momentos difíceis também conseguimos realizar várias ações para manter os casais no Encontro de Casais com Cristo. Neste momento de pandemia era o momento de cuidar daqueles que Deus nos confiou. Momento de cuidar dos nossos casais. O ECC tem a missão de trazer as famílias para dentro das comunidades, levar Cristo para o seio das famílias”, enfatiza o casal.
Balanço das atividades
Durante o biênio, várias atividades foram realizadas como a peregrinação da Capelinha de Nossa Senhora da Glória e a reza do terço mariano por todas as paróquias que conta com o ECC na diocese; bate-papos com os diretores espirituais sobre a importância do serviço-escola para a paróquia e comunidade, para a família e a sociedade; digitalização do arquivo do ECC para preservação da memória na diocese; além da implantação do Encontro de Casais com Cristo em mais três paróquias: Santa Teresinha, na Região Santo André – Utinga; Menino Jesus de Praga, em Diadema; e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Região São Bernardo – Centro.
“Deixamos nossa eterna gratidão a todos que estiveram conosco nestes tempos, e se você, casal, se sentiu chamado a participar do ECC, procure a paróquia mais próxima e venha fazer parte conosco deste serviço-escola. Deus abençoe a todos”, complementa o casal Fábio e Simone.
Diretores espirituais do Encontro de Casais com Cristo participaram da missa e destacaram o carisma do ECC para o trabalho exitoso dos casais e agradeceram o serviço de cada casal, ao reforçar as boas-vindas aos novos dirigentes: o diretor espiritual diocesano Pe. Sidcley Alves Machado (Paróquia São Felipe Apóstolo, em Mauá); o pároco reitor e anfitrião, Frei Nestor Marin (Santuário Senhor do Bonfim); Pe. Luís Carlos Francisco (Paróquias Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora da Prosperidade, em São Caetano); Pe. Jailson José dos Santos (Paróquia Menino Jesus de Praga, em Diadema); Pe. Alexandre Mosquelli de Almeida (Paróquias Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e Santa Teresinha, em São Bernardo); Pe. Jurandir Ribeiro (Paróquia Nossa Senhora do Paraíso, em Santo André) e Pe. Antonio Fernandes do Nascimento (Paróquia São Benedito, em São Bernardo).
Sobre o ECC
Criado pelo padre Alfonso Pastore, em abril de 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário da Pompéia, em São Paulo, quando sentiu a necessidade de agregar os casais para a evangelização das famílias e trabalharem dentro da igreja, servindo nas pastorais, nos conselhos e movimentos, o ECC tem mais de cinquenta anos de história e é uma realidade presente em mais de 800 paróquias e comunidades de todas as cinco regiões do Brasil e até em alguns países do exterior, como o Canadá. Mais de três milhões de casais já foram evangelizados e formados em nosso país.
Na Diocese de Santo André
Desde o primeiro encontro realizado na Diocese de Santo André, na década de 1970, mais de 46 mil famílias já foram contempladas com a formação e evangelização em mais de quarenta anos do ECC no Grande ABC. Atualmente, 31 paróquias da diocese contam com o Encontro de Casais com Cristo ativo em suas comunidades. Mais informações sobre como participar do Encontro de Casais com Cristo na Diocese de Santo André com o novo casal coordenador diocesano, através dos telefones/ WhatsApp: 99835-5900 (Wilian) e 99835-0645 (Jane).
Fotos: Fernanda Minichello/ Pascom Diocesana
Leia mais:
ECC 50 anos: evangelizando e formando famílias para Cristo
ECC: Evangelização e resgate das famílias
Diocese de Santo André foi sede de Encontro do Regional Sul 1 do ECC