Diocese de Santo André

Padre José Ailton celebra 45 anos de ordenação sacerdotal

Primeiro sacerdote ordenado no episcopado de Dom Cláudio Hummes (1975-1996), no dia 5 de dezembro de 1976, Padre José Ailton Teixeira, 75 anos, celebra 45 anos de ordenação presbiteral neste domingo (5).Esse cearense de Barbalha (CE), que recebia ‘santinhos’ da catequista e despertou para a vocação, demonstra eterna gratidão pela acolhida na Diocese de Santo André e fala sobre como é ser padre ao longo de mais de quatro décadas.

“Ser padre acima de tudo é dedicar-se totalmente à causa de Deus, no anúncio do evangelho, na proclamação do Reino de Deus e, ao mesmo tempo, ser um com Cristo e com todas as pessoas. Servir como Jesus serviu, porque a vocação é um dom e um chamado de Deus”, destaca o presbítero, atualmente padre emérito na Paróquia Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Mauá.

O presbítero também destaca um lema que o acompanha por toda a vida: “o sacerdote preconiza no mundo a Páscoa do Senhor.” 

 

Conheça a história do padre:

Pe. José Ailton Teixeira nasceu no dia 17 de setembro de 1946, na cidade de Barbalha (CE). 

Em sua caminhada sacerdotal, padre José Ailton atuou nas seguintes paróquias: Imaculada Conceição, a Igreja Matriz de Mauá; São José, também em Mauá; Santuário Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Paulicéia, em São Bernardo; Santa Rita de Cássia, em Diadema; São Judas Tadeu, no Bairro Campestre, em Santo André.

Também atuou na Catedral Imaculada Conceição (Brejo/MA), como chanceler do bispado e administrador da Diocese de Brejo (MA), formador do seminário diocesano cônego Nestor Cunha (Brejo/MA). Na Diocese de Santo André foi vigário regional de Diadema, diretor espiritual da Legião de Maria, diretor espiritual da Liga Católica, diretor espiritual da Mãe Rainha e confessor da Casa de Teologia. 

O sacerdote afirma que caso não se tornasse padre, seria médico psicológico. 

Entre seus hobbies favoritos, Pe. José Ailton aprecia filmes épicos como Ben-Hur (longa de 1959 dirigido por William Wyler e estrelado por Charlie Charlton Heston, Jack Hawkins, Haya Harareet, Stephen Boyd e Hugh Griffith); é fã de música clássica, MPB (principalmente, regional/ nordestina) e admira o trabalho do cantor Roberto Carlos e da cantora Elza Soares; e cita o “mestre do humor” Chico Anysio (1931-2012) e as atrizes Fernanda Montenegro e Glória Menezes como artistas favoritos. 

Seu clube do coração é a Sociedade Esportiva Palmeiras e os esportes de sua preferência e que gosta de acompanhar pela televisão são o futebol e o vôlei. Nos tempos de meditação e descanso, não dispensa uma boa leitura de patrística (filosofia cristã presente nos três primeiros séculos) e sociologia. 

Em relação à viagem inesquecível, Pe. José Ailton relembra as idas à Terra Santa (Jerusalém/ Israel) e ao Vaticano/ Roma (Itália), lugares que trazem grandes recordações. No Brasil, o sacerdote acompanhou as visitas dos papas João Paulo II (em 1980, 1991 e 1997) e Bento XVI (2007). 

Cultua duas passagens bíblicas como grande inspiração para sua vida sacerdotal: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14,6) e “Eu sou o bom pastor, o pastor dá a vida pelas suas ovelhas” (Jo 10, 11), bem como o lema de sua ordenação diaconal “servir com alegria” realizada no ano de 1976. 

 

 

Leia mais:

A vocação de ser padre: belos testemunhos que revelam as faces do sacerdócio!

 

Inspirações do Bom Pastor para as novas e experientes vocações

 

Série Dia dos Pais: a Paternidade Espiritual dos Padres

Compartilhe:

Mensagem do Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini para a Diocese de Santo André

Dom Pedro Carlos Cipollini celebra 9 Anos na Diocese de Santo André

Homilia, Missa do Jubileu Diocesano 70 Anos da criação da Diocese de Santo André

Ginásio lotado com mais de 7 mil pessoas marca celebração dos 70 anos da Diocese de Santo André

Catedral diocesana celebra sua padroeira

Padre Toninho assume nova missão na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora

Jovens Sarados comemoram 15 anos com missa presidida pelo bispo diocesano

ENCONTRO CHEGA AO FIM COM REFLEXÃO SOBRE PERSPECTIVAS PARA A AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

PARTICIPANTES DE ENCONTRO DESTACAM PROPOSTA DE SINODALIDADE NA AÇÃO PASTORAL DA IGREJA

“O COORDENADOR DE PASTORAL É UM MEDIADOR DA GRAÇA DE DEUS E PROMOVE A COOPERAÇÃO NA COMUNIDADE”, DISSE NÚNCIO APOSTÓLICO