Diocese de Santo André

Palestra de Dom Pedro sobre sinodalidade norteia Assembleia Ampliada do Sub-Regional São Paulo

Alinhado com a realidade que o povo de Deus vivencia com a etapa de diálogo e escuta do Sínodo dos Bispos nas Igrejas locais, o tema “Por uma Igreja sinodal – Sinodalidade: Tarefa de todos” norteou a 2ª Assembleia Ampliada das Equipes Pastorais do Sub-Regional São Paulo, que aconteceu na manhã de sábado (12/02), no auditório da Cúria Diocesana de Santo Amaro, na zona sul da capital paulista. A palestra foi apresentada pelo bispo da Diocese de Santo André e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Dom Pedro Carlos Cipollini.

O encontro, que ocorre anualmente e retornou ao formato presencial em 2022 (uma vez que no ano passado a reunião teve que ser feita de forma online, em razão da pandemia da Covid-19), contou com as presenças de bispos, padres coordenadores diocesanos de pastorais e leigos coordenadores do Sub-Regional São Paulo (criado em 2019), composto pelas dioceses de Santo André, Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santos, Santo Amaro, São Miguel Paulista e pela Arquidiocese de São Paulo, composta por seis regiões episcopais: Sé, Belém, Ipiranga, Santana, Lapa e Brasilândia, dentro da Província Eclesiástica São Paulo que integra o Regional Sul 1 da  CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
*

A abertura
Na abertura da assembleia, o anfitrião bispo da Diocese de Santo Amaro, Dom José Negri, deu as boa-vindas aos participantes e iniciou a reunião com a oração da Hora Média; logo depois, o presidente do Sub-Regional São Paulo e bispo da Diocese de Osasco, Dom João Bosco Barbosa de Sousa, acolheu a todos e agradeceu a presença dos representantes diocesanos; em seguida, apresentou o formador do dia, o bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini.

“A Igreja vive um momento novo, esperançoso, precisa ter a escuta uns dos outros, como diz o Papa Francisco. Vamos repensar Aparecida, uma releitura depois de 15 anos, pois a semente foi cultivada. Dom Pedro vem insuflar a alegria, a tão sonhada unidade, o caminhar juntos”, disse Dom João Bosco.

A palestra
O momento formativo foi inspirado por palestras anteriores e pelo livro lançado por Dom Pedro, em outubro do ano passado, com o título: “Sinodalidade: Tarefa de Todos”. O bispo da Diocese de Santo André iniciou agradecendo o convite e refletiu o título de serviço nesta ocasião: “Deus pede que a igreja trilhe o caminho da sinodalidade”, reforça.

“Já temos muitas estruturas e organismos que favorecem a sinodalidade na Igreja, não estamos começando do zero, mas temos muito ainda para fazer”, avisa. Dom Pedro prossegue: “O amor de Deus chama tudo a comunhão, tudo converge em comunhão”, reflete o palestrante.

Por falar em comunhão, o chamado do Papa Francisco para que todo o povo de Deus participe do processo de escuta e diálogo do Sínodo dos Bispos é algo muito evidente nas palavras de Dom Pedro. “O sínodo é um discernimento comunitário. Mostrar a alegria de Jesus, pois é o evangelho que dá sentido à vida. Mostrar a alegria de Jesus, do encontro com Cristo, pois os fiéis também são ungidos para a missão”, explica.

Encerrando a reflexão sobre o tema, o bispo disse que “o trabalho missionário é para voltar ao estado de graça, pois a graça vem antes da lei. Buscar o sagrado, rezar antes de agir”, encoraja.  Após a palestra, uma pausa para o café e o retorno dos participantes da assembleia com perguntas sobre o tema para Dom Pedro.

 

A presença da Diocese
A Diocese de Santo André esteve representada pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini; pelo vigário episcopal para a Coordenação de Pastoral, Pe. Gonise Portugal da Rocha; pela secretária do Centro de Pastoral, Mércia Aparecida Ferreira; pela coordenadora da Pascom, Fernanda Minichello; pela coordenadora da Pastoral da Acolhida, Rizomar Lopes de Matos Silva; pelo coordenador do COMIDI, Marcos Júlio Aguiar; pela coordenador da Pastoral do Migrante, Elisete Helena Teodoro; pela representante da Região Santo André – Leste, Cacilda Natalícia da Silva Paulino; pela representante da Região São Bernardo – Centro, Thais Cristina Araujo Rodrigues Pereira; pelo representante da Região Diadema, Deivid Ferreira Couto; e pelo seminarista de Teologia, Diego das Dores Gonzaga.

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco