Campanha da Fraternidade 2022 destaca a educação no processo de formação integral do ser humano

A formação da Campanha da Fraternidade 2022 reuniu representantes de paróquias, comunidades, pastorais e movimentos da Diocese de Santo André no encontro formativo ocorrido na noite de quarta-feira (16/02), no auditório Dom Jorge Marcos de Oliveira do Edifício Santo André Apóstolo (Sede da Cúria Diocesana), no Centro da cidade andreense.

Realizada pelos membros da Comissão Diocesana da Campanha da Fraternidade, a palestra aprofundou as particularidades do tema “Fraternidade e Educação” e “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26).

“Mais uma vez estamos começando a Campanha da Fraternidade. E na edição deste ano vamos falar sobre a fraternidade e educação. Um tema muito importante para todos nós, para a nossa Igreja e para a nossa sociedade como um todo. Tempo de quaresma, onde a campanha acontece neste tempo forte de reflexão. Convido você a pensar na educação como formação integral de cada ser humano”, motiva o assessor diocesano da CF, Pe. Frei Geraldo dos Santos, que também destacou a importância da participação do povo de Deus na abertura oficial da Campanha da Fraternidade e da Quaresma, que acontecerá no dia 2 de março em cada paróquia e comunidade da Diocese de Santo André.

A educação como transformação das vidas
O professor e educador Jerry Adriano Villanova Chacon iniciou a exposição com a apresentação dos objetivos geral e específicos da CF 2022 baseados na na formação integral da pessoa humana, conduzindo-nos a entender a educação como transformação das vidas. “Com grande alegria estamos vivenciado todo esse processo de preparação para a quaresma e nesse movimento somos convidados a celebrar a Campanha da Fraternidade. Neste ano, a Campanha da Fraternidade tem como objetivo dialogar com as realidades educacionais à luz da fé cristã, procurando promover uma educação integral, solidária que acolha a todas e a todos. Uma educação tomada pela esperança, tomada pelo olhar ao outro, como aquela, como aquele que tem direito do aprender, do crescer e do se desenvolver”, avalia.

Educar é humanizar!
O coordenador diocesano da IAM (Infância e Adolescência Missionária) e professor Glauber Machado destacou a educação integral levando em conta todas as dimensões do ser humano e as pistas de ações para a prática do conteúdo da Campanha da Fraternidade. “Nós queremos falar que educação não é somente da escola, mas é de toda a sociedade. Educar é humanizar! E nós precisamos de todos para participar da educação. É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Por isso temos que pensar nessa educação integral, que leva em conta todas as dimensões do ser humano, a dimensão cognitiva, mas sua dimensão afetiva, relacional, familiar, ecológica, espiritual, entre tantas outras. Por isso, chamamos a você vamos viver esse projeto bonito de educação para tornar este mundo mais humano e fraterno”, encoraja Glauber.

Diálogo e escuta na educação
A diretora de escola e professora Lúcia Adriana afirmou que, dentro da educação formal, existem várias complexidades e diversidades que envolvem as crianças, as famílias e os funcionários, bem como revelam desafios para um universo harmonioso e que priorize a formação integral do ser humano. “A escola que contém todo esse universo é responsável por dar suporte e oferecer subsídios para essa formação. E aí é um desafio gigantesco para quem está dentro desse universo com a questão que a gente tem da humanização, ou seja, formar um cidadão completo, integral, com a espiritualidade dentro dos saberes, dos conhecimentos acadêmicos. Então é um desafio, mas é a questão do inédito viável, é uma utopia que podemos atingir a qualquer momento, usando o diálogo, a escuta e o cuidado com o próximo. É isso que a campanha nos proporciona”, explica.

Abertura oficial
A abertura oficial da Campanha da Fraternidade 2022 ocorrerá na Quarta-Feira de Cinzas (02/03), com a celebração eucarística  às 18h, na Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Santo André. Neste dia também se inicia o tempo litúrgico da Quaresma.

Encontros e Via-Sacra
Os Encontros Online de Formação da Campanha da Fraternidade 2022 na Diocese de Santo André acontecerão nos meses de março e abril com transmissão ao vivo pelas mídias diocesanas (Facebook e YouTube). Não será necessário fazer inscrição para participação. A programação será divulgada em breve. Os livretos elaborados pela Comissão Teológica Diocesana podem ser encomendados e adquiridos na paróquia mais próxima de sua casa.