Diocese de Santo André

A vida do Crucificado é meditada na noite da Sexta Santa

Continuando a meditação sobre a Morte e Paixão de Jesus Cristo, nosso bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini esteve na noite desta sexta-feira (15/04) na Catedral Nossa Senhora do Carmo, ao lado do Padre Joel Nery (Vigário Geral) e Padre Camilo Gonçalves (secretário episcopal) meditando o Sermão das 7 palavras.

É tradição na sexta-feira santa ser pronunciado o Sermão das 7 Palavras, que nos faz meditar as sete palavras de Cristo na Cruz. Enquanto esteve na Cruz até dar o último suspiro, Jesus profere algumas palavras, são sete expressões ditas por Jesus na Cruz que os evangelistas recolheram, e elas condensam a vida do crucificado. Nessas expressões revela-se a identidade de Jesus, quem Ele é e sua missão, são palavras que trazem um grande significado, Jesus esvazia-se totalmente, sai de si mesmo e se dirige aos outros.

Com a presença de toda comunidade, as palavras ditas por Jesus foram lidas por nosso bispo e meditadas pelo Padre Joel, e entre esses dois momentos, integrantes da liturgia e Ministério de Música entoavam os salmos específicos de cada momento.

Ao final do sermão, todos foram convidados a andar pelas ruas do centro de Santo André em procissão, junto do Cristo Morto, sendo mais um momento com muita emoção e reflexão, pois devido a pandemia não foi possível realizar a procissão por dois anos.

No retorno à Catedral, Dom Pedro relembrou por tudo que passamos nessa pandemia:  “Uma nuvem escura de tristeza baixou sobre nós, toda essa pandemia e tantas outras coisas que presenciamos como a guerra e a miséria, portanto diante de nós hoje aparece o Salvador Crucificado, só um Deus que sofre pode nos salvar, sofre conosco e entra dentro do nosso sofrimento, morre mas de dentro da morte ele a destrói e nos dá a vida, nós cremos e estamos aqui e essa vela, essa pequenina luz na mão de cada é símbolo de nossa fé que vence o mundo, pois Cristo venceu, e é a luz do mundo. e nós como seguidores devemos atravessar essa escuridão, com o seu sofrimento com a vela da fé acesa, pois sabemos que com Ele ressuscitaremos.”

 

 

Compartilhe:

Leão XIV: um Papa que nasce da escuta e da esperança

A vida e história de Papa Leão XIV: Robertum Franciscum Prevost

CARPINTEIRO DE NAZARÉ

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco