A vida do Crucificado é meditada na noite da Sexta Santa

Continuando a meditação sobre a Morte e Paixão de Jesus Cristo, nosso bispo diocesano, Dom Pedro Carlos Cipollini esteve na noite desta sexta-feira (15/04) na Catedral Nossa Senhora do Carmo, ao lado do Padre Joel Nery (Vigário Geral) e Padre Camilo Gonçalves (secretário episcopal) meditando o Sermão das 7 palavras.

É tradição na sexta-feira santa ser pronunciado o Sermão das 7 Palavras, que nos faz meditar as sete palavras de Cristo na Cruz. Enquanto esteve na Cruz até dar o último suspiro, Jesus profere algumas palavras, são sete expressões ditas por Jesus na Cruz que os evangelistas recolheram, e elas condensam a vida do crucificado. Nessas expressões revela-se a identidade de Jesus, quem Ele é e sua missão, são palavras que trazem um grande significado, Jesus esvazia-se totalmente, sai de si mesmo e se dirige aos outros.

Com a presença de toda comunidade, as palavras ditas por Jesus foram lidas por nosso bispo e meditadas pelo Padre Joel, e entre esses dois momentos, integrantes da liturgia e Ministério de Música entoavam os salmos específicos de cada momento.

Ao final do sermão, todos foram convidados a andar pelas ruas do centro de Santo André em procissão, junto do Cristo Morto, sendo mais um momento com muita emoção e reflexão, pois devido a pandemia não foi possível realizar a procissão por dois anos.

No retorno à Catedral, Dom Pedro relembrou por tudo que passamos nessa pandemia:  “Uma nuvem escura de tristeza baixou sobre nós, toda essa pandemia e tantas outras coisas que presenciamos como a guerra e a miséria, portanto diante de nós hoje aparece o Salvador Crucificado, só um Deus que sofre pode nos salvar, sofre conosco e entra dentro do nosso sofrimento, morre mas de dentro da morte ele a destrói e nos dá a vida, nós cremos e estamos aqui e essa vela, essa pequenina luz na mão de cada é símbolo de nossa fé que vence o mundo, pois Cristo venceu, e é a luz do mundo. e nós como seguidores devemos atravessar essa escuridão, com o seu sofrimento com a vela da fé acesa, pois sabemos que com Ele ressuscitaremos.”