Matriz Rosa toma posse do seu pároco diocesano

Padre Tiago Síbula foi empossado canonicamente, como novo pároco da centenária paróquia Santo André Apóstolo, a Matriz Rosa de Santo André, no dia 31 de julho, em missa com rito de posse canônica, presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos e com a presença do vigário geral Padre Joel Nery, Padre Camilo Gonçalves Padre Cícero Soares, Padre Claudio Tafarelo, Padre Clayton Ramos, Padre Renato Rosa, Padre Romeu Leite, Padre Silvânio José, Padre Pierre Dieucel e os diáconos Edmir dos Reis e Renan Evangelista.

Antes do início da celebração, Dom Pedro e Padre Tiago caminharam juntos e ajoelharam-se diante do sacrário na Capela do Santíssimo e fizeram seu momento de oração, momento de muita emoção, pois a matriz cheia de fiéis recebia seu primeiro pároco diocesano após 112 anos.
Nosso bispo iniciou saudando a todos, falando sobre a noite histórica e maravilhosa que Deus preparou, lembrando que foi um momento muito valioso para a Diocese de Santo André. Pediu que todos se sentassem e iniciou a leitura, primeiro em italiano e depois em português, o documento do superior geral dos Missionários Scalabrinianos, Padre Algacir Munhak, CS dando a anuência para que a matriz retornasse a administração da nossa diocese.

Rito de Posse
Após a saudação inicial, Dom Pedro Carlos Cipollini, solicitou ao vigário Geral, Padre Joel Nery, que fizesse a leitura provisão de nomeação, em seguida, o padre Tiago realizou a sua profissão de fé diante do bispo e da comunidade paroquial, e na continuidade seguiu-se a Liturgia da Palavra. Na aclamação do Evangelho, o novo pároco recebeu das mãos do bispo diocesano o Evangeliário e proclamou o Evangelho, recordando que uma das funções do pároco é o anúncio da Palavra de Deus.

Homilia
Iniciando a homilia, Dom Pedro recordou a importância da celebração: “Esse é um momento histórico que estamos vivendo, depois de 112 anos, nesta paróquia que foi a primeira da cidade de Santo André, que tem o nome da cidade e do padroeiro de nossa diocese, depois de todos esses sendo dirigida pelos padres Scalabrinianos carlistas, hoje passa a ser dirigida por um padre diocesano.”

“Nós clamamos por segurança, e os bens materiais não fornecem segurança, pois quando o dinheiro é o centro da vida da pessoa, inicia um mecanismo de acumulação, o dinheiro nunca é demais, vira uma idolatria, pois o dinheiro que foi feito para nos servir, ele vira um patrão em nossas vidas, um deus, sendo dominado e não partilha. Jesus não acredita numa partilha feita pelo poder, assim como diz o evangelho, Ele acredita em uma partilha feita pela vida comunitária, fraterna e quando existe solidariedade”, ressaltando a importância da partilha, pois todos têm direito a uma vida digna.

Voltando a falar sobre a posse do novo pároco, Dom Pedro frisou o trabalho realizado pelos padres da congregação religiosa, lembra sobre a missão do padre, que é o serviço aos irmãos, serviço de amor e o pastoreio é um serviço.

No final de sua homilia presenteou Padre Pierre Dieucel com uma imagem de Santo André Apóstolo, padroeiro diocesano, e pediu que também entregue outra imagem ao superior geral. Depois da homilia, o novo pároco renovou as promessas sacerdotais e Dom Pedro recebeu dos paroquianos as chaves da igreja, do sacrário, jarro batismal e estola roxa, e entregou ao pároco, em sequência prestou o juramento de fidelidade, sendo declarado empossado.

Antes dos ritos finais, a comunidade paroquial agradeceu pelos 112 anos de dedicação dos padres religiosos à comunidade e dirigiu mensagem de acolhida ao novo pároco: “Em nome de nossa comunidade, gostaríamos de agradecer a presença de D. Pedro Carlos Cipolini, dos padres presentes, religiosos e religiosas, todo o povo de Deus e em especial aos Padres Estevão e Pierre. Aos padres scalabrinianos que por 112 anos mantiveram o carisma Scalabriniano cuidando e olhando com ternura aos mais necessitados e em particular aos migrantes. Entregamos hoje a paróquia  a uma nova missão, Padre Tiago, seja bem-vindo. Temos certeza de que sua vinda para nossa comunidade nos dará esta sabedoria para enfrentarmos juntos os muitos desafios. Somos uma comunidade muito acolhedora e tenha certeza de que o Sr. já faz parte desta família. Que Maria Santíssima o guarde e que Santo André guie seus passos nesta nova missão. Receba todo o carinho da nossa comunidade!”

Agradecimento
Nos agradecimentos, o novo pároco manifestou a alegria de assumir o ofício, agradeceu a presença dos paroquianos das paróquias que passou anteriormente e o compromisso de caminhar junto com a comunidade paroquial: “Momentos de despedida e acolhida mexem com nossos corações. Hoje é um destes dias que as emoções insistem em falar alto. Pela manhã me despedi da Paróquia Santa Rita de Cássia, onde estive por quase três anos. Agora à noite, sou acolhido nesta comunidade dedicada à intercessão de Santo André. Nesta Igreja centenária, dedicada ao Patrono de nossa diocese, venho para servir. Servir com os dons e carismas que o Senhor me concedeu; ao mesmo modo, venho com minhas fragilidades e meus limites que me tornam o humano que sou.”

“Caro Dom Pedro, grato pela confiança a mim depositada! Coloco-me a serviço com o mesmo desejo que sempre motivou minha caminhada vocacional, ou seja, ser um Bom Pastor! Que eu possa ser o Bom Pastor que essa comunidade necessita. Aproveito para agradecer a acolhida dos Missionários Scalabrinianos, particularmente ao Pe Estevão que já foi para outra missão mas, sobretudo, agradecer a acolhida do Pe Pierre neste último mês”, agradece Padre Tiago.

Terminando os agradecimentos, o padre convidou a todos os paroquianos a continuarem a ação evangelizadora, e lembrando sobretudo dos menos favorecidos, assim como o patrono da matriz o fez, organizando o povo faminto e favorecendo o milagre da multiplicação dos pães.

Clique aqui e assista a celebração.