Mensagem do Bispo Diocesano aos diáconos permanentes da Diocese de Santo André-10/08/2022

Caríssimos Diáconos
Paz e Alegria no Senhor Jesus!

Neste dia em que comemoramos o Santo Diácono Lourenço, que pertenceu à  Igreja de Roma no ano 258. Desejo saudá-los e abençoá-los como pai e pastor. São Lourenço sofreu o martírio, deu assim testemunho de Cristo e do seu amor aos pobres. É o padroeiro dos diáconos!

Desde o início da Igreja, a presença dos Diáconos foi valorizada e sentida como uma bênção: “Paulo e Timóteo, servos do Cristo Jesus, a todos os santos no Cristo Jesus que  estão em Filipos, com os bispos e diáconos: graça a vós e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo”(Fl 1, 1-2). Assim inicia-se esta belíssima carta de São Paulo, recordando a presença dos diáconos, naquela que foi a primeira comunidade fundada na Europa. Ali está a presença dos diáconos, sinalizada pelo Apóstolo.

De modo especial, dentro do ministério ordenado, que é globalmente diretivo em relação à Igreja, a presença da figura do diácono perenemente recorda aos bispos e presbíteros que a presidência da comunidade cristã é essencialmente um serviço a ela, fundado finalmente sobre o ser servos de Deus. Os diáconos recordam à Igreja o que sua Lei canônica determina para todos os ministros: “os ministros sagrados são consagrados e destinados a servir, segundo o grau de cada um, ao Povo de Deus” (cf. CDC cân. 1008).

O Concilio Vaticano II, que restaurou o Diaconado Permanente ( cf. LG 29),  nos assegura que: “A Igreja fixa raízes mais firmes em qualquer sociedade quando as várias comunidades de fiéis tem dentre seus membros os próprios ministros da salvação, na ordem dos bispos, presbíteros e diáconos, servindo a seus irmãos”(AG 16). Nossa Igreja portanto, é mais completa com a vossa presença e atuação, dedicada e desprendida por amor a Jesus Cristo.

Nossa Igreja de Santo André tem a graça de contar com a vocação e o ministério de vocês, e eu tenho a alegria de ter ordenado vários de vocês, para este serviço em nossa Igreja particular. O ministério diaconal se torna cada dia mais importante e necessário na Igreja. Nossa Diocese rende graças a Deus por vocês. Louvamos a Deus por vossas famílias em especial as esposas. Elas com desprendimento e fé vos apoiam e seguem na missão.

Recordo a todos a especial ligação entre o Bispo e os Diáconos, na tradição apostólica da Igreja. Que sejamos sempre unidos na fé, esperança e caridade. Agradeço a obediência de vocês, que ilustra o espírito de comunhão, que é o selo autêntico do amor  serviço a Cristo e à Igreja.

Que vocês continuem perseverantes no serviço a todos, mas em especial aos pobres. A evangelização deve avançar cada dia mas sempre levando a Palavra e sinalizando o Reino, que ela anuncia com a promoção humana, para que todos tenham vida e vida plenamente (cf. Jo 10,10).

Desejando a todos vocês e a vossas famílias, muita saúde e paz, despeço-me com um abraço fraterno, exortando-os a perseverarem. Que o Senhor Jesus por quem se vive vos abençoe e proteja sempre.

Com carinho e amizade,

Dom Pedro Carlos Cipollini