Diocese de Santo André

NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA, NOSSA PADROEIRA

Mensagem do Bispo Diocesano aos padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, vocacionados, fiéis leigos e leigas de nossa Diocese

No dia de hoje festejamos Nossa Senhora Aparecida. Em seu belo santuário, esta devoção aparece com força. É manifestação do amor de Deus e sua proteção, por intercessão de Nossa Senhora, a mãe do Filho de Deus.
A imagem de Nossa Senhora Aparecida é pequenina e sinaliza sua humildade. Ela, sendo puríssima e privilegiada por Deus, com
a abundância da graça divina, se fez pequena e servidora. Colocou-se inteiramente à disposição do projeto de Deus; “Eis aqui a serva do Senhor, faça se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1, 38).
Por isso Deus a exaltou e a glorificou, como ela mesma disse em seu cântico: “todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48). Isto se realiza plenamente, como diz o Concílio Vaticano II: “Por graça de Deus, exaltada depois do Filho acima de todos os anjos e homens, como Mãe Santíssima de Deus, Maria esteve presente nos mistérios de Cristo e é merecidamente honrada com culto especial pela Igreja” (LG 66).
Nossa Diocese, que tem sete paróquias a ela dedicadas e muitas comunidades, quer hoje venerar Maria, agradecer a Deus porque, nela, nos deu uma mãe amorosa para nos acompanhar por toda a vida, até nos entregar nos braços do Pai. Peçamos por nossa Pátria, da qual Maria é padroeira. Que ela interceda, proteja e nos ajude a construir um país mais fraterno, justo e alegre. A imagem de Nossa Senhora Aparecida mostra-nos sua alegria com um sorriso singelo e amigo.
Justamente naquela época dramática, onde a escravidão no Brasil era terrível, ela dá esperança e anima a prosseguir com muita fé em Jesus, nosso salvador. Jesus e Maria nos garantem que há salvação sim para cada um de nós, para nossa pátria e para todo mundo.
Nossa amada Padroeira estendei sobre nós vosso manto azul e protegei-nos de todo mal. Ajudai nossa Igreja de Santo André, seguindo vosso exemplo, a ser mais acolhedora e missionária.

Nossa Senhora Aparecida rogai por nós.

+Dom Pedro Carlos Cipollini
Bispo Diocesano
“Em nome de Jesus”

Compartilhe:

nomeacoes

Decreto e Provisão – 18/12/2024

Mensagem Pastoral sobre o Ano Santo Jubilar de 2025

Confraternização do Conselho Diocesano de Pastoral Ampliado celebra unidade, missão e gratidão

Natal na era do vazio

nomeacoes

Provisões e Decretos

Seminaristas celebram final do ano letivo em missa presidida por Dom Pedro

Primeiras turmas da Escola Diocesana de Formação conclui módulo com missa na catedral diocesana

Manhã de formação com o clero reflete sobre o Sínodo dos Bispos

nomeacoes

Nomeações, provisões e decretos

Diocese de Santo André inicia a celebração do Jubileu Ordinário 2025: “Peregrinos da Esperança”