Assembleia Diocesana da Catequese avalia itinerário de formação aos catequistas

A Assembleia Diocesana da Catequese aconteceu no sábado, 19 de novembro, na Basílica Menor de Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo do Campo, e foi organizada pela Comissão Pastoral para Animação Bíblica Catequética.

A assembleia teve início com a Celebração Eucarística, e foi presidida pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, que em sua homilia falou sobre a vocação do ministério do catequista: “É uma grande alegria estarmos aqui, poder encontrar vocês logo pela manhã, com essa boa vontade de trabalhar na vinha do Senhor. Exercendo este ministério de catequista, ajudando a iluminar o caminho dos que querem Jesus. É uma satisfação saber que nossa igreja pode contar com vocês nessa missão. Ser catequista é vocação e missão, não é uma obrigação e por isso bendigamos a Deus que inspira em nós esse bom propósito. Somos catequistas, sendo o bispo catequista de sua diocese, o padre em sua comunidade, e nós temos em nossa igreja tudo o que precisamos para atuar na dimensão catequética.”

Após a santa missa, os catequistas se reuniram para o café da manhã e se prepararam para a formação com Padre Eduardo Calandro, coordenador da comissão.

Padre Eduardo falou sobre o ministério do catequista: “A catequese deve ser entendida como um ministério, vamos à fonte, para melhor compreendermos o que significa: catequizar, catá-ekhéi, em seu sentido original, significa “fazer ressoar aos ouvidos.” “Podemos afirmar que catequese significa formar, instruir, ensinar de viva voz. Ou ainda: ressoar a Palavra de Deus. Para que este ressoar aconteça de forma integradora envolvendo a pessoa num processo de ensino-aprendizagem e vivencial é preciso que tudo seja assumido por uma pessoa que se sente atraída por Jesus Cristo, que viva o seu batismo.”

Finalizando a manhã reflexiva, o coordenador da comissão lembrou que o catequista é discípulo de Jesus Cristo, tendo na boca a Palavra de Deus, e que acompanha por um caminho de fé que leva o catequizando até seu verdadeiro Mestre.

No início da tarde as regiões pastorais reuniram-se e conversaram sobre o itinerário nível 1, realizado nas paróquias, partilhando os desafios encontrados e como lidaram com eles. Cada região explanou a avaliação realizada, sendo contemplada por todos os presentes.

No final da assembleia, a comissão explicou como serão os demais níveis do itinerário formativo, tanto o regional quanto o diocesano, pois a proposta é que o nível 2 (regional) aconteça em 8 encontros. Os assuntos serão tópicos sugeridos na Assembleia de 2021 não contemplados no Nível 1 (paroquial/atual). Situação pastoral pós pandemia, Dimensão da Ritualidade nos processos de IVC (Liturgia-Catequese), Dimensão Missionária: conscientização para formar discípulos missionários, Técnicas e formas modernas de evangelização: como utilizar a era digital para atrair os catequizandos e 4 encontros sobre o Ministério de Catequista.