O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participou da sessão ordinária da Câmara Municipal de Ribeirão Pires, na quinta-feira (30 de março), para falar da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
Com presença dos fiéis e dos padres da Região Pastoral Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o vereador Diogo Manera, agradeceu ao bispo pelo aceite do convite para comparecer à Câmara Municipal e explanar sobre a Campanha Da Fraternidade.
Em pronunciamento na tribuna, Dom Pedro ressaltou que a CF quer despertar o espírito cristão, comunitário na busca do bem comum, educar para a fraternidade, renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção da vida e construção de uma sociedade justa e solidária, que é o que todos desejamos.
“A Campanha da Fraternidade é um modo que a Igreja Católica no Brasil articulou para celebrar a Quaresma, e assim, a cada ano, a Igreja propõe um tema para a reflexão penitencial que antecede a Páscoa. Este ano o tema é Fraternidade e fome. A fome existente em nossa realidade, a insegurança alimentar com todas as suas consequências, não é uma fatalidade, mas é aquilo que a Bíblia chama de pecado.”
O bispo refletiu sobre o papel da igreja diante da desigualdade social:
“Mas por que a Igreja se interessa desse tema que parece mais uma questão social e política do que religiosa? A Igreja segue os passos de Jesus e Jesus se importou com todos os aspectos da vida humana: “Eu vim para que todos tenham vida e vida plenamente”, Evangelho de João. Jesus andou no meio do povo, curou doentes, visitou pessoas de todas as classes, socorreu as aflições, os que recorriam a Ele. Jesus via primeiro o sofrimento da pessoa, só depois Ele fazia o apelo para a conversão, para a mudança de vida, o perdão dos pecados e a vida religiosa.”
Dom Pedro encerrando a fala, reiterou para que a solidariedade se intensifique, que encontremos soluções para superar a fome, seja a nível imediato, seja a nível estrutural, produzindo políticas públicas capazes de vencer a exclusão social.