Diocese de Santo André

Dom Pedro fala sobre a Campanha da Fraternidade em Ribeirão Pires

O bispo da Diocese de Santo André, Dom Pedro Carlos Cipollini, participou da sessão ordinária da Câmara Municipal de Ribeirão Pires, na quinta-feira (30 de março), para falar da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema  é  “Fraternidade e fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

Com presença dos fiéis e dos padres da Região Pastoral Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, o vereador Diogo Manera, agradeceu ao bispo pelo aceite do convite para comparecer à Câmara Municipal e explanar sobre a Campanha Da Fraternidade.

Em pronunciamento na tribuna, Dom Pedro ressaltou que a CF quer despertar o espírito cristão, comunitário na busca do bem comum, educar para a fraternidade, renovar a consciência da responsabilidade de todos na promoção da vida e construção de uma sociedade justa e solidária, que é o que todos desejamos. 

“A Campanha da Fraternidade é um modo que a Igreja Católica no Brasil articulou para celebrar a Quaresma, e assim, a cada ano, a Igreja propõe um tema para a reflexão penitencial que antecede a Páscoa. Este ano o tema é Fraternidade e fome. A fome existente em nossa realidade, a insegurança alimentar com todas as suas consequências, não é uma fatalidade, mas é aquilo que a Bíblia chama de pecado.”

O bispo refletiu sobre o papel da igreja diante da desigualdade social:

“Mas por que a Igreja se interessa desse tema que parece mais uma questão social e política do que religiosa? A Igreja segue os passos de Jesus e Jesus se importou com todos os aspectos da vida humana: “Eu vim para que todos tenham vida e vida plenamente”,  Evangelho de João. Jesus andou no meio do povo, curou doentes, visitou pessoas de todas as classes, socorreu as aflições, os que recorriam a Ele. Jesus via primeiro o sofrimento da pessoa, só depois Ele fazia o apelo para a conversão, para a mudança de vida, o perdão dos pecados e a vida religiosa.”

Dom Pedro encerrando a fala, reiterou para que a solidariedade se intensifique, que encontremos soluções para superar a fome, seja a nível imediato, seja a nível estrutural, produzindo políticas públicas capazes de vencer a exclusão social.

Compartilhe:

Padre Marcos Vinicius, em entrevista ao Diário do Grande ABC, fala sobre o legado de Papa Francisco e o processo de sucessão papal

Jovens lotam santuário em missa dedicada ao Beato Carlo Acutis

Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima celebra 50 anos de história no Ferrazópolis

RH da Diocese promove ação de conscientização ambiental com colaboradores da Cúria

nomeacoes

Nomeações e provisões – 23/04/2025

“Tudo é novo, Senhor”, Diocese de Santo André celebra Missa em Sufrágio pelo Papa Francisco

Nota de Pesar pelo Falecimento do Papa Francisco

Domingo da Ressurreição: representantes das 106 paróquias recebem os Santos Óleos durante Missa presidida por Dom Pedro na Catedral

Vigília Pascal reúne fiéis na Catedral e anuncia a vitória da vida sobre a morte

A Cruz, sinal do amor que salva: fiéis vivem a Sexta-feira Santa em profunda oração